Ambipar ESG

Recomendações sobre produtos que podem substituir o álcool 70%

Recomendações sobre produtos saneantes que possam substituir o álcool 70%.

Foi publicado recentemente a Nota Técnica ANVISA Nº 26, de 23-04-2020, na qual nos trouxe alternativas para a substituição do álcool 70%, por conta da observância do aumento da demanda do produto, como também considera importante fornecer informações sobre outras alternativas a serem utilizadas na desinfecção de objetos e superfícies frente ao novo Coronavírus.  Importante destacar que as orientações se aplicam ao uso dos produtos fora dos locais de assistência à saúde, para os quais já existem recomendações específicas.

Salientando que estas recomendações pretendem orientar a utilização de produtos desinfetantes para objetos e superfícies, como alternava ao álcool 70%. Estudos mostram que desinfetantes domésticos comuns, incluindo sabão ou uma solução diluída de alvejante, podem desativar o Coronavírus em superfícies. O Coronavírus é vírus no qual fica envelopado com uma camada protetora de gordura, sendo que os desinfetantes destroem essa camada de gordura e dessa forma atacam facilmente o Coronavírus.

A maioria dos desinfetantes requerem de 5 a 10 minutos de tempo de contato para inativar microrganismos, portanto, a limpeza imediata da superfície após a aplicação do desinfetante não permitirá tempo suficiente para a destruição dos vírus. Toalhas com desinfetante são úteis para a limpeza, mas como a superfície tratada não permanece molhada por mais de alguns segundos, provavelmente não são muito úteis como desinfetantes para o Coronavírus.

Segue a relação de ativos de produtos alternativos ao álcool 70% que podem ser utilizados para desinfecção de objetos e superfícies:

* Hipoclorito de sódio a 0.5%;

* Alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3.9%;

* Iodopovidona (1%);

* Peróxido de hidrogênio 0.5%;

* Ácido peracético 0,5%;

* Quaternários de amônio, por exemplo, o Cloreto de Benzalcônio 0.05%;

* Compostos fenólicos;

* Desinfetantes de uso geral com ação virucida.

A água sanitária e alvejantes comuns podem ser utilizados diluídos para desinfetar pisos e outras superfícies (tempo de contato de 10 minutos). Lembre-se de que estes produtos podem deixar manchas em alguns materiais. Recomenda-se a seguinte diluição, a qual deve ser usada imediatamente, pois a solução é desativada pela luz:

* Água sanitária: diluir 1 copo (250 ml) de água sanitária / 1L água;

* Alvejante comum: 1 copo (200 ml) de alvejante / 1L água.

Ademais, não devem ser usados os seguintes materiais e equipamentos para desinfecção de superfícies e objetos:

* Vassouras e esfregões secos, pois as partículas contaminadas podem ser veiculadas no ar e atingir outras superfícies e objetos;

* Nebulizadores e termonebulizadores (equipamentos utilizados no combate a insetos/pragas, que geram uma fumaça de substâncias inseticidas/agrotóxicos);

* Frascos de spray com propelente: use frascos de aperto simples.

Para mais informações, acesse a íntegra do texto desta norma por meio do módulo LIRA do Sistema SOGI, ou através do Future Legis.

Rodrigo Aleixo Nunes|Setor Jurídico

Sair da versão mobile