Ambipar ESG

Segurança de Barragens: Acordo para fortalecimento é firmado em Minas Gerais

A Agência Nacional de Mineração (ANM), em conjunto com a Defesa Civil de Minas Gerais firmaram parceria para fortalecer a segurança de barragens de mineração do Estado. O acordo de cooperação técnica foi assinado no dia 12 de dezembro de 2023, pelo diretor-geral da ANM, Mauro Sousa, e pelo coronel Carlos Frederico Garcia, chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual da Defesa Civil de Minas.

 

Saiba mais a respeito da parceria firmada entre a ANM e a Defesa Civil de MG

Além do coronel Carlos Frederico Garcia, participaram do evento que ocorreu em Belo Horizonte/MG, para definir ações prioritárias do acordo de cooperação técnica, o superintendente de Segurança de Barragens da Agência Nacional de Mineração, Luiz Paniago, e a diretora de Segurança de Barragens da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Ive Cangussu.

Destaca-se que, entre as ações abrangidas no acordo, que terá o prazo de vigência de cinco anos, estão a conjugação de esforços na fiscalização, prevenção, resposta e recuperação em caso de problemas com barragens de mineração e apoio mútuo para disseminação de boas práticas e técnicas avançadas em segurança de barragens.

Ademais, a parceria prevê um programa de educação e de comunicação para conscientizar a sociedade sobre segurança de barragens e desenvolver cultura de prevenção a acidentes e desastres. O primeiro encontro para definir as ações prioritárias do acordo aconteceu no dia 19 de dezembro de 2023.

A segurança de barragens de mineração se tornou um assunto delicado após o rompimento da barragem do Fundão, na cidade de Mariana, em 2015, e da barragem da Mina Córrego do Feijão, na cidade de Brumadinho, em 2019, acontecimentos que provocaram centenas de mortes e grandes danos ambientais.

De acordo com Luiz Paniago, em razão da complexidade e impacto potencial, a segurança de barragens de mineração requer uma abordagem integrada, sinérgica e articulada entre os dois órgãos e que, com isso, pode-se garantir mais segurança, em especial, a habitantes de comunidades a jusante dessas estruturas.

Por fim, é válido mencionar que, para o coronel Carlos Frederico, esse acordo permitirá a troca de conhecimento entre os dois órgãos e uma evolução mais ágil e eficaz de técnicas e tecnologias de segurança de barragens. Ele ressalta que se trata de mais um instrumento que explicita que a população é o foco do governo e o maior beneficiado no tema.

Considerações Finais

Gostou do artigo? Caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito do tema abordado, ou tenha interesse em nos conhecer melhor, não deixe de entrar em contato conosco!

Nós atuamos no mercado de Gestão Empresarial há mais de 25 anos! Os nossos consultores estão preparados para melhor lhe atender. Fale conosco!

Juliana Amora | Assessoria Jurídica

Sair da versão mobile