Ambipar ESG

Recursos Hídricos e os Desafios para o Futuro

recursos hídricos

Em seu primeiro vídeo do Projeto Colunistas Verde Ghaia, Fernando Persechini, advogado especialista em direito ambiental, inicia uma reflexão sobre gestão de recursos hídricos na atualidade.

No mês de março deste ano, foi sediado, em Brasília, o 8º Fórum Mundial da Água. As discussões mais importantes que ocorreram durante o evento, tiveram como tema a garantia ao atendimento da Meta Nº 06 dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Meta esta que visa atingir, até tal ano, o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos.

Em 2015, segundo dados da FAO, 181 países atingiram uma cobertura de pelo menos 75% nos serviços básicos de água potável. A organização avaliou que, no último século, a falta de água aumentou 1,7% mais rápido que a população. Agravando, assim, os conflitos regionais acerca destes recursos e trazendo desafios complexos para a garantia da universalização ao acesso.

Segundo Urilch Beck, as mudanças climáticas percebidas devem ser classificadas como uma “metamorfose do clima”. O que impossibilita que previsões históricas e estudos avançados consigam estabelecer padrões para o comportamento climático no planeta e antecipar consequências.

As discussões acerca destas mudanças, em tempos de crise ambiental, são o fio condutor dos debates atuais sobre a utilização e disponibilidade dos recursos hídricos.

Outro grave problema enfrentado, caracteriza-se pela ausência de qualidade da água para consumo humano. Enquanto em alguns locais a seca prolongada leva à escassez da água, em outros, a contaminação dos recursos hídricos, corrobora para que este bem, mesmo existindo, não possa cumprir sua função para abastecimento humano e produção agrícola.

Será necessário, portanto, o desenvolvimento de novas tecnologias, investimentos públicos e privados e respeito às normas ambientais vigentes para que se possa alcançar as mudanças necessárias que garantam um consumo sustentável dos recursos hídricos.

Assista ao vídeo e confira o conteúdo da Coluna na íntegra.

Sair da versão mobile