Ambipar ESG

O que é Economia Circular?

A economia circular é um novo conceito estratégico, que tem como base a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais (resíduos) e de energia.

Esse modelo de economia traduz o espírito da tão falada “Sustentabilidade”, e apresenta ideias e diretrizes diferentes da economia linear. Vale ressaltar que a economia linear importa no processo produtivo atual, trazendo na prática as principais etapas:

Esgotamento de recursos naturais

Esse sistema ameaça revelar um esgotamento de recursos naturais não renováveis, e consequentemente, um aumento nos custos dos processos de extração. Certamente provocará insegurança em relação ao futuro dos recursos naturais não renováveis.

No entanto, o grande problema não é somente a questão de escassez de matéria prima. Esse modelo econômico atual – “linear” causa imensa geração de resíduos inutilizados, tóxicos e degradantes ao meio ambiente.

A cada dia, surgem novas “montanhas de resíduos”, causando poluição e contaminação de recursos hídricos, do solo e do ar. Nesse contexto, a “economia circular” surge como “luz no fim do túnel”, um novo pensamento de como devemos nos relacionar com “nossa morada física”, o Planeta Terra.

Na economia circular os “resíduos” são utilizados como “nutrientes” (matéria prima) em novos processos, sendo reparados, reutilizados, remodelados, retificados, atualizados e/ou reinseridos em novos ciclos.

economia circular

Figura 1. Modelo de transição da economia linear para a circular
Fonte: Portal da Circular Economy Portugal (2019)

Fluxos de materiais: sistemática industrial

Nessa sistemática industrial, podemos dizer que os fluxos de materiais serão:

Diante do exposto, conclui-se que a economia circular é um modelo que deve ser levado em consideração em processos produtivos, devendo ter uma abordagem no planejamento estratégico das organizações, devido à sua importância e por estar ligado diretamente à responsabilidade socioambiental, aos processos produtivos e a Sustentabilidade.

Ademais, adotar a economia circular possibilita à organização atuar “Ambientalmente Correta e Sustentável”, além de agregar maior valor à marca e ao negócio.

economia circular

Fonte: Kaleydos. Iniciativa do Instituto Jatobás.

Edson Filho|Consultor Verde Ghaia


A Verde Ghaia possui soluções para seu negócio. Fale conosco para mais informações ou deixe seus comentários abaixo!

Sair da versão mobile