Ambipar ESG

O que é preciso fazer para estar em Compliance?

Hoje, se você for abrir um negócio, você sabe quantas leis, normas e requisitos terá que cumprir? Tem certeza onde é o melhor lugar para desenvolver determinada atividade considerando por exemplo parâmetros ambientais, condicionantes, relacionamento com órgão de controle? Sem dúvida, o arcabouço legal que envolve qualquer atividade é gigantesco, e poucos tem conhecimento real disso.

A indissociação entre Compliance e a Uberlândia Refrescos

O número exato do que é necessário cumprir depende do porte da empresa e da atividade desenvolvida. Uma fábrica que seja de médio porte, por exemplo, precisa estar em acordo com, em média, mil e duzentas leis para atuar dentro da conformidade, considerando apenas uma área, pois há requisitos, normas, diretrizes a serem cumpridos, relacionados às outras áreas como: Saúde e Segurança Ocupacional, Meio Ambiente, Qualidade. Em outras palavras, uma organização que preza pelo cumprimento de seus requisitos, sabe que são milhares de normas a serem cumpridas para que a melhoria contínua de seus processos sejam alcançados.

Mas, como cumprir com tantos requisitos?

É um trabalho que exige paciência, atenção e responsabilidade. Uma única lei que passar despercebida pode colocar em jogo toda a reputação da empresa, inclusive gerando muitas consequências negativas, principalmente em termos financeiros e danos à imagem da organização. Isso porque o não cumprimento de um único requisito pode ser o suficiente para causar o desabamento de um prédio, o rompimento de uma barragem, o derramamento de rejeitos nos rios de uma região.

Um exemplo é o caso da Vale. Quantos bilhões de reais ela já perdeu por causa do rompimento da barragem de Brumadinho? Se todas as leis estivessem sendo rigorosamente cumpridas, a tragédia não teria acontecido. E pior que qualquer prejuízo financeiro, o que dinheiro nenhum traz de volta, são as vidas que foram perdidas.

Por isso é tão importante estar em conformidade. Ou seja, estar em compliance. Essa é uma das palavras mais importantes hoje em dia, que deve necessariamente ser o norte de toda empresa séria, ética e transparente.

O que significa estar em Compliance?

Estar em compliance significa estar em conformidade com todas as leis aplicáveis ao seu negócio. E isso traz inúmeros benefícios para sua organização, como vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, facilidade no acesso a linhas de crédito, valorização da empresa aos olhos da sociedade, mercado e clientes e melhor retorno dos investimentos aplicados.

Entretanto, estar em compliance não é uma tarefa nada fácil, pois como já falei, é muito grande o número de normas e leis existentes em nosso país. Mas é possível sim, de ser cumprida.

Por essa dificuldade, nada mais justo que premiar estas empresas que adotam práticas sustentáveis em todos os seus processos e por isso alcançaram a excelência em sua gestão legal através de certificações internacionais, do cumprimento da legislação aplicável ao seu negócio e da implementação de ações para a melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços. Esse reconhecimento acontecerá dia 27 de junho, durante o IV Prêmio Compliance Brasil, criado pela Verde Ghaia.

Estão concorrendo aproximadamente 1,5 mil organizações de grande e médio porte de todo o Brasil. Elas são avaliadas em dez categorias: meio ambiente, saúde e segurança, segurança de alimentos, energia, qualidade, responsabilidade social, cadeia logística, gestão integrada, resíduos e inovação. Todas estas empresas já representam a vanguarda do que significa estar em compliance, demonstrando que é possível crescer de forma sustentável no Brasil.

Só para se ter uma ideia do tamanho e importância desse prêmio, algumas das empresas que já ganharam o Prêmio Compliance Brasil em edições anteriores são: Nestlé, Comau, Coca Cola, Bunge, PKC Group, Kanjiko, Yamana Gold, Uberlândia Refrescos, Anglo Gold Ashanti, Tarkett, Renault.

Além da premiação, também vão acontecer palestras sobre gestão de riscos, inovação disruptiva e compliance no Brasil. Os palestrantes foram escolhidos por serem referência na área que atuam, possuindo ampla experiência e conhecimento em cada um dos assuntos a serem abordados, sendo reconhecidos como empreendedores de muito sucesso.

E depois de tudo isso, ainda terá um momento para muito networking, com representantes das empresas premiadas, palestrantes e todos os participantes. Juntos, formam o que existe de melhor em compliance no país.

E então, quer saber como estar em compliance?

Para saber como participar do Prêmio Compliance Brasil, entre em contato com a Equipe da Verde Ghaia e conheça as regras de como participar. Quem sabe, a sua empresa não estará entre as premiadas, no próximo ano?

O IV Prêmio acontecerá em Belo Horizonte no dia 27 de junho. É uma experiência que, muito mais do que contada, deve ser vivida. Não perca esta oportunidade!

Maneiras práticas de se fazer Gestão de Risco
Sair da versão mobile