Ambipar ESG

Confira tudo que aconteceu no IV Prêmio Compliance da Verde Ghaia

IV Prêmio Compliance marcou a todos os presentes e até aqueles que participaram durante a transmissão ao vivo da premiação. Saiba um pouco do que ocorreu no IV Prêmio da Verde Ghaia.

Confira nossa canal no Youtube

A noite do dia 27 de junho vai ficar na memória de muitos. Foi a noite em que aconteceu em Belo Horizonte o IV Prêmio Compliance Brasil, organizado pela Verde Ghaia, reunindo as melhores empresas brasileiras, referência no quesito excelência em sistemas de gestão. Mais de duas mil organizações concorreram, e dez foram as grandes vencedoras. São elas, segundo as categorias nas quais concorreram:

Estas empresas, ao serem reconhecidas e premiadas por estarem em compliance e cumprirem todos os requisitos aplicáveis à atividade que desempenham, ganharam mais visibilidade no mercado nacional, tornando-se exemplos de empresas que adotam práticas sustentáveis em seus processos, crescendo de forma íntegra ao mesmo tempo em que respeitam a sociedade e o meio ambiente.

É papel do mercado e não do Estado exigir que as empresas estejam em Compliance

PRÊMIO COMPLIANCE BRASIL 2019 DA VERDE GHAIA – AUDITÓRIO DO SICEPOT EM BH.

Além da premiação, o IV Prêmio Compliance Brasil contou com momentos de muitos ensinamentos e troca de experiências. Um deles foi a palestra proferida por José Cláudio Securato. José Cláudio é sócio, presidente e professor da Saint Paul Escola de Negócios, que possui mais de 10 mil alunos e 400 professores. Durante o evento, ele falou sobre como a Inteligência Artificial está reinventando a aprendizagem.

Foi trazido para o debate as limitações do modelo clássico de ensino e a necessidade de se reinventar. Como? Unindo a inovação com a transformação digital, de forma a sincronizar tecnologia, economia, sociedade e cultura. Somente assim o aprender pode ser constante, acontecendo a todo o momento. Isso é o on learning, um conceito disruptivo de aprendizagem. O exemplo prático de como isso é possível é o Paul, uma plataforma cognitiva desenvolvida pela Saint Paul. Através dessa inteligência artificial abre-se um leque de oportunidades para compreender melhor os alunos e aperfeiçoar substancialmente a forma de ensinar.

Em seguida aconteceu o talk “Gestão de Riscos”, com Daniela Pedroza, sócia e diretora técnica da Verde Ghaia, Carlos Pitanga, COO Assurance, Americas na BSI e Roberta Volpato Hanoff, advogada, especialista em Direito Empresarial, auditora líder das normas ISO 19600 e ISO 37001 (Sistemas Integrados de Gestão de Compliance e Antisuborno). Neste talk foi demonstrado, através da experiência dos três, que a gestão de riscos não é custo, mas sim investimento. Que na verdade, caro é remediar ações, e não as prevenir.

O melhor exemplo para ilustrar isso é Brumadinho, tragédia que afetou todos os pilares da sustentabilidade. Por isso, é muito mais papel do mercado e não do Estado exigir que todos estejam em compliance, trabalhando com todas as questões da contenção dos riscos, desde infraestrutura e TI até pessoas, processos e procedimentos.

De acordo com Daniela, “hoje, nós que temos que ditar as regras, querer uma gestão de riscos para um Brasil melhor”.

Saiba o que aconteceu no Talk Show do IV Prêmio Compliance

TALK SOBRE GESTÃO DE RISCOS
IV PRÊMIO COMPLIANCE BRASIL 2019 DA VERDE GHAIA – AUDITÓRIO DO SICEPOT EM BH.

Em seguida a palestra foi sobre riscos cibernéticos, tema extremamente importante para qualquer empresa nos dias atuais. Marta Helena Shuh, líder de Riscos Cibernéticos Brasil na Marsh, foi a responsável, falando um pouco sobre os riscos atuais que as empresas estão suscetíveis no mundo digital e como se proteger deles através do compliance.

Em seguida, ocorreu o talk sobre Compliance no Brasil. Nele estavam presentes Deivison Pedroza, CEO e presidente da Verde Ghaia, que conduziu o debate; Alexandre Biaggi, presidente da empresa Uberlândia Refrescos, Instituto Alexa e Alebisa; e Paulo Mancio, sênior vice-presidente de Design e Construção da AccorHotels América do Sul. Foi um momento de um bate-papo mais descontraído, em que também apareceu a importância de analisar, gerir e avaliar os riscos de uma organização e a necessidade de se aproximar mais do cliente, de valorizar mais as relações humanas e promover o desenvolvimento humano. Outro ponto de destaque foram as ações que tanto a empresa de Alexandre quanto a de Paulo estão adotando para preservar o meio ambiente, demonstrando que ambas possuem a sustentabilidade como norte.

Por fim, para encerrar este momento, foi lançado o Pacto de Integridade e Compliance pela Sustentabilidade (PICS). Como o próprio nome já diz, é uma iniciativa voluntária firmada entre as organizações que procura fornecer diretrizes para a promoção da ética e do crescimento sustentável, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Ele foi idealizado por Deivison Pedroza, que reconhece e reforça a importância da transparência, da conformidade legal, da governança, da gestão de riscos, da prevenção, da integridade, da anticorrupção e antisuborno, da segurança da informação e da auditoria periódica em todas as empresas. 

Sucesso dos anos 80 esquenta o Happy Hour da Premiação

SHOW DA BANDA HANOI-HANOI E ARNALDO BRANDÃO
IV PRÊMIO COMPLIANCE BRASIL 2019 DA VERDE GHAIA NO AUDITÓRIO DO SICEPOT EM BH

Após os talks e a premiação, aconteceu o happy hour com Arnaldo Brandão e Hanoi-Hanoi, sucesso dos anos 1980. Este momento foi considerado por muitos participantes como extremamente importante e especial, porque foi a oportunidade de conversar com os representantes das empresas que estavam ali participando do evento, trocar experiências, conhecer mais o trabalho de cada uma e aumentar o networking.

Por mais que se tente descrever o que foi o IV Prêmio Compliance Brasil, é impossível. Só quem esteve lá sentiu a experiência de ter vivenciado esse evento. Mas se você quer ter uma ideia, é só ver as fotos oficiais que estão disponíveis nesse link ou procurando por #premiocompliance nas redes sociais.

Confira as fotos do IV Prêmio Compliance Brasil realizado no dia 27/06 pelo Grupo Verde Ghaia em Belo Horizonte.

E como tudo que é bom dura pouco, a todos que participaram ficaram as lembranças, os aprendizados adquiridos e a certeza de estar presente novamente na próxima edição do Prêmio Compliance Brasil.


https://inforex.com.br/comunicacao/empresas-se-reunem-para-firmar-pacto-de-integridade-e-compliance-em-sustentabilidade/
Sair da versão mobile