Ambipar ESG

Saiba tudo sobre o Programa 5S – Qualidade Total

O QUE É O PROGRAMA 5S

O 5S, também conhecido como Programa 5S ou ainda como [1]Housekeeping, é uma metodologia aplicada para a melhora da qualidade no ambiente de trabalho através da organização, limpeza e conduta das pessoas de forma estruturada e de fácil execução.

Uma vez implementada é capaz de modificar não só o ambiente de trabalho, mas, se for estendido para o campo pessoal de cada indivíduo, pode trazer melhora do humor, na maneira de conduzir suas atividades e nos relacionamentos interpessoais.

Em um ambiente profissional, a desordem da infraestrutura de uma empresa ocasionada por equipamentos mau alocados, peças faltantes, materiais e ferramentas fora do lugar, bem como a existência de sujeiras atrapalham a execução dos procedimentos operacionais necessários para a realização das tarefas, resultando em atrasos e prejuízo para a organização. Quando incorporado aos padrões operacionais da empresa, o 5S proporciona maior visibilidade e controle das atividades e otimização dos recursos necessários para a realização das ações, contribuindo para a eliminação do desperdício, seja de tempo, material ou energia, favorecendo assim a redução de erros ou falhas no processo produtivo.

SURGIMENTO

Sua origem se deu no Japão logo após a 2º Guerra Mundial (década de 50) onde, diante de um cenário de destruição e sujeira nas fábricas, o professor Kaoro Ishikawa elaborou uma metodologia, tendo por base práticas milenares de educação oriental, para evitar o desperdício e organizar o ambiente diante de um país devastado e com escassez de recursos.

Figura 1 Japão antes e depois da 2º Guerra Mundial

A prática surtiu efeito e alcançou grande sucesso no Japão, sendo incorporada às rotinas de trabalho das empresas orientais e ganhando repercussão internacional no meio corporativo, de forma que outras empresas ao redor do mundo começaram a adotar essa metodologia e a disseminá-la.

No Brasil, o 5S foi formalmente lançado na década de 90 sendo fortemente difundido entre as empresas cuja finalidade foi a de aumentar a produtividade com as práticas de redução de desperdícios e aumento de produtividade.

SIGNIFICADO DOS 5S

O nome 5S é derivado de cinco palavras japonesas iniciadas pela letra “S”, as quais foram acrescidas do termo “senso” na tradução para o português a fim de melhor expressar o sentido de cada palavra conforme seu significado original.

São elas:

整理      SEIRI             Senso de Utilização, Seleção, Descarte, Classificação, Organização

整頓     SEITON          Senso de Ordenação, Arrumação, Organização

清掃     SEISO             Senso de Limpeza, Inspeção, Zelo

清潔     SEIKETSU      Senso de Saúde, Padronização, Higiene, Asseio, Bem estar

躾          SHITSUKE      Senso de Autodisciplina, Disciplina, Autocontrole, Respeito

Cada conceito integrante do 5S representa um pouco da filosofia oriental através de uma atitude, uma ação que, quando conjugados, expressam as ideias centrais de organização e controle. Quando praticados reiteradamente e incorporados ao dia a dia, o 5S pode proporcionar melhora na qualidade de vida, refletindo diretamente em um ganho na produtividade profissional e também pessoal de cada indivíduo.

Como consequência no âmbito corporativo, a prática da metodologia 5S pode proporcionar melhor controle dos processos com a economia de recursos e otimização das atividades, condições essenciais para o desenvolvimento sustentável de uma empresa.

APLICAÇÃO

Por se tratar de conceitos de fácil entendimento, a prática do 5S em uma organização permite sua execução em todos os setores da empresa, seja qual for seu ramo de atuação ou tamanho, sendo bem empregado tanto no “chão de fábrica” quanto no ambiente administrativo.

Considerado pelas indústrias japonesas como fator básico para o sucesso de programas de qualidade, como o TQC (Total Quality Control) ou Qualidade Total, é amplamente utilizado pelas organizações que buscam não só atender as demandas de seus clientes com produtos ou serviços quanto por instituições que desejam atuar de forma responsável e coerente com seus objetivos.

Através de sua aplicação, é possível trabalhar de forma otimizada os recursos necessários para a fabricação de produtos ou prestação de serviços racionalizando a utilização de documentos, materiais e equipamentos, customizar a mão de obra e agilidade dos processos, bem como promover o bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores que participam ativamente do programa, permitindo uma melhora nos relacionamentos interpessoais e também estímulo para o desenvolvimento de cada indivíduo.

VANTAGENS DO 5S

Dentre as inúmeras vantagens trazidas pela adoção do programa 5S, destaca-se:

Em uma perspectiva mais prática, pode-se citar como exemplo o estoque de materiais onde o método de guardar por tipos, tamanhos, cores, etc. facilita sua localização (economia de tempo), sua reposição (economia de recurso), bem como prioriza seu uso adequado no processo (diminui ou elimina o risco de falhas).

Da mesma forma, um ambiente limpo pode evitar a contaminação por doenças, falhas ou defeitos em estruturas ou equipamentos que estejam cobertos com poeiras ou debaixo de entulhos, risco de acidentes ocasionados por pisos molhados ou com algum material escorregadio (óleos, graxas, etc.) ou ainda aparentar descuido em uma estação de trabalho suja e com excesso de materiais.

[1] Housekeeping, conservação da casa, é um programa voltado para a mobilização dos funcionários através da implementação de mudanças no ambiente de trabalho, incluindo eliminação dos desperdícios, limpeza e arrumação das salas. Significado de housekeeping. Dicionário Formal, nov. 2011. Disponível em: <http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/housekeeping/3594/>. Acesso em: 18 ago. 2016

Quer saber mais e instituir o programa na sua empresa? Veja o conteúdo completo.

Sair da versão mobile