Ambipar ESG

Trabalho Temporário é Regulamentado por Decreto

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 15/10/2019 o Decreto Nº 10.060, de 14-10-2019, que regulamenta o trabalho temporário de que trata a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974.

Uma das disposições trazidas pela norma é a obrigatoriedade da empresa de trabalho temporário estar devidamente registrada no Ministério da Economia, remunerar e assistir os trabalhadores temporários quanto aos seus direitos, a que se referem os art. 20 ao art. 23, bem como a de a anotar, nas anotações gerais da Carteira de Trabalho e Previdência Social do trabalhador temporário, ou em meio eletrônico que a substitua, a sua condição de temporário, conforme regulamentado em ato do Ministro de Estado da Economia.

Outra disposição é a responsabilidade da empresa tomadora de serviços ou cliente de garantir as condições de segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores quando o trabalho for realizado em suas dependências ou em local por ela designado, observando que deve também, estender ao trabalhador temporário colocado à sua disposição o mesmo atendimento médico, ambulatorial e de refeição destinado aos seus empregados existente nas suas dependências ou no local por ela designado.

Decreto Regulamenta o trabalho temporário

No Capítulo IV da norma, tem-se as demais disposições relacionadas ao trabalhador temporário, quanto à jornada de trabalho, remuneração e demais direitos. Importante ressaltar que a norma também revogou expressamente o Decreto nº 73.841, de 13 de março de 1974.

Para maiores esclarecimentos, acesse a íntegra do texto deste Decreto por meio do módulo LIRA do Sistema SOGI ou através do site Future Legis.

Bruna Marques da Costa / Departamento Jurídico.


Leia Mais:

https://www.verdeghaia.com.br/blog/historia-da-saude-e-seguranca-do-trabalho/
https://www.verdeghaia.com.br/blog/operacoes-insalubres-e-a-nr15/
https://www.verdeghaia.com.br/blog/tragedia-de-brumadinho-por-deivison-pedroza/
Sair da versão mobile