Ambipar ESG

Minas Gerais Assina Pacto Das Águas Para Avançar Na Gestão Hídrica

O Governo de Minas Gerais aderiu ao Pacto pela Governança da Água, uma parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que busca aumentar e aprimorar a cooperação na gestão de recursos hídricos, na regulação dos serviços de saneamento e na implementação da política de segurança de barragens. O acordo foi feito no dia 1º de agosto de 2023 e contou com a participação do governador Romeu Zema.

O governador salienta que essa relação de Minas Gerais com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico trata-se de um passo importantíssimo, e lembra que a maioria dos rios são nacionais, portanto, aqueles que passam pelo estado podem afetar vários outros, se não forem bem cuidados. Ele assegura que muitos frutos virão dessa colaboração entre o estado e a ANA.

Zema ressaltou que o estado tem trabalhado na recuperação ambiental de locais atingidos por rompimentos de barragens e destaca que, devido a tragédia ocorrida em Brumadinho, estão sendo recuperadas todas as cidades da bacia do rio Paraopeba. Ele diz que, sem saneamento e água de qualidade, a saúde e a vida ficam prejudicadas, então a bacia do rio Paraopeba em alguns anos, será muito diferente do que é hoje.

Ainda, Romeu Zema cobrou uma ação mais efetiva, uma decisão do Governo Federal, no que diz respeito aos atingidos pela barragem rompida em Mariana, para que possa ser feito o mesmo com relação à bacia do Rio Doce. Minas Gerais e Espírito Santo já estão de acordo e dependem apenas do aval da União para que esse acordo seja validado, o que possibilitará uma melhoria em uma bacia maior do que a do rio Paraopeba.

Válido mencionar que o pacto foi elaborado para estimular a articulação federal, estadual e distrital no fortalecimento e integração das ações estratégicas na gestão das águas da União e das águas dos 26 estados e do Distrito Federal. São compartilhadas metodologias para aprimorar e conferir efetividade às políticas, programas e ações relacionadas às temáticas da gestão dos recursos hídricos, do saneamento e da segurança de barragens.

De acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Melo, o pacto fortalece, harmoniza e integra ações de cooperação relacionadas à gestão hídrica, além de propor uma nova organização das parcerias existentes. Marília diz que o estado de Minas é estratégico para a gestão de recursos hídricos no Brasil, pois é onde nascem os principais rios da integração nacional, como o São Francisco, o Rio Doce e tantos outros.

Ademais, a secretária afirma que, com o Termo de Adesão assinado, a expectativa é a de aprimoramento no monitoramento da quantidade e qualidade da água, no levantamento de dados e informações para a adaptação às mudanças climáticas, além da regulação dos serviços de saneamento básico e dos mecanismos de gestão, operação e manutenção da infraestrutura hídrica, incluindo a segurança de barragens.

Atualmente, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) possui instrumentos de cooperação com a Agência Nacional de Águas, que contribuem para aprimorar a gestão dos recursos hídricos estaduais. Essa nova cooperação é voluntária e expressa o comprometimento do Governo de Minas Gerais em apoiar a gestão de recursos hídricos e a universalização do saneamento.

Para a presidente da ANA, Veronica Sánchez, o programa tem um olhar para o futuro do país, que depende de uma boa gestão de seus recursos hídricos. Ela destaca que o compromisso fortalece uma troca mútua de ferramentas de gestão, softwares e todo um arcabouço que são importantes para a gestão. Por fim, Veronica ressalta que a regulação garante a qualidade do serviço no fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

Considerações Finais

Ficou alguma dúvida a respeito do tema abordado neste artigo, ou possui interesse em nos conhecer melhor? Entre em contato conosco!

Atuamos no mercado de Gestão Empresarial há mais de 20 anos! Os nossos consultores estão preparados para melhor lhe atender.

Juliana Amora | Assessoria Jurídica

 

Sair da versão mobile