Ambipar ESG

Agroindústria: como implementar um Sistema de Gestão Integrada?

A Agroindústria tem forte participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, no beneficiamento, na transformação de produtos e no processamento de matérias-primas provenientes da agropecuária.

O PIB do agronegócio brasileiro cresceu 3,81% em 2019, uma alta considerável e importante, após dois anos sucessivos de resultados pouco favoráveis ao setor, que vinha sofrendo com preços relativos cada vez menores.

Em 2019, o PIB do agronegócio representou 21,4% do PIB brasileiro total. Os dados são do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, calculados em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e com a Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz).

Nesse cenário, é necessário que a Agroindústria possua processos produtivos devidamente gerenciados e monitorados, visando sempre a melhoria contínua, nos moldes dos Sistemas de Gestão.

Como implantar um SG de Qualidade ou Integrada na Agroindústria?

É valoroso que o empregador rural invista em um Sistema de Gestão Integrada (Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente, entre outros), com programas de prevenção de acidentes e melhoria da qualidade de Vida dos Trabalhadores. Tais ações além do cumprimento legal, agregam valor aos produtos, processos e marca.

Um SG – Sistema de Gestão – implantado favorece toda a cadeia produtiva e os processos em uma organização, possibilitando o monitoramento e medição de suas entradas e saídas, de acordo com requisitos de gestão e requisitos legais.

As melhores empresas no mundo possuem sistemas de gestão implementados e mantidos, favorecendo diretamente a melhoria contínua de dos processos, além de possibilitar (preparar) a implantação de novos projetos, como por exemplo, gestão de requisitos legais, gestão de fornecedores, gestão de energia, gestão de resíduos, Compliance, entre outros.

Mercado Agro: tenha uma gestão engajada

O “Mercado Agro” está em amplo crescimento e desenvolvimento em nosso País, logo, as empresas que possuírem uma gestão engajada e pautada em requisitos normativos e legais, terão logicamente mais espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

O Sistema de Gestão de Qualidade – para muitos a base de todos os sistemas de gestão (ISO 9001), “encaixa como uma luva” na Agroindústria, observando sempre as características de cada organização.

A Gestão de Qualidade na Agroindústria edifica bases sólidas para a Alta Direção organizar e mapear processos, estabelecer diretrizes e responsabilidades, estabelecer uma Política coerente com a missão e visão da organização, gerenciar controles operacionais, desenvolvimento de produtos e serviços, sempre com foco na melhoria contínua dos processos.

Ademais, ouvimos pelos quatro cantos que o Brasil é o Celeiro do Mundo, e que a expansão agrícola faz parte de políticas públicas que impulsionam nossa economia. Isto posto, as organizações da agroindústria com uma gestão integrada devidamente implementada, certamente estará na frente em matérias como: questões legais, cadeia produtiva, gestão de processos, etc.

A Verde Ghaia possui uma equipe altamente qualificada e competente, para lhe auxiliar na implantação de Sistemas de Gestão na Agroindústria.

Entre em contato conosco e solicite uma proposta de implementação com uma equipe especializada e know-how.

Edson Filho | Consultor Verde Ghaia


Fonte:https://www.cepea.esalq.usp.br/br/pib-do-agronegocio-brasileiro.aspx

Sair da versão mobile