Ambipar ESG

Coca-Cola Andina Brasil: o timing é a Responsabilidade Social

Responsabilidade Social.

A Coca Cola Andina nasceu em 1946, com o nome Embotelladora Andina, com licença para produzir e distribuir os produtos Coca-Cola no Chile. Desde então, com sua responsabilidade e compromisso, tornou-se uma empresa líder, admirada pela comunidade e pelo sistema Coca-Cola, e expandiu suas atividades para outros países, como Brasil e Paraguai.

Desde o momento em que se instalou no país, o respeito aos trabalhadores, ao meio ambiente e à comunidade sempre foi preocupação constante da Coca Cola Andina Brasil. Por isso, destaca-se o seu desempenho pelo cumprimento da promessa de um serviço de excelência através do atendimento de todos os requisitos legais, por uma gestão inovadora na indústria e pelo orgulho da marca que representa.

Esses são os seus objetivos, cumpridos com maestria e seriedade, fazendo com que a Coca-Cola Andina Brasil seja reconhecida e premiada por suas ações em responsabilidade social.

Timing é a Responsabilidade Social

Prêmio Compliance Brasil, da Verde Ghaia – Sicepot em BH.

Na Coca-Cola Andina Brasil o desenvolvimento é baseado em comportamentos éticos, que orientam suas ações em toda a cadeia de valor. É integrado em sua gestão sustentável o compromisso com a sociedade, a legislação e os requisitos de The Coca-Cola Company. 

Os seus princípios se baseiam no respeito aos direitos humanos e a promoção à integridade, tendo por objetivo a promoção de um ambiente de trabalho seguro e diverso. Para isso, contam com Programas de Responsabilidade Social que impulsionam o crescimento das comunidades em seu entorno.

Conheça os Programas de Responsabilidade Social

Um desses programas é o Programa de Inclusão Coca-Cola Andina Brasil. Através dele a organização permite a experiência entre diferentes indivíduos, potencializando o desenvolvimento deles, através do impulso ao autoconhecimento e ao apoio da acessibilidade. O foco de suas ações recai no aprimoramento dos talentos humanos, porque a Coca Cola Andina acredita na diversidade como fator de crescimento mútuo para a empresa e também para os colaboradores. Com o lema “Quebrando paradigmas, mudando a cultura e proporcionando experiências”, o Programa foi iniciado em uma única unidade.

Saiba o que você precisa fazer para estar em Compliance, assim como a Coca-Cola Andina!

Hoje, contam com pessoas com deficiências que contribuem para o alcance dos ótimos resultados da organização, distribuídas em várias unidades, três estados e 38 cargos diferentes. Portanto, a Coca Cola Andina Brasil muda a cultura através de exemplos.

Outro programa de destaque é o Coletivo Jovem, que tem como objetivo inspirar e empoderar jovens de 16 a 25 anos, moradores de comunidades urbanas de baixa renda, por meio da capacitação e desenvolvimento profissional, valorização da autoestima e conexão com novas oportunidades de geração de renda.

Fruto de um processo de cocriação e aprendizados adquiridos em campo com parceiros, Organizações Não-Governamentais (ONGs), comunidades e beneficiários finais, o curso do Coletivo conta com uma tecnologia social que norteia todo o trabalho, respeitando as especificidades de cada local onde é implementado, garantindo assim escala e seu aprimoramento contínuo.

O Coletivo tem como causa principal a empregabilidade e entende que o processo de desenvolvimento profissional dos jovens vai além da vaga de emprego. Para isso, trabalha com uma abordagem que incentiva o protagonismo e a liderança, fortalecendo a autoestima dos participantes.

Ao final do curso, os jovens são conectados com oportunidades de emprego, e aqueles que tenham outros objetivos profissionais, como por exemplo empreender e continuar os estudos, são direcionados para parceiros que tenham expertise nesses temas. Desde o início de sua implementação em 2010, o Coletivo Jovem já impactou mais de 219 mil jovens em 75 comunidades brasileiras.

Compromissos da Coca-Cola Andina com a Sociedade

PRÊMIO COMPLIANCE BRASIL 2019 DA VERDE GHAIA NO AUDITORIO DO SICEPOT.

Ainda em relação aos compromissos da empresa com a sociedade, há o programa de Jovem aprendiz Coca-Cola Andina Brasil. Este programa iniciou-se com um curso administrativo alocando jovens apenas em suas áreas internas.

Com o intuito de aumentar o percentual de absorção, foram testados outros cursos com foco em logística, em vendas e também na área industrial. Entretanto, só foi possível elevar significativamente este percentual quando foi introduzido o aprendizado voltado para a Ativação de Mercado com atuação prática nos mercados parceiros.

A assertividade na escolha se deu devido a análise dos movimentos apresentados pela empresa (cultura, inovação, turnover, oportunidade de ingresso/perfil) e a expectativa dos jovens em ingressar no mercado de trabalho, compreendendo suas limitações devido à baixa formação e experiência.

A vivência com a área de vendas permite que o jovem tenha acesso a todos os lançamentos e campanhas em primeira mão. Além disso, faz com que se sinta parte fundamental do negócio quando percebem que o repositor é responsável pela gôndola, principal canal entre o cliente e a empresa. Com o modelo Jovem Aprendiz Repositor de Mercado, foi triplicado o percentual de efetivação na Coca Cola Andina Brasil.

Venha participar do próximo PRÊMIO COMPLIANCE BRASIL. Saiba como! Aproveite para ver as fotos e o vídeo dos melhores momentos do Prêmio Compliance. Clique aqui para ver!

Prêmio Compliance Brasil: o reconhecimento da excelência na gestão corporativa

Sair da versão mobile