A ISO é responsável pela regulamentação e monitoramento de diversas normas e seu propósito é desenvolver e promover diretrizes que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.
Em Londres, em 1946, representantes de 25 países decidiram criar um órgão internacional com o objetivo de facilitar a coordenação e a unificação de normas industriais.
O encontro deu origem a uma Organização com sede em Genebra, na Suíça, cujo funcionamento oficial se iniciou em 23 de fevereiro de 1947. A organização ganhou a denominação International Organization for Standardization (ISO) — em tradução livre, Organização Internacional de Normalização.
Graças a isso, até hoje temos a ISO, organização não-governamental, de âmbito internacional, cujos países membros respondem por cerca de 95% do PIB mundial, e que é responsável por reger as normas em praticamente todos os campos do conhecimento industrial.
E o que são as normas ISO?
A ISO é uma respeitada organização mundial, que cuida mundialmente de padrões de normatização de procedimentos, buscando a melhoria contínua e global dos processos e da gestão como um todo.
Sendo assim, a ISO tem o intuito de ser democrática e busca conciliar interesses de produtores, usuários, governos e da comunidade científica ao preparar suas normas internacionais.
Esse trabalho é desenvolvido por cerca de 2.500 grupos técnicos, compostos por mais de vinte mil especialistas no mundo inteiro.
Hoje temos mais de treze mil normas — as quais são periodicamente revisadas — que buscam reduzir as barreiras comerciais e técnicas, evitando a existência de regulamentos conflitantes sobre bens e serviços, e resguardando a saúde e a segurança do trabalhador.
A normalização pode estar presente em diversos segmentos, desde a fabricação dos produtos à preservação do meio ambiente.
A certificação pela ISO é um modo de as empresas comunicarem aos seus clientes e ao mercado que possuem gestão baseada em um sistema de qualidade comprovado. Hoje, a China é um dos líderes em certificações de sistemas de gestão ISO em boa parte das normas, inclusive na ISO 9001, que se refere a gestão de qualidade .
E quais as principais normas e certificações ISO?
Dentre muitas certificações, podemos destacar as seguintes normas como as mais importantes:
- Iso 14000 – A ISO busca fornecer assistência para as organizações na implantação ou no aprimoramento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA);
- Iso 9000 – É uma das mais famosas, pois é voltada para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas;
- Iso 14001 – Busca definir diretrizes especificas sobre gestão Ambiental, que abrange sistemas de gerenciamento ambiental (SGA), auditoria, rotulagem, avaliação do desempenho e avaliação do ciclo de vida ambientais.
Estas certificações tem como objetivo a melhoria contínua dos produtos e serviços dos negócios que a implantam.
É fundamental para a qualidade do negócio, buscar a implementação de um sistema de gestão eficiente, além da otimização de processos internos.
Compliance x ISO
Certamente, precisamos falar sobre monitoramento de leis e cumprimento de normas, já que quando falamos em compliance, é quase impossível não associar às normas internacionais.
Da mesma forma, estar em compliance é estar em conformidade com as melhores formas de trabalho.
E as certificações nada mais são do que um atestado de que a empresa de fato é transparente e correta em seus processos.
Na prática, é impossível de se conseguir uma certificação ISO sem estar em compliance.
E porque ter uma certificação ISO?
Dentre os diversos benefícios proporcionados pela conquista de uma certificação, podemos destacar:
- Redução de não-conformidades nos bens e serviços fornecidos;
- Eliminação do retrabalho, o que por sua vez poderia acarretar custos imprevistos;
- Aumento da competitividade;
- Maior sustentação em disputas judiciais;
- Melhoria da imagem e reputação da empresa;
- Aumento da participação no mercado nacional e internacional;
- Melhoria no relacionamento técnico e comercial junto ao cliente e aos fornecedores;
- Maior integração entre os processos e setores da empresa, melhorando o clima, baixando os custos e aumentando a produtividade;
- Melhor desempenho organizacional pela promoção do treinamento, da qualidade e da certificação de pessoal.
- Incremento no desenvolvimento tecnológico da empresa.
A conquista da certificação é uma espécie de comprovação de que os processos estão sendo realizados de maneira sistêmica.
A empresa que possui certificação consegue compreender o que se passa internamente e fica mais bem orientada em relação à ocorrência de não conformidades — tanto para detectá-las quanto para saná-las.
Não tenho nenhuma certificação ISO. Por onde começar?
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável por identificar e regulamentar as normas e certificações em âmbito nacional.
Se você deseja obter a primeira certificação, recomendamos começar pela ISO 9001, uma importante ferramenta estratégica na gestão da qualidade, que possibilita ao gestor delinear todas as operações executadas pela empresa.
A ISO 9001 pode ser adaptada a todo tipo de setor — logística, comunicação, faturamento, compras e outros — e é adaptável a empresas de qualquer tamanho.
Dentre os benefícios oferecidos, podemos destacar a padronização de processos, a capacidade de medir o nível de satisfação dos clientes e o estabelecimento de estratégias capazes de reduzir ou eliminar as falhas que impossibilitam uma gestão eficiente.
Além disso, a norma é estruturada de acordo com o ciclo PDCA, que busca a melhoria contínua em todas as etapas do processo produtivo e um melhor desempenho organizacional.
Conclusão
A adoção da certificação ISO 9001 pelas empresas é voluntária; no entanto, cada vez mais ela figura dentre um dos requisitos mais importantes para manter qualquer organização com maior vantagem competitiva no mercado.
Clientes que reconhecem o uso da ISO nos processos produtivos acabam preferindo estabelecer uma relação mais duradoura com a empresa, pois assim se sentem mais confiantes ao saber que existe o compromisso com um sistema de gestão de qualidade em suas atividades.
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Daniela Pedroza – CEO VG
Fonte: https://www.elluxconsultoria.com.br/estatisticas-certificacoes-iso-2019-sistemas/