Ambipar ESG

Nestlé conquista Prêmio em Qualidade e em Segurança de Alimentos

A Nestlé é a maior empresa mundial de alimentos e bebidas. Está presente em mais de 200 países com mais de 2.000 marcas, incluindo as icônicas globais até às marcas favoritas dos mercados locais.

Atualmente atua em 13 segmentos de mercado: lácteos, cafés, bebidas, cereais, biscoitos, nutrição infantil, nutrição de performance, congelados e temperos, chocolates e achocolatados, balas, refrigerados, sorvete, águas e rações animais.

Conheça a História de atuação da Nestlé

Prêmio Compliance Brasil, da Verde Ghaia – Sicepot em BH.

Desde o seu surgimento em 1866, e inspirada pelo avanço científico de seu fundador, Henri Nestlé, a Nestlé assumiu o compromisso com a qualidade, o comprometimento com a responsabilidade empresarial, a excelência da transparência em seus negócios, o cumprimento de todas as leis vigentes e a segurança de que todas as suas atividades sejam sustentáveis.

A sua gestão empresarial é denominada de “Criação de Valor Compartilhado”. Trata-se de desenvolver suas principais atividades e parcerias em benefício coletivo dos consumidores das comunidades nas quais localizam-se suas unidades.

Ao fazer isso, a Nestlé mantém uma visão bastante ampla para o desenvolvimento de negócios e também acolhe o diálogo com parceiros externos comprometidos a agir em consonância aos princípios estabelecidos, que evoluem de acordo com as constantes mudanças ao redor do mundo. Isso inclui autoridades governamentais e regulatórias, organizações intergovernamentais, organizações não governamentais, entidades acadêmicas e profissionais, e comunidades locais.

Essa forma de trabalhar faz com que, em qualquer parte do mundo, o nome Nestlé represente uma promessa ao consumidor de que o produto é seguro e produzido segundo os mais altos padrões de qualidade, contribuindo para um futuro mais saudável.

Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos

Estar em compliance é parte integrante da Política da Qualidade e Segurança dos Alimentos da Nestlé. Esta política segue as normas da NQMS – Nestlé Quality Management System (Sistema de Gestão da Qualidade Nestlé), elaborado na Suíça para ser aplicado em todas as suas fábricas espalhadas pelo mundo.

E é através da sua Política da Qualidade e Segurança dos Alimentos que a Nestlé garante a construção da confiança, pela oferta de produtos e serviços que atendam à expectativa e à preferência do consumidor e também obedece a todas as exigências internas e externas referentes à segurança alimentar, assuntos regulatórios e qualidade.

Quatro Pilares da Nestlé

Normas Internacionais: primeiro passo para excelência em Gestão de Risco

No Brasil, todas as suas fábricas possuem um núcleo integrado que garante seu padrão de qualidade. Suas matérias-primas são selecionadas, vindo de fornecedores qualificados e dando preferência às fontes locais e abastecimento de fontes naturais, utilizando processos tecnológicos de última geração e automatizando sua produção em larga escala.

As normas ISO 9001 e FSSC 22000 são aplicadas em todas as unidades produtoras e cobre toda a cadeia produtiva, incluindo operações de P&D, produção, armazenagem e distribuição. Após sua entrega nos postos de vendas, a empresa disponibiliza ainda uma equipe para acompanhar e orientar a forma de estocagem e exposição.

A demonstração de cumprimento aos sistemas de gestão mencionados é realizada através de diversas formas de verificações periódicas com equipes de auditores devidamente preparados: auditoria interna da unidade, auditoria interna com auditores independentes e auditoria externa para certificação do sistema. Além disso, a empresa possui diversos profissionais da área tais como: biólogos, agrônomos, nutricionistas e engenheiros de alimentos.

Considerações Finais

Atualmente todas as trinta fábricas e os três centros de distribuição estão certificados quanto à aplicação da ISO 9001 e FSSC 22000.

Para a Nestlé, qualidade é um compromisso de todos, devendo ser buscado diariamente para promover melhorias constantes e atingir níveis superiores de qualidade, de forma ambientalmente sustentáveis e ao mesmo tempo criando valor compartilhado tanto para seus acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores quanto para toda a sociedade.


https://www.verdeghaia.com.br/blog/gestao-das-obrigacoes-legais/
Sair da versão mobile