Ambipar ESG

Rede Globo – Instituto Oksigeno

Como Presidente do Instituto OKSIGENO, e atuante na área de gestão ambiental há mais de 15 anos, estou honrado em contribuir para o Programa “Uma Vida, uma Árvore”.

O OKSIGENO acredita na seriedade e na importância do propósito do programa, que busca levar vida para parques, praças e outros locais públicos das cidades, através do plantio de mudas de árvores para cada criança nascida e registrada no município. Como auditor do processo, o Instituto tem o compromisso de garantir a credibilidade do programa de responsabilidade socioambiental.

Dessa forma, através de um software exclusivo, acompanhamos e validamos os dados e os resultados apurados no período 2013/2014 e verificamos o quanto a proposta está sendo efetiva.

Mudas plantadas no Programa Uma árvore, uma vida!

Somente as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem somaram 1628 mudas plantadas no ano de 2012. Ficou pendente a auditoria da Prefeitura de Betim, em atendimento à justificativa e ao pedido de prorrogação por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que alegou que as atividades de plantio ainda estão sendo realizadas.

Parabenizamos a todos pelo trabalho já realizado e os resultados já alcançados. Sabemos que eles representam um grande avanço. Mas, aproveitamos esse momento para desafiar a todos a ampliar de forma contínua o programa.

Afinal, o meio ambiente já começou a nos cobrar os danos sofridos ao longo dos anos. Falta de água, aquecimento global, desastres naturais. São apenas pequenos indícios do que está por vir.

Plantio de árvores como alternativa viável

Segundo o novo estudo do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a temperatura média da superfície da Terra aumentou 0,85% entre 1880 e 2012. Não há dúvidas de que o principal agente é o homem. E também de que é necessário fazer algo para reverter esse quadro.

O plantio de árvores é uma alternativa viável, pois, além da absorção do gás carbônico, temos a revitalização dos ambientes e a melhoria do aspecto visual. Por isso, o programa “uma árvore, uma vida”, é um exponencial nesse processo.

Afinal, se a proposta é plantar uma árvore a cada criança nascida e a taxa de natalidade em Minas Gerais é de aproximadamente 290 mil nascidos por ano, conseguiríamos ampliar em até 20% o número de mudas plantadas.

Então, deixamos esse desafio de buscar sempre a expansão do programa. Vamos trabalhar juntos para conscientizar a todos sobre a importância de deixarmos a nossa contribuição, o nosso legado, para um mundo melhor!

Conheça mais os trabalhos de Responsabilidade Social da VG! Receba novidades e dicas sobre sustentabilidade empresarial, certificações e consultorias. Assine a newsletter da VG!

Deivison Pedroza

Sair da versão mobile