Ambipar ESG

Saúde e Segurança Ocupacional: O Raio X dos acidentes de trabalho no Brasil

Hoje, dia 18 de julho, às 9 horas da manhã, 22.869.522.102 era o total de gastos da previdência com benefícios para acidente de trabalho desde 2012. Era, porque esse número é atualizado a cada milésimo de segundos. Veja outros números deste mesmo horário:

Esses dados são do Observatório Digital, site do Ministério Público do Trabalho em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da USP, que atualizam esses números em tempo real. O Observatório Digital foi criado pela Equipe do SMARTLAB de Trabalho Decente, uma iniciativa de cooperação internacional entre o MPT e a Organização Internacional do Trabalho e concebido através dos parâmetros científicos da pesquisa “Acidente de Trabalho: da Análise Sócio Técnica à Construção Social de Mudanças”, conduzida pela USP.

O SMARTLAB apresenta este serviço para estimular a transparência no acesso público a informações relacionadas à saúde e à segurança no trabalho atualizado da maneira mais precisa possível. Erros e problemas identificados são corrigidos com prioridade, além de documentados. Todas as informações pessoais ou de entidades são mantidas sob sigilo, sem presença na extração, exceto para identificar sua existência e sua participação nas agregações construídas.

A base informacional do Observatório foi desenvolvida para permitir a análise complementar de duas dimensões específicas relacionadas com a saúde e segurança no trabalho: a comunicação de acidentes de trabalho e a concessão de benefícios previdenciários.

Conheça  a Legislação de Saúde e Segurança do Trabalho do Brasil – clique aqui

Cursos EAD – Verde Ghaia

Funcionalidades Principais

Principais funcionalidades de análise propostas pelo Observatório, destacam-se:

Estimativas do custo previdenciário da manutenção de benefícios derivados da ocorrência de acidentes e doenças no trabalho como ferramentas de sensibilização e conscientização da importância das ações preventivas.

Finalmente, a partir das análises produzidas pelo Observatório, é possível, desde logo, iniciar novas ondas de priorização da atuação do Poder Público em âmbito nacional, estadual, e municipal, com base nos princípios de gestão orientada para resultados e gestão baseada em evidências, conforme as características específicas de cada contexto ou território – o que permite a realização de ações imediatas com o objetivo preventivo.


Fonte: https://observatoriosst.mpt.mp.br/ 

Conheça alguns cursos na área de Saúde e Segurança no Trabalho – Cursos EAD da Verde Ghaia

Ficha de Emergência para o transporte terrestre de produtos perigosos

Sair da versão mobile