Ambipar ESG

Por que monitorar as Não Conformidades?

Monitorar as não conformidades de um sistema de gestão é tão importante quanto tratá-las. Mas, antes de tudo, tenha claro, quais são as etapas que compõem o processo de tratamento de não conformidades.

Confira as etapas importantes que compõem o processo:

Esse tema, sobre Tratamento de Não Conformidades, já foi abordado em outros artigos no blog, vale a pena conferir!

Identificação, Descrição e Registro

A adequada identificação, descrição e registro de uma não conformidade é primordial para o desencadeamento das ações subsequentes. Caso uma não conforme seja erroneamente identificada ou descrita, certamente as suas causas, ações corretivas e ou preventivas serão comprometidas e certamente ineficazes.

Para a adequada identificação de uma não conformidade a organização necessita primeiramente conhecer os requisitos que se aplicam a um determinado processo, para realizar o adequado monitoramento dos parâmetros que o influenciam.

Monitorar as Não Conformidades?

A organização deve monitorar e medir seus processos para decidir corretamente as suas tomadas de decisão. Afinal de contas, não há gerenciamento sem decisão.

Não é possível conhecer aquilo que não se mede. Então se a organização não conhece seus próprios processos podemos dizer que ela não tem controle sobre seu gerenciamento. Logo, isso significa que, não se controla, o que não se gerencia. Resumindo:

É um grande risco quando uma organização não realiza ações de controle e gestão dos seus processos. Tais ações são primordiais para garantir que os recursos empregados serão revertidos em lucros para a organização.

CONTROLE: É o conjunto de ações tomadas a fim de assegurar que os resultados planejados sejam atingidos.

GESTÃO: É o ato de administrar, de gerir. Tomada de decisão com base em dados.

Uma pergunta muito frequente é exatamente o que é importe monitorar ou medir. Na verdade, não existe uma fórmula ideal, pois isso depende das características de cada processo e do desempenho que se pretende atingir.

Parâmetros de Monitoramento

Como exemplo, podemos citar alguns parâmetros importantes para se monitorar:

Princípio Básico da Gestão

Ao se analisar os dados obtidos da medição e monitoramento de um determinado processo e compará-los com os parâmetros estabelecidos, é necessário que se tenha o devido cuidado para identificar tendências de desvios ou não conformidades. Para tanto é primordial que quem realiza esta análise tenha o adequado conhecimento do processo, os requisitos e parâmetros aplicáveis ao mesmo.

Inicialmente, um princípio básico de gestão a se considerar é focalizar nossa atenção nos POUCOS EVENTOS VITAIS evitando os MUITOS EVENTOS TRIVIAIS, de forma que se possa atacar aquilo que realmente impacta de forma mais significante no desempenho.

Detectando a Não Conformidade

A observação do comportamento dos processos, através da realização de rotinas de verificação periódicas como, monitoramentos, auditorias, inspeções, análises críticas e etc, podem ser fontes para identificação de não conformidades.

Como detectar e monitorar as não Conformidades?

As não conformidades são detectáveis através dos seguintes meios:

Esta lista não é restritiva e outros eventos diversos podem ser fontes para proposta de ações preventivas e corretivas como forma de alavancar melhorias.

Exemplos de Não Conformidades


Quer saber mais sobre tratamento de não conformidades? Conheça o Módulo TNC do SOGI!

Sair da versão mobile