Ambipar ESG

IV Prêmio Compliance Brasil: A busca pelo Compliance!

IV Prêmio Compliance Brasil: é a hora de falar muito sobre compliance!

Dia 27 de junho vai ocorrer em Belo Horizonte o IV Prêmio Compliance Brasil, realizado pela Verde Ghaia. Nele serão premiadas as melhores empresas brasileiras que buscam a excelência de sua gestão através das certificações internacionais, do cumprimento da legislação aplicável ao seu negócio e da implantação de ações que promovam a melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços.

Conheça o Workshop – Passo a Passo para um Compliance de Sucesso

O objetivo do prêmio Compliance é valorizar e premiar as empresas que realmente buscam o cumprimento voluntário das leis, que possuem critérios de autocontrole e auto-gestão e que busca a sustentabilidade e a integridade através do compliance.

Participam apenas empresas localizadas em território brasileiro, e contam com amostras de aproximadamente 1,5 mil organizações, de grande e médio porte. Elas são avaliadas de acordo com dez categorias:

  1. Meio Ambiente;
  2. Saúde e Segurança;
  3. Segurança de Alimentos;
  4. Energia;
  5. Qualidade;
  6. Responsabilidade Social;
  7. Cadeia Logística;
  8. Gestão Integrada;
  9. Resíduos,
  10. Inovação.

O Prêmio Compliance Brasil surgiu porque a Verde Ghaia queria reconhecer as boas práticas e o controle legal de organizações espalhadas por todo o país. Desta forma, torna-se um incentivo para que as empresas brasileiras adotem práticas sustentáveis em seus processos.

Esse reconhecimento é essencial, porque conseguir estar em dia com todos os requisitos legais aplicáveis ao negócio não é uma tarefa fácil, uma vez que é extenso o número de normas e leis existentes em nosso país.

Mas, por que é tão importante estar em compliance?

Compliance significa estar de acordo, cumprir e fazer cumprir normas, controles internos e externos, políticas e diretrizes estabelecidas, assumidas voluntariamente ou impostas às atividades da organização.

É a consequência de uma organização cumprir as suas obrigações, incorporando-o na cultura da organização e no comportamento e atitude de seus colaboradores. Isso demonstra que a organização é comprometida com o cumprimento das leis pertinentes às suas atividades. Significa que ela é ética, transparente e comprometida com a sociedade, seus clientes e o meio ambiente.

Estar em compliance assegura que a empresa está cumprindo totalmente todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento. É imprescindível esse atendimento às leis, normas e requisitos aplicáveis à organização, porque processos com elevado nível de compliance acabam por ter resultados mais satisfatórios. Além disso, resultam em uma vantagem competitiva ante os concorrentes, bem como facilitam o acesso a linhas de crédito, valorizam a organização da empresa e fornecem melhor retorno dos investimentos aplicados.

Por outro lado, não estar em compliance traz sérios riscos para sua organização, como por exemplo: sanções legais; perda de reputação, incluindo valor da marca e valor de mercado, e perdas financeiras, variando conforme a gravidade do que foi infringido, podendo ir de pagamento de multas até prejuízos por paralisação da atividade ou em casos mais graves, fechamento da empresa e falência.

E para evitar as consequências negativas e reconhecer as boas práticas em gestão, é que existe o Prêmio Compliance Brasil. E ainda a Verde Ghaia foi além, ao dedicar um tema exclusivo sobre compliance entre as palestras que vão ocorrer durante o evento.

Palestras do IV Prêmio Compliance Brasil

Os palestrantes que irão falar sobre Compliance foram escolhidos a dedo, possuindo ampla experiência e conhecimento no assunto, sendo reconhecidos como empreendedores de muito sucesso. Eles irão mostrar que estar em compliance é assumir o compromisso pela conformidade legal, transparência, governança, gestão de riscos, prevenção, integridade, corrupção e antissuborno, segurança da informação e auditoria periódica. E mais importante, vão mostrar através da experiência de cada um como fazer isso.

O primeiro é Deivison Pedroza, CEO do Grupo Verde Ghaia. Com mais de 40 milhões de acessos no YouTube, Deivison Pedroza é fenômeno na Internet, além de ser um conceituado empresário, empreendedor e líder de sucesso.

O Prêmio Compliance também irá contar com o Paulo Mancio, sênior vice-presidente de Design e Construção da AccorHotels América do Sul. Ele possui experiência técnica, desenvolvimento e comercial em gestão. É uma pessoa que está em constante inovação e vai trazer isso para a sua palestra. Também é responsável pela implementação de cerca de 300 hotéis e, atualmente, possui um pipeline com mais de 180 empreendimentos hoteleiros sob a sua gestão executiva. O executivo também atuou na gestão de projetos e na construção de complexos hoteleiros pertencentes a redes globais, tais como: Melia, Staybrigde, Radisson, bandeiras Quality/Atlântica Hotels e Cinemark.

José Cláudio Securato, também estará presente para falar sobre Inovação Disruptiva. Securato é sócio, presidente e professor da Saint Paul Escola de Negócios, Diretor da Faculdade de Tecnologia Saint Paul. Conhecido pela sua expertise em economia brasileira, mercado financeiro e governança corporativa e por ser o idealizador da metodologia LIT criado para a plataforma de Onlearning que combina prática, teoria e tecnologia.

Por fim, Alexandre Biagi também estará presente. Ele é presidente da empresa Uberlândia Refrescos, Instituto Alexa e Alebisa, estudou em Massachusetts e Harvard e é conhecido por sua perseverança, inovação e empreendedorismo.

Já deu para perceber que será uma grande oportunidade para ouvir grandes nomes falando sobre compliance, empreendedorismo e gestão. E mais que ouvir, após a premiação será possível conversar com eles, fazer networking com outros convidados e representantes de empresas participantes, trocar ideias e experiências, tirar dúvidas e ter novas ideias.

Para ter mais informações, é só acessar o site do IV Prêmio Compliance Brasil. Lá você encontra todas as informações detalhadas sobre o evento e também como participar. Não perca essa oportunidade!

Sair da versão mobile