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Planejamento Estratégico do Sistema de Gestão

O sistema de gestão é composto de ciclos que pode ser norteado pela metodologia PDCA (Plan; Do; Check; Action), segundo a NBR ISO 9001:2015. Uma vez adotada esta metodologia, a organização realiza as suas auditorias, faz análise crítica e levanta os pontos que serão tratados e melhorados, implementa-os e encerra-se um ciclo para, imediatamente, iniciar outro a partir do planejamento estratégico adotado.

Para a organização se planejar estrategicamente e não comprometer o sucesso dos negócios, é importante que ela conheça o mercado e onde está instalada, analisando as questões e seus aspectos internos e externos, conforme exigido no item 4.1 Compreensão da organização e seu contexto das normas ISO 9001, 14001 e 45001. Para essa análise, são utilizadas algumas ferramentas de planejamento estratégico como:

A Análise (ou matriz) SWOT é uma ferramenta utilizada para analisar os cenários baseados em 4 fatores:

Strengths (forças);

Weaknesses (fraquezas);

Opportunities (oportunidades), e

Threats (ameaças).

Os fatores de forças e fraquezas são aqueles que a organização possui controle, ou seja, são do seu ambiente interno. Nas forças, a organização deve considerar quais são as suas maiores vantagens internas diante da concorrência e do mercado. Assim como, para as fraquezas, a organização deve analisar quais são as suas fragilidades internas, ou seja, algum ponto crítico que merece atenção e que pode comprometer seu desenvolvimento de alguma forma.

As oportunidades e ameaças estão fora do controle da organização, pois são partes do ambiente externo, como, por exemplo, o mercado, a concorrência, os fornecedores e a economia. O segredo para analisar o ambiente externo é a organização se questionar “O que pode vir de fora e impactar os meus negócios?”. Lembrando que esse impacto pode ser positivo ou negativo, por isso, oportunidade e ameaça.

Segue exemplo de construção de uma matriz SWOT:

FATORES EXTERNOS OPORTUNIDADES (O) AMEAÇAS (A)
1 Crescimento de mercado rápido; 1 Entrada de concorrentes estrangeiros
2 Mudanças nas necessidades/gostos dos consumidores; 2 Ciclo de vida do produto em declínio
3 Desregulamentação; 3 Empresas rivais adotam novas estratégias
4 Desenvolvimento de novas tecnologias 4 Recessão
  5 Pandemia
               FATORES INTERNOS FORÇAS (F) FRAQUEZAS (f)
1 Mão de obra de EHS qualificada; 1 Equipamentos ultrapassados;
2 Custos mais baixos; 2 Poucos investimentos para P&D;
3 Qualidade de produto notável; 3 Imagem de mercado fraca;
4   4 Fraca rastreabilidade de destinação de resíduos;

Pode-se observar que em ameaças foi levantado um tópico que antes do ano de 2020 não era considerado pelas organizações, a pandemia do Covid-19. As organizações e o mundo não consideravam que uma doença em nível mundial poderia ocorrer e impactar os seus negócios. Hoje, mesmo com o risco baixo por conta das campanhas de vacinação e tratamentos adequados desenvolvidos, é aconselhável que uma pandemia seja ainda considerada pois caso surja novos casos, tem-se o risco de adotar isolamento social.

A organização deve se atentar também na descrição dos fatores internos e externos. É importante que estejam descritos de forma mais clara possível demonstrando como é uma força, fraqueza, ameaça ou oportunidade para a organização. A descrição de cada item norteará a organização na implementação de ações e controles mais assertivos.

Após a matriz SWOT construída a organização deverá avaliar os fatores para fazer as tratativas necessárias para potencializar as vantagens e mitigar os impactos das desvantagens, mas esse assunto será visto em um outro momento.

Considerações Finais

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do tema abordado neste artigo, ou tenha interesse em nos conhecer melhor, entre em contato conosco!

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Nilson Oliveira da Silva Junior | Consultor ESG.

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