Ambipar ESG

Por que pensar em Gestão de Risco para o meu negócio?

Você sabe o que é Gestão de Risco?

Nesse texto abordaremos o que é gestão de riscos, quem é o profissional capaz de oferecê-la e quem deve procurá-lo. O famoso dito popular “é melhor prevenir do que remediar” é, como veremos, uma das grandes verdades no mundo empresarial.

Colocá-lo em prática pode ser decisivo para o seu empreendimento.Felizmente, existem ferramentas e profissionais capazes de auxiliar o empresário a se antecipar e enfrentar esses imprevistos.

O que é Gestão de Riscos?

A vida de um empreendedor, seja de qual ramo for, é feita de desafios. Momentos de altos e baixos são comuns e muitas vezes o inesperado acontece. Eventos que possam prejudicar a imagem da empresa, comprometer seus recursos materiais ou humanos e colocar a empresa diante de situações complicadas, como aquelas de alto impacto ambiental, social e financeiro. Estas são a regra e não exceção para aqueles que se aventuram no complexo e desafiador universo dos negócios.

Antes de tudo vale conceituar o que é um risco. E principalmente explicar o que é Gestão de Risco. Portanto, sempre que pensarmos em risco, temos que ter em mente, que se trata de uma probabilidade ou a possibilidade de um perigo. Assim, o risco nada mais é do que a probabilidade de um evento e os impactos por ele gerados.

Diante disso, a gestão de risco atua, com atividades sistematizadas. Isto é, antecipa-se à probabilidade de um perigo, reagindo aos desvios em relação ao esperado. Podendo assim, guiar e controlar uma empresa em busca de melhorias contínuas. Visando sempre reduzir ou até mesmo, beneficiar-se dos riscos e incertezas que se coloquem diante dela.

Gestão de Risco: solução para toda a organização

A consultoria consiste em uma prestação de serviço realizada para solucionar questões, acerca de um assunto específico por um profissional qualificado da área. Desta forma, a consultoria em gestão de risco representa uma atividade realizada por um profissional competente e que entende o que é gestão de risco a fundo. Tendo como finalidade, amparar àquele que necessita de ajuda para entender, examinar e tratar seus riscos.

A presença de um profissional qualificado é de extrema importância para gestão de risco de um empreendimento. Bem como, apresentar à organização a definição do que é gestão de risco, direcionada a área de atuação do empreendimento. Através de conhecimento e experiência técnica, o profissional tem a possibilidade de aplicar procedimentos e práticas de gestão, visando identificar, analisar, monitorar e tratar situações que possam comprometer a organização.

O risco é algo que faz parte da vida de qualquer pessoa.
Em um empreendimento não poderia ser diferente. Por isso, é fundamental que uma organização esteja sempre preparada para o surgimento de um determinado evento. A fim de que, caso este acontecimento resulte em impactos negativos, a organização consiga minimizar ou até mesmo evitar a ocorrência destes efeitos.

Assim, a preocupação e antecipação diante de riscos nunca deve ser secundarizada. Uma vez que qualquer empreendimento está constantemente exposto à riscos. Desta forma, um empreendedor responsável que faz gestão dos seus fornecedores e se preocupa com a longevidade de seus negócios, não pode deixar de buscar a assessoria de um Consultor de gestão de riscos.

Traçando ações Estratégicas para a sua Gestão de Risco

Através dos conhecimentos técnicos de um Consultor de gestão de riscos, é possível traçar um conjunto de ações estratégicas que irão identificar, controlar, coordenar e prevenir os riscos ligados à sua atividade empresarial. Para cada ramo de atividades os riscos são diferenciados e exigem soluções específicas. Ressalta-se que a organização deve entender bem o que é gestão de risco e como ela pode implicar no seu negócio.

Todavia, são comuns os benefícios advindos da contratação de um consultor em gestão de riscos. Enumeramos alguns:

* Fortalece a empresa no mercado, diante de concorrentes que não a façam e a colocando-a em pé de igualdade com as que fazem. Assim torna a empresa mais competitiva.

* Poupa dinheiro! Uma vez diante de um prejuízo – seja humano, material, ou à imagem da empresa – se gasta mais dinheiro do que se ele não tivesse acontecido. Além disso, se o empreendedor for pego de surpresa por um desvio, terá custos maiores para corrigi-lo do que se a ele tivesse se antecipado.

* Impede a perda de negócios feitos e a fazer. Consequentemente, dinheiro. Ninguém prefere fazer negócios de curto ou longo prazo, com uma empresa de imagem pública abalada. Ou até mesmo com saúde financeira prejudicada. A segurança e a confiança são fatores fundamentais para qualquer investidor.

* Impede danos a imagem da empresa, tais como os resultantes de diversos fatores como desvios éticos, danos ambientais, corrupção, etc. Hoje em dia, em tempos de rápida difusão da informação, pequenas coisas podem se torna uma verdadeira tempestade para a imagem da pública da empresa. É preciso se antecipar a elas e trabalhar estrategicamente quando acontecem.

Consultores para Gestão de Risco

É evidente que a não contratação de um Consultor de Gestão de Riscos poderá trazer resultados negativos. Por exemplo, tornar a empresa pouco competitiva, fazer com que perca dinheiro, perca de negócios futuros ou já firmados. Além de poder prejudicar a imagem da empresa.

Em cada ramo de uma atividade empresarial, os riscos são diferentes, contudo, os benefícios em administrá-los são comuns. Como foi dito, qualquer empreendimento está constantemente exposto a riscos. Portanto, não há um momento específico para a contratação de um Consultor em Gestão de Riscos. Porém, é aconselhável que a gestão de risco já esteja esquematizada antes mesmo da abertura de sua atividade empresarial.

Caso seu negocio já esteja em atividade, é recomendável que em momentos de expansão e/ou diversificação dos serviços, a ajuda especializada seja buscada.

Fale conosco e obtenha as orientações necessárias para começar a sua Gestão de Risco!

Camila Mota Cavalcante
Estagiária do Departamento de Gestão de Risco do Grupo Verde Ghaia
Graduanda em Direito / Participa Grupo de Estudos e Pesquisa em Bioética – GEPBio

Referências:
Dicionário Online de Português.
O que é gestão de riscos?
Gerenciamento de Risco e Sustentabilidade Empresarial

Sair da versão mobile