Ambipar ESG

Mudanças à vista: OHSAS 18001 passará a ser ISO 45001.

Em outubro a OHSAS 18001 passa a ser ISO 45001! Com publicação prevista para outubro, a norma ISO 45001 está em fase de avaliação- DIS – Draft International Standard, conduzida pelo Comitê de Projetos ISO PC 283.

A norma, que apresenta os requisitos para implantação e certificação do Sistema de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho e está baseada nas diretrizes da Organização Mundial do Trabalho, irá substituir a atual norma de certificação OHSAS 18001.

O objetivo é ter maior alinhamento entre os padrões de sistema de gestão da ISO, tais como iso 9001 versão 2015 e ISO 14001 versão 2015, e facilitar a implementação de duas ou mais normas nas empresas.

A equipe técnica da Verde Ghaia tem acompanhado de perto todo o processo e antecipa para você informações sobre as novidades da norma de Saúde e Segurança Ocupacional.

Entenda o processo

O que muda com a ISO 45001?

Conheça as principais mudanças que devem ser proporcionadas pela ISO 45001:

Entenda o processo de transição

Certificado: seguindo o padrão das demais normas, após a publicação oficial da ISO45001 o seu certificado OHSAS 18001 ainda continuará válido por até 3 anos, prazo para o processo de transição.

Prazo: a empresa tem um prazo de 03 anos para se adequar aos requisitos da norma ISO45001, a partir da data de publicação da versão final.

Validade certificado: Ao término do período de transição (03 anos) os certificados da OHSAS18001 não serão válidos mais.

O que a sua empresa precisa fazer para se adequar à norma ISO 45001?

Assim que for publicada a versão oficial da norma a sua empresa poder adotar os seguintes passos para se adequar:

Entendendo a norma:  o primeiro passo será a interpretação da norma, avaliando as adequações que precisarão ser feitas para que seja implementada. Para isso, a empresa poderá contar com assessoria técnica de Consultores, devidamente capacitados.

Treinamento e capacitação: os principais responsáveis pelo Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional, bem como a alta gestão, precisarão passar por cursos e treinamentos sobre as mudanças trazidas pela nova norma.

Comunicação e Conscientização: para que todos estejam envolvidos e comprometidos com a mudança é importante que seja estabelecido um processo de comunicação efetivo sobre a nova norma, as mudanças que ela proporciona e a importância do sistema de gestão e da certificação para o melhor desempenho de saúde e segurança ocupacional da empresa.

Planejamento: a partir da avaliação das adequações que serão necessárias para atender aos requisitos da ISO 45001, a empresa deverá estabelecer um planejamento, definindo ações, prazos, responsáveis e custos (caso sejam necessários) para cada etapa do processo.

Vantagens da ISO 45001

Entenda as vantagens que a norma ISO 45001 pode trazer para a melhor gestão do desempenho de saúde e segurança ocupacional da sua empresa:

O que a sua empresa ganha com a ISO 45001

A implantação de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional baseado na norma ISO45001 permite que a sua empresa possa conhecer e gerenciar melhor os seus riscos, estabelecendo controles e definindo objetivos focados na prevenção e alinhados à estratégia da empresa. Conheça alguns dos benefícios que podem ser proporcionados pela ISO 45001:

Para mais informações sobre normas ISO e consultoria acesse:
Consultoria On-line Verde Ghaia

Sair da versão mobile