Ambipar ESG

O mercado ESG

Devido à preocupação crescente no mercado financeiro com o desenvolvimento consciente das empresas, a sigla ESG (Environmental, Social and Governance) refere-se aos temas ambientais, sociais e de governança, como um conjunto de padrões e boas práticas que buscam determinar se uma organização possui ou não, sustentabilidade empresarial.

Apesar do tema ser novo, podendo gerar certos desconfortos dentro de uma empresa, vale ressaltar que estamos diante de uma melhoria na sustentabilidade empresarial, no qual diversos aspectos passam a ser considerados indispensáveis nas análises de riscos e nas tomadas de decisões de investimentos, além é claro, do aumento da competitividade das organizações.

Acompanhe conosco e conheça mais sobre este tema!

SIGLA – ESG

A letra E (Environmental) se relaciona às práticas das empresas ou organizações voltadas ao meio ambiente. Alguns temas abordados são: mudanças climáticas, emissão de gases poluentes, gestão de resíduos, proteção da biodiversidade, uso de fontes de energia renováveis, uso de recursos naturais, entre muitos outros.

Por sua vez, a letra S (Social) refere-se à responsabilidade social e ao impacto das organizações em prol da sociedade, mas não somente isso, a letra também aborda questões como saúde e segurança para colaboradores, plano de previdência para os funcionários, bem-estar laboral, vantagens e benefícios concedidos aos trabalhadores, conhecimento das práticas ambientais e sociais dos fornecedores, entre tantos outros.

Por último, mas não menos importante, temos a letra G (Governance), que trata de uma boa governança por parte dos gestores e da administração dentro de uma empresa. É evidente que sem uma boa governança, a empresa não terá um destino próspero, então alguns temas como por exemplo, transparência financeira, políticas justas, relatórios completos, procedimentos normativos etc. são essenciais para se obter sucesso durante toda a jornada empresarial.

VANTAGENS DE SER ESG

Além dos benefícios supracitados, como redução da poluição, transparência nas relações entre empregadores com empregados, e a atenção na saúde e segurança dos colaboradores, ser ESG traz muito mais benefícios para as empresas, para a sociedade e para os trabalhadores.

Note que quando uma empresa passa a adotar medidas e políticas mais sustentáveis, além de conseguir reduzir os seus custos, também consegue elevar a sua reputação perante o mercado. Os clientes, consumidores, fornecedores, stakeholders (partes interessadas), passam a ficar mais interessados em investir em empresas que possuem mais pontos nos índices ESG, uma vez que estas tendem a ser mais confiáveis, mais seguras, e mais valorizadas.

Desta forma, estar ligado a práticas ESG, é mais do que apenas estar contribuindo com o meio ambiente, é estar contribuindo para um mundo mais sustentável, mais humanizado, mais resiliente, e, portanto, um mundo melhor.

Considerações Finais

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do tema abordado neste artigo, ou tenha interesse em nos conhecer melhor, entre em contato conosco!

Atuamos no mercado de Gestão Empresarial há mais de 20 anos! Nossos consultores estão preparados para melhor lhe atender.

Aproveite para conhecer também o nosso departamento de Compliance e Riscos ESG!

Marcelo Baltazar | Assessoria Jurídica

Fonte: Verde Ghaia | Pacto Global | Exame

Sair da versão mobile