Ambipar ESG

Método de Análise e Solução de Problemas – MASP

Uma das principais causas do insucesso de muitas empresas é a falta de métodos e padrões. Por mais que os gestores busquem se qualificar e qualificar seus colaboradores, em muitos casos o que é aprendido na teoria não é realizado na prática, devido ao fluxo de trabalho que é cada vez mais rápido exigindo decisões rápidas para a solução dos problemas.

Para problemas de maior impacto ou reincidentes, as empresas certificadas deveriam propor métodos mais poderosos. É aí que o Método de Análise e Solução de Problemas – MASP – poderia entrar como alternativa metodológica, justamente onde os formulários de ação corretiva, comumente denominados de relatório de não conformidade – RNCs se mostraram insuficientes para eliminar o problema de forma definitiva.

O QUE É O MASP?

MASP (Method of Analysis for Solving Problem) ou Método de Análise e Solução de Problemas é uma ferramenta de origem japonesa usada para a solução de problemas a fim de manter e controlar a qualidade de produtos, processos e serviços.

A metodologia deste trabalho de controle e melhoria de processo é baseada no método criado por Edwards Deming (1990), conhecido como ciclo PDCA – Plan (Planejar); Do (Executar); Check (Checar); Action (Agir Corretivamente), mas, se difere do mesmo por se tratar de uma versão mais detalhada, aplicada à solução de problemas e embasada na obtenção de fatos e dados que justifiquem ou comprovem a teoria ou hipóteses previamente levantadas.

O MASP é uma ferramenta aplicada de forma sistemática contra uma situação insatisfatória ou para atingimento de um objetivo de melhoria estabelecido. Estas situações são identificadas, eliminadas ou melhoradas, através de etapas pré-determinadas.

A sistemática do MASP pode ser empregada por diversas formas, mas a sequência mais utilizada é a formada por oito etapas tomando por base o PDCA, onde deve ser inserido num ciclo de melhoria contínua. Desta forma, observou-se que na aplicação da MASP, muitas são as ferramentas que podem ser utilizadas: análise de pareto, listas de verificação, 5W 2H, diagrama de causa e efeito (ou Diagrama de Ishikawa), gráficos, diagrama de dispersão, fluxogramas, brainstorming, diagrama de afinidade e etc.

OITO ETAPAS DO MASP

1ª Etapa – Identificação Do Problema

2ª Etapa – Observação

3ª Etapa – Análise

4ª Etapa – Plano De Ação

5ª Etapa – Ação

6ª Etapa – Verificação

7ª Etapa – Padronização

8ª Etapa – Conclusão

Conheça cada uma das etapas do Método de Análise e Solução de Problemas – MASP e  muito mais no curso á distância produzido pela Consultora de Sistema de Gestão da Verde Ghaia em São Paulo, Juliana Martins da Silva.

 

Sair da versão mobile