Ambipar ESG

A importância da Sustentabilidade Empresarial

AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA - ESG - Ambipar VG - verde ghaia - sistema esg - sustentabilidade - complince

AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA - ESG - Ambipar VG - verde ghaia - sistema esg - sustentabilidade - complince

Estamos diante de um cenário em que a sigla ESG está extremamente em alta, e a sustentabilidade está ligada a esses três pilares dessa sigla que é tão importante, qual seja: AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA.

No presente artigo vamos abordar sobre a sustentabilidade empresarial e qual sua importância no “mundo” das organizações.

 

Primeiramente, vamos começar com a definição do que é a sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial caracteriza-se pelo conjunto de práticas, ações e políticas que uma empresa executa que sejam economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis.

Uma organização para entrar no conceito de empresa sustentável necessita ter ações sustentáveis, isso é, seu desenvolvimento, suas atividades, suas ações precisam compactuar com os aspectos ambientais, sociais e econômicos.

A organização precisa ter coerência com o que almeja e com o que exerce na prática, então suas ações precisam ser éticas, de forma em que não agrida o meio ambiente e contribua para o desenvolvimento social.

Além de voltar sua preocupação para as questões ambientais, uma empresa sustentável modifica positivamente sua imagem no mercado em que atua, principalmente em relação aos consumidores.

É notório que cada vez mais os consumidores procuram no mercado produtos e serviços de empresas sustentáveis, e por isso, o ESG é tão importante para que qualquer empresa alcance sucesso e obtenha bons resultados.

Outro aspecto importante relacionado a essa temática, é em relação a valorização das ações na bolsa de valores, pois, os investidores estão voltando cada vez mais sua atenção para comprar ações de empresas sustentáveis socialmente e economicamente.

Além disso, a comunicação frente a sustentabilidade deve ser feita de forma clara, tanto para as pessoas que integram a empresa, quanto para seu público-alvo.

É importante um alinhamento interno das práticas sustentáveis para que todos os envolvidos, os stakeholders, para que saibam dos objetivos da organização e conheçam suas atividades, políticas e ações, que de fato, tornando a organização sustentável.

O desenvolvimento sustentável preocupa-se não apenas com o presente, mas também com o que vai realizar no futuro, é uma iniciativa que a partir do momento em que se inicia, deve ter uma continuidade, são ações que devem perpetuar por todo o tempo, pois, isso poderá ser um grande diferencial de determinada empresa.

O crescimento de um negócio precisa estar atrelado as questões sustentáveis, voltando seu olhar para o aspecto ambiental, social e econômico, isso fará com que a empresa tenha seu planejamento estratégico definido com base nessa temática que trará enormes vantagens a organização.

Outro ponto importante é que, a bolsa de valores criou um Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que é uma ferramenta importante de análise daquelas empresas que possuem ações na bolsa de valores, como forma de apresentar aos investidores sobre como estas empresas estão adotando as práticas de desenvolvimento sustentável.

Esse é um assunto que está em alta na atualidade e por isso nós precisamos ter conhecimento referente a essa temática, que é uma grande diferença em qualquer corporação.

Possui alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer auxiliá-los.

 

Julia Lourenço

Analista de Compliance e Riscos ESG, formada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, e trabalha no Departamento de Compliance e Riscos ESG da Ambipar VG.

Sair da versão mobile