Ambipar ESG

Nova versão da ISO 22000 acaba de ser publicada!

A ISO 22000:2018, publicada em 19 de Junho de 2018, cancela e substitui a ISO 22000:2005. Especialistas em segurança de alimentos de mais de 30 países participaram da atualização desta norma. As organizações certificadas nesta norma têm 03 anos a partir da data de publicação para fazer a transição para a nova versão.

A nova edição da ISO 22000 apresenta uma melhoria na gestão de riscos da segurança alimentar. A implementação de um sistema de gestão de segurança de alimentos é uma decisão estratégica de cada organização. Ela provê o aumento de sua capacidade de fornecer consistentemente alimentos e produtos seguros e serviços que atendam ao cliente e a legislação aplicável.

A segurança alimentar está relacionada com a presença de riscos no alimento, que podem ser introduzidos em qualquer estágio da cadeia alimentar. Portanto, o controle adequado por todas as partes na cadeia alimentar é essencial. A gestão da segurança dos alimentos abrange a prevenção, eliminação e o controle de riscos alimentares.

Quem pode implementar o SGSA

Esta norma é genérica e aplicável ​​a todas as organizações da cadeia alimentar, independente do tamanho e da complexidade, se são direta ou indiretamente envolvidas. Podem implementar o SGSA:

Princípios chaves do SGSA

O SGSA é baseado em princípios chaves, tais como, Comunicação Interativa, Administração de Sistema, Programas de Pré-requisitos (PPRs) e Princípios de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP). E agora é interativo com princípios comuns aos recentes padrões estabelecidos pela ISO:

Outras melhorias

Segundo o presidente do comitê técnico ISO/TC 34, Jacob Faergemand, para atender às necessidades do mercado de segurança de alimentos e a todas as organizações envolvidas, a ISO 22000 é criada por consumidores, governança, consultorias, indústrias e pesquisa. Quando um sistema de gerenciamento de segurança de alimentos é desenvolvido pelos usuários da ISO 22000, você garante que os requisitos do mercado sejam atendidos.

Consultoria Online: Saia na frente e já implemente as melhorias dessa nova norma. Faça a seu tempo e com a consultoria dos consultores Verde Ghaia. Conheça a Consultoria Online.

Raíssa Urzedo
Consultora Verde Ghaia

Sair da versão mobile