Ambipar ESG

Processos de Outorgas Superficiais e Subterrâneas: MG Atualiza Lista de Declarações Obrigatórias

Segundo o Portal Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), foi atualizada recentemente os critérios referentes aos processos de outorgas superficiais e subterrâneas em Minas Gerais. Desde o mês passado as declarações de Atendimento do Prestador de Abastecimento de Água, outorga em área urbana e declaração em área rural para intervenções localizadas nestas áreas respectivamente, são obrigatórias.

Conforme acordo firmado entre o IGAM, MPMG e a Copasa, em meados de julho, foi estabelecido que a declaração deve agora ser obtida via Copasa ou via qualquer outra prestadora de serviços de abastecimento de água em municípios do Estado.

Em consonância com a legislação de saneamento básico, tais regras impactam diretamente nos requerimentos e procedimentos para a obtenção de outorgas de uso de água em Minas Gerais, tanto superficiais quanto subterrâneas.
Ressaltando que, para os processos de outorga que já estavam em andamento até o dia 5 de setembro de 2023, o órgão irá solicitar informações complementares, visando a conformidade com as novas diretrizes legais, bem como que dados solicitados estejam completos e ajustados com o acordo regulamentar atualizado.
Para mais informações sobre as atualizações nas declarações obrigatórias em processos de outorgas superficiais e subterrâneas, os interessados deverão acessar o portal oficial do IGAM em: www.igam.mg.gov.br ou entrar em contato por meio dos canais de atendimento disponibilizados pela instituição.

Considerações Finais

Caro (a) leitor (a), caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito do tema abordado neste artigo, ou tenha interesse em nos conhecer melhor, entre em contato conosco! 
Nós atuamos no mercado de Gestão Empresarial há mais de 20 anos! Nossos consultores estão preparados para melhor lhe atender.

Gabriela Viana | Analista de ESG

Fonte: www.igam.mg.gov.br

Sair da versão mobile