Ambipar ESG

Prêmio Compliance ESG Brasil 2021: Veja como foi a cerimônia e os ganhadores da premiação.

Ganhadores Prêmio Compliance 2021


Nesta última quinta-feira, dia 04 de novembro, ocorreu a 6ª Edição do Prêmio Compliance ESG Brasil. Idealizado pela VG, o Prêmio é um evento que ocorre anualmente, desde 2012, contemplando todo o território nacional, e tem como objetivo valorizar, incentivar e reconhecer as empresas que estão em conformidade com as leis aplicáveis ao seu negócio e, mais especificamente, que investem continuamente e revelam bons resultados em sustentabilidade do negócio, através do compliance atrelado aos pilares do ESG. 

Neste ano, o evento foi organizado pela Ambipar em parceria com as suas duas empresas, VG e Âmbito, e aconteceu em São Paulo. O local escolhido para sediar essa edição foi o Teatro Zoome, na Av. Brigadeiro Faria Lima. O local conta com uma estrutura única e desenvolvida especialmente para eventos durante a pandemia. O evento contou com todos os protocolos de segurança disponíveis, inclusive, disponibilizando testes in loco para os participantes e solicitação de comprovante de vacinação. 

Sob a condução de Rosana Jatobá, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a painéis de debate com os convidados: Antônio Lacerda, Vice-Presidente Sênior da BASF, Roberto Klabin, Fundador da Fundação Mata Atlântica, Rodrigo Figueiredo, Vice-presidente de Sustentabilidade da Ambev, no Painel ESG. Além disso, no Painel Governança, tivemos: Leila Loria, Presidente do IBGC, Mariana Oiticica, Head de Governança e Sócia do BTG Pactual. 

Após a apresentação dos painéis, foi a vez da CEO da Ambipar VG ter o seu momento no palco. Com um discurso sensível, Daniela Pedroza refletiu sobre a profundidade do conceito ESG, a importância da sua prática pelas empresas na construção de um futuro sustentável e como ele se aplica à vida de todos à sua volta. 

Em seguida, foi o momento mais esperado da noite: a premiação. As empresas concorrentes foram avaliadas por uma metodologia baseada nos dados de cumprimento legal monitorados ao longo do ano através de 2 sistemas de monitoramento legal, o Sogi (VG) e Legal (Âmbito). Dessa forma, concorreram mais de 3500 empresas, divididas em 6 categorias, sendo elas: Gestão Integrada, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional, Segurança de Alimentos, Energia e Empresa Destaque, sendo essa última um reconhecimento para organizações, clientes da Ambipar, que possuem sua trajetória pautada em princípios transparentes e éticos e que primam pela excelência de seus negócios através dos pilares ESG.

 

Conheça as empresas ganhadoras do Prêmio Compliance ESG Brasil deste ano: 

 

Categoria Energia

 

  1. FEMSA – Itabirito
  2. SPDM – ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA – Unidade  HTEJZ BRIGADEIRO
  3. Electrolux – Curitiba

 

Categoria Saúde e Segurança 

 

  1. Unilever HPC – Aguaí
  2. Monsanto Camaçari
  3. Multi-rio Operações Portuárias S/a – Unidade Rio de Janeiro

 

Categoria Segurança de Alimentos e Qualidade

 

  1. Tetra Pak – Monte Mor
  2. Duas Rodas Ltda – Unidade Jaraguá do Sul
  3. Froneri Brasil Industrial de Sorvetes – Unidade Rio de Janeiro

 

Categoria Meio Ambiente

 

  1. Mondelez Brasil Ltda – Unidade Curitiba
  2. Cabot Corp
  3. Imerys do Brasil – Paulínia

 

Categoria Gestão Integrada

 

  1. Rio de Janeiro Refrescos – Unidade Jacarepaguá
  2. Tetra Pak Ponta Grossa
  3. Uberlândia Refrescos Ltda – Unidade Uberlândia

 

Categoria Governança (Empresa Homenageada)

 

  1. Logicalis

 

O mercado se mostra cada vez mais atento e exigente quando se trata de ESG, e o Prêmio Compliance ESG é uma importante ferramenta de valorização e incentivo para as empresas que buscam o cumprimento voluntário das leis, as boas práticas de governança e a sustentabilidade atrelada ao ESG. 

Dessa forma, ter o nome da sua marca associado a ele é de extrema importância para a imagem da empresa perante os investidores e clientes. Além disso, o ESG é um movimento de mudança para uma sociedade mais justa e sustentável, preservando o mundo para as futuras gerações. O caminho já foi traçado e agora não há possibilidade de volta mais, o ESG representa o futuro.

