Ambipar ESG

Normas ISO: Como a certificação impacta na gestão de Compliance?

A ISO é responsável pela regulamentação e monitoramento de diversas normas e seu propósito é desenvolver e promover diretrizes que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.

Em Londres, em 1946, representantes de 25 países decidiram criar um órgão internacional com o objetivo de facilitar a coordenação e a unificação de normas industriais.

O encontro deu origem a uma Organização com sede em Genebra, na Suíça, cujo funcionamento oficial se iniciou em 23 de fevereiro de 1947. A organização ganhou a denominação International Organization for Standardization (ISO) — em tradução livre, Organização Internacional de Normalização.

Graças a isso, até hoje temos a ISO, organização não-governamental, de âmbito internacional, cujos países membros respondem por cerca de 95% do PIB mundial, e que é responsável por reger as normas em praticamente todos os campos do conhecimento industrial.

E o que são as normas ISO?

A ISO é uma respeitada organização mundial, que cuida mundialmente de padrões de normatização de procedimentos, buscando a melhoria contínua e global dos processos e da gestão como um todo.

Sendo assim, a ISO tem o intuito de ser democrática e busca conciliar interesses de produtores, usuários, governos e da comunidade científica ao preparar suas normas internacionais.

Esse trabalho é desenvolvido por cerca de 2.500 grupos técnicos, compostos por mais de vinte mil especialistas no mundo inteiro.

Hoje temos mais de treze mil normas — as quais são periodicamente revisadas — que buscam reduzir as barreiras comerciais e técnicas, evitando a existência de regulamentos conflitantes sobre bens e serviços, e resguardando a saúde e a segurança do trabalhador.

A normalização pode estar presente em diversos segmentos, desde a fabricação dos produtos à preservação do meio ambiente.

A certificação pela ISO é um modo de as empresas comunicarem aos seus clientes e ao mercado que possuem gestão baseada em um sistema de qualidade comprovado. Hoje, a China é um dos líderes em certificações de sistemas de gestão ISO em boa parte das normas, inclusive na ISO 9001, que se refere a gestão de qualidade .

E quais as principais normas e certificações ISO?

Dentre muitas certificações, podemos destacar as seguintes normas como as mais importantes:

  1. Iso 14000 – A ISO busca fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA);
  2. Iso 9000 – É uma das mais famosas, pois é voltada para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas;
  3. Iso 14001 – Busca definir diretrizes especificas sobre gestão Ambiental, que abrange sistemas de gerenciamento ambiental (SGA), auditoria, rotulagem, avaliação do desempenho e avaliação do ciclo de vida ambientais.

Estas certificações tem como objetivo a melhoria contínua dos produtos e serviços dos negócios que a implantam.

É fundamental para a qualidade do negócio, buscar a implementação de um sistema de gestão eficiente, além da otimização de processos internos.

Compliance x ISO

Certamente, precisamos falar sobre monitoramento de leis e cumprimento de normas, já que quando falamos em compliance, é quase impossível não associar às normas internacionais.

Da mesma forma, estar em compliance é estar em conformidade com as melhores formas de trabalho.

E as certificações nada mais são do que um atestado de que a empresa de fato é transparente e correta em seus processos.

Na prática, é impossível de se conseguir uma certificação ISO sem estar em compliance.

SUGESTÃO DE CONTEÚDO: SÉRIE “ESG DE FATO” – GESTÃO DE RISCO E COMPLIANCE

E porque ter uma certificação ISO?

Dentre os diversos benefícios proporcionados pela conquista de uma certificação, podemos destacar:

A conquista da certificação é uma espécie de comprovação de que os processos estão sendo realizados de maneira sistêmica.

A empresa que possui certificação consegue compreender o que se passa internamente e fica mais bem orientada em relação à ocorrência de não conformidades — tanto para detectá-las quanto para saná-las.

Não tenho nenhuma certificação ISO. Por onde começar?

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por identificar e regulamentar as normas e certificações em âmbito nacional.

Se você deseja obter a primeira certificação, recomendamos começar pela ISO 9001, uma importante ferramenta estratégica na gestão da qualidade, que possibilita ao gestor delinear todas as operações executadas pela empresa.

A ISO 9001 pode ser adaptada a todo tipo de setor — logística, comunicação, faturamento, compras e outros — e é adaptável a empresas de qualquer tamanho.

Dentre os benefícios oferecidos, podemos destacar a padronização de processos, a capacidade de medir o nível de satisfação dos clientes e o estabelecimento de estratégias capazes de reduzir ou eliminar as falhas que impossibilitam uma gestão eficiente.

Além disso, a norma é estruturada de acordo com o ciclo PDCA, que busca a melhoria contínua em todas as etapas do processo produtivo e um melhor desempenho organizacional.

Conclusão

A adoção da certificação ISO 9001 pelas empresas é voluntária; no entanto, cada vez mais ela figura dentre um dos requisitos mais importantes para manter qualquer organização com maior vantagem competitiva no mercado.

Clientes que reconhecem o uso da ISO nos processos produtivos acabam preferindo estabelecer uma relação mais duradoura com a empresa, pois assim se sentem mais confiantes ao saber que existe o compromisso com um sistema de gestão de qualidade em suas atividades.

Deseja implantar uma certificação na sua empresa? A VG pode te ajudar!

Saiba como vamos auxiliar você a conseguir as certificações das normas ISO para alavancar o seu negócio!


Daniela Pedroza – CEO VG

 Fonte: https://www.elluxconsultoria.com.br/estatisticas-certificacoes-iso-2019-sistemas/

https://blogdaqualidade.com.br/o-que-e-pdca/

Sair da versão mobile