Ambipar ESG

Qual o significado de Missão, Visão e Valores para a sua organização?

Missão, visão e valores devem ser levados muito a sério pelas organizações, pois a partir dessas definições, o seu Planejamento estratégico sai do papel.

Você já deve ter visto por aí: muitas empresas têm o costume de colocar três elementos em seu website ou até mesmo em plaquinhas nas paredes de seus estabelecimentos onde lemos os dizeres: “Nossa missão”; “Nossa visão“; “Nossos valores”.

Pode ser que alguns sequer tenham prestado atenção a tais dizeres ou se deem conta da tamanha importância deles. Porém, é um engano pensar assim. Mas por que três palavrinhas detêm tanto poder?

Antes de tudo, vamos conhecer o significado de cada uma delas no ambiente empresarial.

Definindo: Missão, Visão e Valores

A Missão equivale à razão de ser de uma empresa, é o propósito de sua existência e praticamente informa quem ela é à primeira vista. É como nosso documento de identidade: sempre que o mostramos a alguém, estamos comprovando quem somos, ali estão informações pessoais e intransferíveis, como nosso nome e nossa data de nascimento.

Um documento de identidade informa ao mundo quem somos. E ao tentarmos interpretar a missão de uma empresa, também conseguimos descobrir muito a respeito dela.

Já a Missão dá sentido às ações diárias da empresa; toda tomada de decisão que ocorre dentro dela deve necessariamente estar alinhada à sua missão. O Google, por exemplo, diz que sua missão é “organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal ”.

Ora, é inegável que tal missão vem sendo muito bem cumprida, afinal a Google é uma empresa que se tornou referência no que diz respeito ao compartilhamento de informações— a página google.com é nada menos do que o site mais visitado do mundo!

Perceba que o Google se ateve fielmente à sua missão e isto com certeza foi um diferencial para fazer a organização chegar onde chegou.

Sugestão de Leitura: Inovação com foco em Sistema de Gestão.

Visão da empresa deve ser inspiradora para todos

Já a Visão de uma empresa diz respeito ao destino que ela almeja alcançar, ou seja, representa o que ela vislumbra. A Visão de fato se refere ao ato de olhar, é a empresa mirando no horizonte que a aguarda.

A Visão deve ser inspiradora e, se possível, contar com a participação de todos os colaboradores de uma empresa, afinal ela funciona como um sonho, um desejo — e nada mais justo do que incluir o sonho de todos aqueles que estão trabalhando ativamente em prol de uma companhia, não é mesmo?

Mas atenção: embora deva ser inspirador, é esperado que tal sonho seja realizável e que cumpra a função de meta, de objetivo. Sabe quando você se pergunta “Onde eu me vejo daqui a dez anos?” e então tenta vislumbrar algo realista? É assim que funciona para uma empresa quando ela define sua Visão.

Definia os princípios do seu negócio. Eles são os seus valores

Por último, vamos aos Valores. Os Valores são os princípios que regem todos os indivíduos que fazem parte de uma organização. São basicamente os parâmetros seguidos por todos para que o ambiente seja íntegro. Os Valores de uma empresa devem ser objetivos, de conhecimento público e obrigatoriamente seguidos por todos que nela trabalham.

Ora, se um funcionário não está disposto a agir de acordo com os Valores de determinada empresa, ele certamente não serve para trabalhar ali, não é? Numa comparação rasteira, seria como colocar um vegetariano para atuar num açougue. Não daria certo nunca, não é?

Sugestão de Leitura: Toda organização precisa inovar, ter qualidade, e buscar por tecnologia!

Diretrizes para o crescimento sustentável

Micro e pequenas empresas no Brasil tendem a não estabelecer metas e objetivos, e isso resulta em falta de comprometimento para com os colaboradores e clientes, e também resulta na incompreensão da própria importância e capacidade de trazer benefícios ao mundo.

Definir esses pontos também é fundamental para determinar o planejamento estratégico de uma empresa, que é a competência responsável por auxiliar gestores a pensar nos aspectos de sua organização no longo prazo.

Mas atenção: não basta apenas criar a Missão, Visão e Valores. É importante que uma empresa revise suas atitudes com frequência para se certificar de que os conceitos das “três palavras mágicas” estão sendo seguidos à risca. Ou até mesmo se elas devem passar por algum tipo de ajuste, afinal o mercado está em constante evolução.

Verde Ghaia atua há 21 anos no mercado com suas diretrizes estabelecidas

Um dos motivos que faz a Verde Ghaia estar no mercado há vinte anos é sua crença nas tais três palavrinhas responsáveis por orientar toda uma organização. São elas que estabelecem a jornada, o caminho a ser seguido e as maneiras de alcançar o sucesso desejado.

A Verde Ghaia tem plena certeza de que sua Missão, Visão e Valores são fatores determinantes para seu êxito, e assegura para que seus colaboradores abracem a filosofia da empresa e não consideram a Missão, Visão e Valores meros dizeres numa plaquinha. 

Oferecer metodologias e indicadores para a sustentabilidade através de processos cada vez mais rápidos, melhores e mais baratos.

Os princípios do Grupo Verde Ghaia

Oferecer metodologias e indicadores para a sustentabilidade através de processos cada vez mais rápidos, melhores e mais baratos.

PROPÓSITO: Prezamos a confiança, simplicidade, transparência e colaboração como questões essenciais nas relações.
INOVAÇÃO: Acreditamos que é sempre possível inovar.
SUSTENTABILIDADE: Entendemos que a sustentabilidade só é possível com o cumprimento da legislação aplicável (compliance).

Até 2022, ser líder em gestão de risco e compliance.


Sugestão de Leitura: Conheça sobre o Prêmio Compliance Brasil

O que é o Prêmio Compliance Brasil – ESG?

Prêmio Compliance Brasil possui abrangência nacional e é uma celebração das boas práticas e do controle legal adotados pelas organizações em todo o Brasil.

O Prêmio é uma iniciativa do Grupo Verde Ghaia e está em sua 4ª edição sempre com o objetivo de incentivar as empresas a implementarem práticas sustentáveis em todos os seus processos, valorizando e reconhecendo os projetos que se destacarem através de indicadores e programas de metas.

Sair da versão mobile