Ambipar ESG

Relevância da Auditoria de Primeira Parte

A auditoria mais importante entre as auditorias é sem dúvidas a auditoria de primeira parte. É nela que você realiza antes das auditorias de segunda e/ou terceira.

Mas há um engano muito comum ao pensar que a auditoria de primeira parte seria apenas para fins de validação de fornecedor (segunda parte) certificação de um órgão acreditado pelo INMETRO (terceira parte), a auditoria de primeira parte também sua aplicabilidade para otimização e padronização dos seus processos.

Essa auditoria inspeciona toda sua empresa para verificar se está de acordo com os requisitos da norma que a empresa é certificada ou pretende certificar. Ao realizar a auditoria a empresa tem ciência em quais processos/ produtos necessita de alguma melhoria e elabora planos de ação para tratar as não conformidades.

Vale ressaltar que a pessoa indicada para realizar essa auditoria necessita ser capacitada, experiente e tenha conhecimento do que irá auditar para não deixar nenhum item importante passar. Além disso, o auditor interno precisa ser objetivo e imparcial. Segundo a norma ISO 19011 que dá a diretriz de como deve ser realizado uma auditoria cita no item 4 item A:

Convém que os auditores e a(s) pessoa(s) que gerenciam um programa de auditoria:

— Desempenhem seu trabalho eticamente, com honestidade e responsabilidade;

— Somente realizem atividades de auditoria se forem competentes para isso;

— Realizem seu trabalho de uma maneira imparcial, isto é, mantenham-se justos e sem tendenciosidade em todas as suas interações;

— Desempenhem sensíveis a quaisquer influências que possam ser exercidas sobre o seu julgamento enquanto estiverem realizando uma auditoria.

b) Apresentação justa: a obrigação de reportar com veracidade e exatidão

Convém que as constatações de auditoria, conclusões de auditoria e relatórios de auditoria refitam com veracidade e precisão as atividades de auditoria. Convém que os obstáculos significativos encontrados durante a auditoria e não resolvidos por divergência de opiniões entre a equipe de auditoria e o auditado sejam reportados. Convém que a comunicação seja verdadeira, precisa, objetiva, em tempo hábil, clara e completa.

Além disso a escolha de um auditor não é o único ponto relevante para a auditoria de primeira parte ser bem-sucedida, ele necessita ter recursos, independência das suas ações e que estejam livres de tendencias da organização para ter uma conclusão objetiva.

A norma também cita as dicas para auditado no item 05:

Para entender o contexto do auditado, convém que o programa de auditoria leve em conta:

— Objetivos organizacionais;

— Questões externas e internas pertinentes do auditado;

— Necessidades e expectativas de partes interessadas pertinentes;

— Requisitos de segurança e confidencialidade da informação.

A auditoria de primeira parte é a primeiro passo para a melhoria contínua na sua organização e para realizar uma auditoria bem-organizada indicamos que tenha as seguintes diligências:

Considerações Finais

A Ambipar Green Tech possui uma gama de soluções ESG e uma equipe de especialistas que buscam desenvolver as empresas de diversos setores e maturidade sobre o tema em questão. Para saber mais entre em contato com nossa equipe comercial.

Willy Luiz da Silva – Consultor SGI

Sair da versão mobile