Ambipar ESG

Resolução que institui a Política Nacional do Poder Judiciário para o Meio Ambiente

Resolução que institui a Política Nacional do Poder Judiciário para o Meio Ambiente - sogi - laia - sistema de conformidade legal - meio ambiente

Resolução que institui a Política Nacional do Poder Judiciário para o Meio Ambiente - sogi - laia - sistema de conformidade legal - meio ambiente

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou, no final do ano de 2021, a Resolução nº 433/2021, a qual institui a Política Nacional do Poder Judiciário para o meio ambiente.

No artigo de hoje, abordaremos sobre o que dispõe a referida norma, qual o seu objetivo e seus pontos principais. Acompanhe conosco e saiba mais!

O que está previsto na Resolução nº 433 de 2021?

A Política Nacional do Poder Judiciário para o Meio Ambiente consiste em uma atuação estratégica dos órgãos do sistema de Justiça para a proteção dos direitos intergeracionais ao meio ambiente e se desenvolverá com base nas seguintes diretrizes, conforme dispõe a Resolução nº 433:

Além disso, de acordo com a mencionada Resolução, é importante salientar que é responsabilidade do Conselho Nacional de Justiça, estabelecer diretrizes e elaborar instrumentos técnicos de âmbito nacional para auxiliar tribunais, magistrados(as) e servidores(as) que atuam em ações ambientais.

Ainda, o CNJ fornecerá periodicamente, através do “SireneJud”, relatórios de inteligência ambiental para auxiliar a identificação do tempo de tramitação das ações judiciais ambientais, das unidades judiciárias com maior número dessas ações e as regiões de atenção prioritária para a Política Nacional do Poder Judiciário para o Meio Ambiente.

Por fim, é válido ressaltar que, o Conselho incentivará a capacitação contínua de magistrados(as), servidores(as), conciliadores(as) e mediadores(as) na resolução de conflitos ambientais em parceria com as Escolas Judiciais e as Escolas da Magistratura.

Considerações Finais

Quer ficar por dentro de todas as atualizações das leis e normas aplicáveis ao seu negócio?

Nosso software atua no mercado há mais de 20 anos ajudando empresas a ter agilidade no controle de leis e melhoria para sua Gestão do Meio Ambiente, Qualidade, Saúde e Segurança, Gestão Riscos, Gestão de Fornecedores e muito mais!

CLIQUE AQUI e saiba mais.

 

Juliana Amora | Assessoria Jurídica

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário UNA e assessora jurídica do Departamento de Compliance e Riscos ESG da Ambipar VG.

 

Sair da versão mobile