Ambipar ESG

O que é e para que serve outsourcing?

Conceitualmente, Outsourcing nada mais é do que delegar serviços a terceiros. No mercado, o Outsourcing é um processo usado por uma empresa que contrata outra organização para desenvolver uma certa área ou processo. Podendo este, no entanto, ser conhecida também como terceirização de serviços.

Como o Outsourcing pode ajudar na sua gestão?

O outsourcing auxilia a equipe de gestão de SSO e MA, prestando uma consultoria jurídica de ponta com profissionais altamente capacitados. Sendo esses profissionais conhecedores das leis e obrigações aplicáveis ao seu negócio. Bem como, dominar todas as funcionalidades de um sistema que auxilie na otimização de tempo. Trazendo, portanto, qualidade para o processo.

Além disso, o Outsourcing permite um controle dos planos de ações, mantendo-os atualizados de acordo com o planejamento da empresa. E mais, minimizando os riscos derivados do não atendimento às obrigações legaisA equipe jurídica dedicada ao Outsourcing deve manter a empresa informada das alterações significativas e importantes das obrigações legais.

Cabe ressaltar que é importante a transparência e a responsabilidade de enviar dados mensalmente. Podendo ser gráficos estatísticos de atendimento, por exemplo, para um acompanhamento e controle da liderança da empresa.

Neste contexto, o outsourcing é capaz de ajudar a equipe de gestão da empresa. Podendo ser através da identificação das áreas de abrangência das obrigações, indicando documentos e evidências de atendimento para todas as obrigações aplicáveis ao negócio.

Por que contratar serviço de Outsourcing

Quando falamos em Outsourcing em gestão, principalmente no que tange ao monitoramento de requisitos legais aplicáveis, entendemos a importância, segurança e confiança que as empresas precisam ter ao contratar externamente uma consultoria para gerir este processo.

Sabemos das inúmeras obrigações presentes no ordenamento jurídico aplicável às empresas. Além da quantidade, é importante ressaltar a dificuldade técnica das áreas operacionais em gerir o processo de interpretação das leis em busca constante das evidências. Assim como, de atendimento e disponibilidade de recursos e tempo de dedicação para esta atividade. Neste contexto, soma-se a exigência cada vez maior de conhecimento jurídico e técnico na avaliação das obrigações. Sem esquecer da qualidade na elaboração de textos nas evidências e inserção das informações nos sistemas de monitoramento legal.

Além disso, temos também a notória necessidade de atualização das novas publicações legislativas. Bem como, a aplicação prática e eficiente para um melhor controle dos processos, diminuindo os riscos e sanções legais pelo não atendimento de uma obrigação.

Todas as considerações acima realizadas demonstram a motivação pela contratação do Outsourcing. Uma vez que, as organizações passam a usufruir de uma equipe externa altamente capacitada e focada. Desse modo, a empresa contratada garante um monitoramento legal eficiente, atualizado e com segurança.

05 Vantagens de investir em outsourcing

    1. O outsourcing é capaz de tornar uma empresa mais rentável. Porque a contratação de empresas externas altamente capacitadas e especializadas podem representar uma grande vantagem para a empresa contratante.
    2. O outsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.
    3. O outsourcing mantém um canal de comunicação entre as empresas mais eficiente. Assim como, a troca de experiências de forma prática e rápida.
    4. O outsourcing permite uma redução de custos de pessoal. E garante maior disponibilidade da equipe para os processos operacionais.
    5. O outsourcing traz mais segurança jurídica e otimização.

Deve-se portanto, assegurar que a contratada possua uma equipe jurídica especializada capaz de revisar a aplicabilidade das obrigações. Além de estar sempre pronta para atuar de acordo com a necessidade da empresa.

Quando contratar serviços de outsourcing?

O melhor momento para a contratação do outsourcing vai depender de cada organização. Pode ser uma contratação em conjunto, por exemplo, com o início do monitoramento da legislação aplicável ou durante o trabalho de monitoramento, pela empresa já iniciado.

Se a escolha for no momento inicial, o ponto principal é que seja possível planejar todo o período de trabalho. Podendo ser feito através de um cronograma firmado entre as partes. Assim, a prestação de serviço de outsourcing se inicia com a configuração e alinhamento do plano de trabalho desde o início do contrato. Garantindo segurança para os dois lados!

Caso a escolha se dê durante um monitoramento já existente na empresa, o foco será na revisão detalhada das evidências. Estando estas, uma vez já inseridas no sistema de automação e a programação das obrigações sem avaliação por tema e documento aplicável. Importante ressaltar que as informações prestadas pela empresa são consideradas fidedignas e poderão ser avaliadas em auditorias de conformidade legal anual. Desse modo, é possível contribuir, significativamente, para a melhoria contínua da organização.

Marcela Guaracy
Gerente Jurídica no Grupo Verde Ghaia

 

 

____________________________

 

Sair da versão mobile