Ambipar ESG

RADAR SIT – Ferramenta com Informações de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais

Radar SIT trata-se de um painel com dados e estatísticas referentes a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ocorridos no país, criada através da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho.

É uma importante ferramenta para prevenção de acidentes no trabalho, possibilitando que toda sociedade, representações de trabalhadores e empregadores estudem a acidentalidade os setores. Sendo possível a adoção de medidas de prevenção, evitando a ocorrência de novos acidentes.

Inspeção de Trabalho: funcionalidades

A Inspeção do Trabalho visa assegurar a aplicação das disposições legais existentes, relacionadas às condições de trabalho e à proteção dos trabalhadores no exercício das suas profissões, assim como a duração do trabalho, segurança; higiene, bem-estar; salários, entre outros temas.

E um dos objetivos institucionais da SIT, destaca-se pela necessidade de divulgar para a sociedade o resultado de sua atuação, bem como números referentes aos resultados de suas fiscalizações.

Acidente de Trabalho: Comunicação

O Radar SIT possui uma nova função de consolidar os dados das Comunicações de acidente do Trabalho – CAT. E nesta primeira atualização, a ferramenta já possui dados do período de 01-01-2014 a 07-06-2021.

As informações são disponibilizadas de acordo com o vínculo na base de dados através dos auditores fiscais.

Entretanto, a propagação de informações auxilia na tomada de decisões contribuindo para prevenção de acidentes. Sendo um meio de divulgação alinhado com a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT, buscando a participação de todos.

Assim, qualquer pessoa interessada pode pesquisar o perfil acidentário, as ocupações, número de acidentes de trabalho nos últimos 8 anos, atividade com maior incidência e distribuição geográfica de acidentes e trabalhadores.

Registro no SIT

No Radar SIT de Acidentes no Trabalho são disponibilizados os dados em cinco seções:

Evolução;

Atividades Econômicas;

– Regiões;

Perfil Acidentário;

Ocupações.

Para entender cada dado, esses foram divididos conforme critérios abaixo:

Evolução: Nada mais é que uma análise da série temporal da quantidade de acidentes de trabalho registrados em CAT por ano.

Atividades econômicas: CAT emitidas por setor de atividade econômica (CNAE).

Regiões: Distribuição geográfica dos acidentes de trabalho registrados.

Perfil Acidentário: Efeitos e origens mais comuns dos acidentes de trabalho.

Ocupações: Quais são as ocupações (CBO) mais afligidas por acidentes de trabalho.

É possível aplicar diversos filtros em qualquer uma das opções acima , podemos destacar a emissão de CAT, tipo de acidente, duração do tratamento, ocorrência de óbito, bem como filtros de situações que definem os acidentes, sendo esse: agente causador, situação geradora, natureza da lesão e grupos da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Contudo, o Radar SIT mostra-se como um importante instrumento para a prevenção de acidentes do trabalho, na medida em que essas informações possibilitam entender como anda a eficiência das medidas adotadas para assegurar a saúde e segurança do trabalho dos colaboradores de uma empresa.

Considerações Finais

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do tema abordado neste artigo, ou tenha interesse em nos conhecer melhor, entre em contato conosco!

Atuamos no mercado de Gestão Empresarial há mais de 20 anos! Nossos consultores estão preparados para melhor lhe atender.

Aproveite para conhecer também o nosso departamento de Compliance e Riscos ESG!

Thais Cardinali | Assessoria Jurídica

Sair da versão mobile