Ambipar ESG

O que é Auditoria em Sistema de Gestão? Por que realizá-la?

A Auditoria em Sistema de Gestão é um dos serviços disponibilizado pela Verde Ghaia que possibilita à organização averiguar se as suas atividades estão em consonância com as normas ISO.

Conquistar um sistema de gestão que corresponda às expectativas internas e dos stakeholders pode ser o primeiro passo para o sucesso do negócio. Através de um SG exemplar, o seu negócio só tem a ganhar, como, por exemplo, a certificação ISO.

É a certificação ISO que comprova se os seus processos estão padronizados, atendendo às expectativas de todos os envolvidos, independentemente do seu ramo de atividade, comprovando que os seus serviços e/ou produtos buscam pela melhoria contínua dos processos.

Mas, como saber se o sistema de Gestão está indo na direção correta? Como saber se a sua gestão está atendendo aos requisitos das normas ISO?

O monitoramento e o gerenciamento do atendimento aos requisitos obrigatórios da norma são fundamentais para o sucesso do seu SG. Sendo o próximo passo, a auditoria. Esta por sua vez, irá avaliar cada processo da organização, podendo implementar ações eficazes e em conformidade aos objetivos, evidenciar procedimentos inadequados e/ou incorretos dos processos.

Esse levantamento de evidências, quando realizada com objetividade. permite uma melhor avaliação dos procedimentos, em relação a diversos fatores, tais como:

Por que devo auditar os Requisitos?

Primeiramente, por ser um procedimento que visa avaliar os processos internos, apontando as deficiências encontradas, bem como, os requisitos não atendidos.

Seu Sistema de Gestão precisa ser auditado não apenas para obter ou manter certificação em qualquer uma das normas. Mas, porque as Normas NBR ISO 9001:2015, NBR ISO 14001:2015, ISO 45001:2018, e NBR ISO 22000:2019, sofreram mudanças em sua estrutura de requisitos. Portanto, mesmo que a sua empresa seja certificada, ela corre o risco de perder a certificação, caso não mantenha seu Sistema de Gestão em dia.

Ressalta-se a importância de se contratar auditores, qualificados e com experiência, uma vez que a responsabilidade destes é de identificar, analisar se os requisitos estão sendo atendidos e aplicados às atividades da organização, se há tratamento para as não conformidades e se são apresentadas oportunidades de melhoria.

Por que é importante examinar e validar sua gestão?

A Auditoria Interna ou Auditoria de Sistema de Gestão é importante, principalmente, para empresas que querem medir seu desempenho em relação ao atendimento aos requisitos das normas monitoradas.

Para conseguir ou manter a certificação internacional é necessário verificar se existe algo para modificar ou melhorar.

A Auditoria Interna mensura se os resultados estão de acordo com as ações e procedimentos planejados, se a implementação destes foi realizada de forma eficaz e se estão adequados aos objetivos definidos nas estratégias de atuação das organizações.

Como é feita a Auditoria em Sistema de Gestão?

A auditoria de Sistemas de Gestão é realizada por consultores da Verde Ghaia, altamente capacitados e com experiência nas mais diversas atividades e ramos industriais. Todos os nossos auditores e consultores são treinados para oferecer o que há de melhor no mercado de auditorias.

Os nossos consultores e auditores visitam as instalações da empresa e conferem o nível de conformidade da mesma com as normas relacionadas. Após a visita técnica, nossos consultores geram um relatório informando à empresa possíveis pontos de melhoria ou de inconformidades, além de evidenciar a realização da auditoria, requisito necessário para qualquer certificação.

Recomendamos a leitura do post sobre auditoria , no qual são apontadas informações importantes que abordam a sua relevância no sistema de gestão, quando se deseja alcançar resultados reais dentro de cada um dos procedimentos da organização.

Com que frequência deve contratar um Auditor?

As atuais normas dizem que existe a necessidade de auditoria internas periódicas, embora muitas organizações realizem esse tipo de serviço, anualmente.

A Verde Ghaia no entanto, acredita que para melhor otimização e aplicação de recursos e do gerenciamento de processos, através de uma visão imparcial e global das prioridades do sistema de gestão, a organização deva realizar com mais frequência os serviços, visando o melhor desempenho do SG.

Contrate o serviço de Auditoria em Sistema de Gestão da Verde Ghaia e se mantenha seguro e dentro das normas.

Fale conosco!

Leias mais sobre Auditoria no nosso Blog.

https://www.verdeghaia.com.br/blog/o-que-e-auditoria-de-due-diligence/
https://www.verdeghaia.com.br/blog/nbr-iso-19011-auditoria-sistema-de-gestao/
https://www.verdeghaia.com.br/blog/auditoria-do-sistema-de-gestao/
Sair da versão mobile