Ambipar ESG

Prazo de Cumprimento das Condicionantes Ambientais

Indústria poluidora.

Por Juliana Amora

No artigo de hoje, abordaremos sobre uma das obrigações legais para o ano de 2022, de acordo com a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), qual seja, o prazo de cumprimento das condicionantes.

Acompanhe conosco e saiba mais!

Obrigações Legais 2022: Prazo de Cumprimento das Condicionantes

O calendário de obrigações ambientais foi criado pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e pelo CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), com o objetivo de alertar as empresas sobre os prazos e as principais informações a serem encaminhadas aos órgãos competentes, evitando multas e penalidades, além de contribuir com a conformidade ambiental da indústria.

Além disso, a iniciativa contempla apenas as obrigações ambientais gerais nas esferas federal e estadual, cabendo ao usuário identificar outras possíveis obrigações na legislação municipal, compromissos relacionados ao processo de licenciamento ou autorizações, e outros específicos da atividade da empresa.

Importante ressaltar que as empresas devem estar atentas a respeito das informações que devem ser encaminhadas periodicamente aos órgãos ambientais e aos prazos para o envio destas informações, evitando custos adicionais com correções de irregularidades e penalidades.

No artigo de hoje falaremos a respeito do cumprimento do prazo das condicionantes, incluindo o monitoramento de efluentes, resíduos, emissões, ruídos, dentre outros, tendo em vista que, o seu descumprimento pode gerar multa ou até mesmo a perda da licença concedida. Ainda, o atendimento às condicionantes deve ser comprovado ao órgão ambiental, tanto no prazo específico da condicionante quanto na renovação da licença.

Válido mencionar que, além de penalidades impostas por autoridades competentes, o não cumprimento das condicionantes pode prejudicar a busca de financiamentos, linhas de créditos ou mesmo a relação comercial da empresa.

Agora, no que diz respeito à licença ambiental, é importante realizar o monitoramento do seu prazo de validade. A formalização do pedido para o processo de renovação da licença de operação deve ser feita até 120 (cento e vinte) dias antes do vencimento da licença vigente. Insta salientar que alterações nas atuais atividades, processos ou equipamentos, deverão ser precedidas de licença prévia e licença de instalação.

Desta forma, é recomendado verificar o prazo de cumprimento específico das condicionantes relacionados ao monitoramento de efluentes, resíduos, emissões, ruídos e outros passivos ambientais, pois, além das obrigações ambientais que possuem prazos pré-definidos, existem outros prazos nos quais as empresas devem estar atentas e que variam de empresa para empresa, como é o caso das Condicionantes Ambientais.

Considerações Finais

Caro (a) leitor (a), caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do tema abordado neste artigo, ou tenha interesse em nos conhecer melhor, entre em contato conosco!

Atuamos no mercado de Gestão Empresarial há mais de 20 anos! Nossos consultores estão preparados para melhor lhe atender.

Aproveite para conhecer também o nosso departamento de Compliance e Riscos ESG!

Juliana Amora | Assessoria Jurídica

Sair da versão mobile