Ambipar ESG

SOGI: Uma ferramenta de otimização no gerenciamento de requisitos legais

 Acelere o gerenciamento do seu sistema de gestão e obtenha resultados reais com o SOGI – Software de Gestão Integrada.

Hoje apresentaremos uma dica de como podemos facilitar o nosso dia a dia organizacional, utilizando-se de ferramentas capazes de acelerarem o processo de gestão, sendo ele de meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, responsabilidade social, segurança de alimentos ou gestão de energia.

Dificuldades que todo Gestor se depara

Quando pensamos em sistema de gestão, é comum imaginarmos pastas lotadas de documentos, nos transmitindo uma ideia de que, na realidade, o volume de papéis não controla e nem gerencia nada de maneira eficaz. E realmente, acompanhamos muitos gestores que alcançaram o sucesso em seu sistema de gestão justamente ao abandonar o método antigo de gerenciamento ao fazer uso de ferramentas mais tecnológicas.

É evidente que podemos gerenciar e controlar a organização e o seu sistema de gestão de diversas maneiras, com níveis diferentes de sucesso, porém, o uso da tecnologia pode facilitar bastante esse processo. Podemos citar como exemplo o processo de monitoramento e avaliação de requisitos legais aplicáveis, que é um requisito presente em algumas normas, tais como ISO 14001 e ISO 45001.

Já parou para pensar quantos requisitos legais são aplicáveis à sua empresa?
E quais deles são relacionados ao meio ambiente?
Ou Segurança Ocupacional?

À essa altura podemos não ter um número na cabeça, mas sabemos que são muitos. Agora pense em quantos dias você precisaria para levantar toda essa legislação, tendo em vista que temos alterações, exclusões e o surgimento de novas leis quase que diariamente no país. Até aqui podemos observar que o trabalho é grande, e ainda nem mencionamos a parte de interpretar as obrigações legais e avaliar a conformidade.

Como Monitorar com exatidão os Requisitos Legais Aplicáveis

O monitoramento de requisitos legais aplicáveis é um processo extenso, porém deve ser realizado de modo contínuo, principalmente para as organizações que buscam pela certificação do sistema de gestão.

Muitos gestores não estão satisfeitos com o nível de eficiência no monitoramento manual de requisitos legais aplicáveis, justamente por que assim a organização corre o risco de não conseguir acompanhar a atualização legislativa e ficar passível de sanções. Sendo assim, a falta de tempo aliado às necessidades econômicas, têm feito com que esses mesmos gestores busquem por ferramentas informatizadas que possam oferecer a automatização desse processo.

Uma dessas ferramentas é justamente o SOGI. O SOGI é um sistema 100% online com foco na prevenção de riscos através de diversos módulos que possibilitam, por exemplo, o gerenciamento de não conformidades, aspectos ambientais, perigos de saúde e segurança ocupacional, riscos do negócio, requisitos legais aplicáveis, entre outros. Tudo isso oferecendo gráficos e relatórios que subsidiam os gestores nas tomadas de decisão.

Módulos do SOGI

O módulo LIRA, por exemplo, apresenta ao gestor todos os requisitos legais aplicáveis à organização, com atualizações automáticas de inserção, exclusão e alteração de leis. Além disso, o sistema já apresenta a interpretação jurídica das obrigações, para que a organização saiba exatamente o que deve ser adequado. Agora, todo o processo de gerenciamento legal mencionado anteriormente se tornou rápido, seguro e completo, assegurando ao gestor:

* Acesso online de qualquer provedor;
* Acesso a um dos maiores bancos de dados de legislações;
* Confidencialidade e segurança das informações;
* Assessoria para esclarecimento de dúvidas jurídicas;
* Dashboard com visão geral do status de atendimento à legislação;
* Relatórios, gráficos e estatísticas de monitoramento legal;
* Cartas de atualização contendo revogações, inserções e atualizações de legislação;
* Criação de planos de ações, atribuição de responsabilidades e notificação aos responsáveis;
* Suporte técnico na utilização das ferramentas.

Paralelamente a isso, a organização pode economizar ainda mais tempo e recursos através do Outsourcing, que envolve a terceirização de todo o processo de avaliação em si dos requisitos legais. Se você ainda não se sente familiarizado com esse novo conceito em gestão, falamos mais sobre isso em outro artigo sobre a agilidade de processos para a sua gestão.

A Verde Ghaia oferece diversas soluções para alavancar os resultados de seus clientes e manter a eficiência de seus negócios. Além do módulo LIRA, para o monitoramento de requisitos legais, o sistema SOGI ainda oferece apoio em várias outras esferas do sistema de gestão através dos módulos:

GAIA: Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais;

PRSSO: Gerenciamento de Perigos e Riscos de Segurança e Saúde Ocupacional

TNC: Gerenciamento de Não Conformidades, com metodologia completa para realizar a tratativa.

Corporativo: Análise comparativa de indicadores de atendimento legal entre unidades de um mesmo grupo.

Documentos: Gerenciamento de documentos, formulários e registros para o controle do sistema de gestão ou dos processos;

Risco Legal: Identificação de penalidades correlatas aos requisitos aplicáveis à organização (em breve);

Licenças: Gestão de licenças e condicionantes;

Auditoria: Sincronização com o módulo LIRA para a realização de auditorias de conformidade legal e replicação de não conformidades para o módulo TNC.

Riscos do Negócio: Identificação, gerenciamento e tratativa de riscos e oportunidades de uma organização.

Para saber qual o melhor Módulo para o seu negócio, fale com nossos consultores e obtenha resultados surpreendentes na sua Gestão de requisitos legais aplicáveis.

Fernanda Ribeiro Pinheiro

Sair da versão mobile