Ambipar ESG

Softwares que auxiliam no gerenciamento de Requisitos Legais Aplicáveis

Cada vez mais as empresas estão atentas a importância de trabalhar com o um Sistema de Gestão Integrada – SGI e a certificação de processos, produtos e serviços, porém, para se obter uma certificação e evitar penalidades à empresa é necessário cumprir uma série de requisitos legais.

Todos estes requisitos legais são fundamentais para o sucesso do Sistema de Gestão Integrada – SGI da organização para que nada se perca ao longo da implantação de melhorias e ações que estejam de acordo com os requisitos legais. Para você entender tudo sobre este assunto, separamos o que você precisa saber, confira o artigo.

O que são requisitos legais?

Requisitos Legais são todas as legislações, leis e sanções que se aplicam ao negócio e devem ser cumpridos para evitar punições e problemas com os órgãos públicos em nível municipal, estadual ou federal. É importante salientar que os requisitos legais não devem ser seguidos apenas pelas grandes empresas, os pequenos e médios negócios devem obedecer a pelo menos, 500 legislação e muitas vezes, chegando entre 3.000 a 4.000 requisitos legais. Enquanto que as grandes empresas, o número de legislações aproximam-se de 1.000 à 9.000 requisitos legais. Em um ano, no Brasil, é possível chegar a quase 10.000 novas normas legais que as organizações precisam monitorar.

O monitoramento de legislações e leis no Brasil fazem parte do cumprimento do dever legal das empresas no País. E, mesmo diante desta grande quantidade de requisitos legais, eles só abarcam escopo de meio ambiente, saúde e segurança ocupacional. Por isso, é fundamental o gerenciamento dos requisitos legais, bem como o cumprimento legal de requisitos. Além disso, as organizações devem se preocupar também com os requisitos estatutários, , outorgas.

E é, justamente, nesse ponto que as Organizações acabam sendo multadas, desperdiçando recursos devido a falta de monitoramento dos seus requisitos aplicáveis. Há um outro fator determinante que e que acaba ocupando tempo e recursos das empresas: ler os requisitos publicados, interpretá-los e avaliá-los para saber se eles são aplicáveis ou  não às atividades do negócio. E caso, passe algum requisito despercebido, o organização corre o risco de ser atuada ou multada.

Como o Sistema de Gestão Integrada auxilia no monitoramento?

Um Sistema de Gestão Integrada – SGI é responsável por unificar todos os processos da organização para que se tenha uma visão holística de todas as operações realizadas. Assim, permitindo que os colaboradores de diferentes departamentos realizem os processos da mesma maneira. A gestão integrada, portanto, envolve alguns processos e setores, como por exemplo:

Com um Sistema de Gestão Integrado – SGI funcionando de maneira satisfatória, a empresa pode obter certificações, tais como a ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001.

O que preciso para implementar um Sistema de Gestão Integrada – SGI?

Para que um Sistema de Gestão Integrada – SGI seja implementado, é preciso levantar, identificar, analisar atualizar e acessar todas as legislações e sanções que podem afetar de maneira ou indireta o negócio da empresa. Todo este estudo permite que a empresa faça uma análise de todos os riscos que podem afetar a organização, pois, as empresas que não cumprirem os requisitos legais podem ser punidas com multas, sanções, interditadas e até mesmo impossibilitadas de obter uma certificação internacional por descumprimento ou desconhecimento do requisito legal aplicável.

As certificações funcionam como “certificados de excelência” para a execução da tarefa ou processo,, funcionando como vantagens estratégicas para a organização. E quais as vantagens de uma certificação? Entre as ações de uma certificação estão, entre outros fatores, o monitoramento da sua empresa quanto a satisfação do consumidor, gestão de recursos naturais bem como o recurso de energia, buscando sempre a redução de consumo, a promoção de ações de saúde ocupacional e segurança de trabalho dos colaboradores. Todas estas ações promovem um ambiente mais produtivo e saudável, visando sempre o processo de melhoria contínua.

Entre as vantagens da certificação estão:

Software de monitoramento de Requisitos Legais torne sua empresa competitiva

O gerenciamento dos requisitos legais, faz parte do processo de melhoria contínua das empresas e funciona como prevenção de punição e problemas com os órgãos públicos. Grande parte disto, já foi pontuado. Porém, o gerenciamento dos requisitos desempenha ainda mais funções, como por exemplo, o impedimento para tirar certificações e até mesmo a aplicação de multas pela não conformidade da organização.

No entanto, por meio de um software de requisitos Legais, é possível garantir o cumprimento legal da atividade da organização, se livrando de todas as consequências da não-conformidade.

O SOGI – Software da Verde Ghaia, é uma plataforma capaz de contribuir, significativamente, para o monitoramento dos requisitos legais. Além de oferecer agilidade na gestão das organizações quando o assunto é conformidade legal. O Software da Verde Ghaia permite que as empresas identifiquem todas as não conformidades e elaborem planos de ação, adaptadando as necessidades do negócio.

Em relação ao gerenciamento de requisitos, o Software Verde Ghaia analisa diferentes aspectos do negócio, tais como:

Todo o processo de análise, realizado pelo SOGI, é feito com base nas mais modernas normas de padronização internacional, entre elas:

O SOGI permite também que você monitore as não conformidades e os resultados da concorrência, tornando o processo ainda mais estratégico.

Um software de requisitos legais como o SOGI da Verde Ghaia é importante para o monitoramento e gerenciamento dos requisitos legais de empresas de todos os tamanhos e de diferentes setores. Além disso, ele ajuda a empresa a estar de acordo com os mais rigorosos padrões internacionais estabelecidos pelas normas ISO, visando sempre o processo de melhoria contínua, em todos os processos da organização. O SOGI é  um software de gestão de requisitos que permite o acompanhamento das conformidades legais, resultando em um plano de ação mais estratégico.

Sair da versão mobile