 

 

 

Confira o texto de Daniela Pedroza apresentado no Prêmio Compliance ESG Brasil na íntegra:

 

“É um orgulho imenso falar do Prêmio Compliance ESG Brasil. Um prêmio que tive o orgulho de participar da sua idealização, lá em 2012, e que, desde a sua origem, tem o objetivo de valorizar, incentivar e reconhecer as organizações estão em conformidade com as leis aplicáveis ao seu negócio.

Hoje, em sua VI Edição, o prêmio ganha uma dimensão ainda maior, tendo a realização do Grupo Ambipar e a parceria da Âmbito. Estamos ganhando o mundo! 

Um mundo que está retomando agora da pandemia do coronavírus e que tem a oportunidade de ressurgir tendo como base os conceitos de responsabilidade ambiental, social, e de governança que o ESG traz. Dessa forma, as empresas que realizam com maestria não só o cumprimento legal, através do compliance, mas também uma gestão que permeia genuinamente os conceitos ESG, precisam e devem, mais do que nunca, serem reconhecidas e valorizadas.

Então, aqui nesse momento, teremos mais uma vez essa grande e importante missão de apresentar as empresas vencedoras que tanto se empenham para atingir os melhores resultados em sua gestão.

Isso nos dá um grande poder não é mesmo, pessoal? Um poder de levantar a bandeira e dizer que somos os melhores… mas antes de anunciarmos os grandes ganhadores, eu gostaria de dividir com vocês algo que venho pensando sobre o conceito ESG e sua conexão com a liderança e o poder. Peço licença ao Michael Oliveira, que em seu podcast “Relação com o Poder” explica muito bem o que, para mim, é a prática ESG dentro das organizações.

Sustentabilidade para mim é algo muito presente, vivo disso há 23 anos, quando, de repente, surge uma sigla, ESG, que humaniza as relações entre as pessoas e a sustentabilidade, mas não é a mesma coisa? Ops… sim… é a mesma coisa… de repente, já não estamos falando mais de negócios, e sim de propósitos… mas não exclui a força das empresas no mercado. Sim! Quanto maiores os nossos números, maior a oportunidade de se “fazer” ESG, de prosperar, de pensar no coletivo, mas isso só é possível com líderes que atuam com discrição e com senso de contribuição.

Sim! Estamos falando de poder, mas de um poder encorajador, capaz de compartilhar, onde todos saem ganhando, todos! Não o poder que nos reveste de uma aura especial, aquele poder bajulador. 

Segundo Frei Beto, para muitos o poder é a suprema ambição, que nos faz trocar de casa, de guarda-roupa, de carro, e quem sabe, até de marido, de esposa. Aquele poder aos olhos dos comuns dos mortais de ter a chave da felicidade alheia, poder de liderar projetos, distribuir cargos. Quem se apega ao poder, mira-se todos os dias no espelho da Bruxa da Branca de Neve e não suporta as críticas.

Meus caros, sou obrigada a concordar novamente com Michael Oliveira, que diz que, quanto mais focado no poder, mais atrasado é a gestão. Líderes evoluídos são humildes!

Então… Bora fazer!

O ego tem medo de não ser aceito, o poder é o escudo daqueles que temem pela sua exposição, o poder é a força dos covardes, opressão e desigualdade, a diminuição das pessoas.

O caminho evolutivo da humanidade também passa por isso. Precisamos ter consciência de que toda a forma de poder é uma forma de morrer por nada, mas podemos escolher despertar pelo desenvolvimento coletivo, focar no que realmente importa.

Em nossa atual relação com a natureza, por exemplo, quem está com o poder nas mãos, lida com os recursos naturais de forma egoística, como se fossem seus, fazem deles o que bem entendem, criando um ciclo desequilibrado, espalhando a miséria, a doença e a morte, entre as pessoas e todas as outras espécies. É bem assim que a maior parte da humanidade se relaciona com o planeta.

Como empresa e sociedade, nós seremos melhores à medida que nossos líderes usarem todo o seu poder para o que é harmonioso e para o que é justo, frente a um propósito coletivo. Não se apegar ao poder, mas usá-lo a serviço de algo bom para todos. 

A maneira como tratamos uns aos outros, a nossa própria casa e os recursos naturais, diz muito sobre o nosso nível de consciência hoje. Você nunca será livre enquanto usar o poder sem consciência, e a única forma de neutralizar a força destruidora do poder é o amor. O amor não vence o poder, ele o compartilha.

E onde há amor, há entrega, há empatia, harmonia. Onde há amor, há ética, há prosperidade ambiental, econômica e social.

Por isso, onde há amor, há ESG!

Sejam ESG! Mas sejam ESG de FATO!”

 

Assista ao vídeo do Prêmio Compliance Brasil 2021

 

Sair da versão mobile