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Sustentabilidade Empresarial: da Introdução aos Princípios

Você sabe o que significa o termo sustentabilidade? O termo hoje, diz respeito ao atual modelo de desenvolvimento e crescimento econômico que vem comprometendo o meio ambiente e seguramente prejudica o próprio crescimento. Isto por que, inviabiliza um dos fatores de produção: o capital natural.

Além de que, um desenvolvimento sem inclusão social e responsabilidade ambiental e social que não visam o bem estar, não pode ser considerado um modelo de desenvolvimento. Mas, apenas de crescimento.

Sustentabilidade Empresarial: Pensando nas gerações futuras

O desenvolvimento sustentável interliga as variáveis econômica, social e ambiental. Eles são os responsáveis por garantir equilíbrio econômico e qualidade de vida.  Assim, a prática da sustentabilidade empresarial, conhecida também como, Tripé da Sustentabilidade, que garante práticas responsáveis relacionadas aos aspectos econômicos, ambientais e sociais do seu negócio, instigam a um modelo viável de desenvolvimento econômico.

“O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades das presentes gerações sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias  necessidades.” World Commission on Environment and Development (WCED), 1986 (Bruntland Report).

O conceito de desenvolvimento sustentável, surge da necessidade das empresas adaptarem seus procedimentos ou até mesmo mudarem sua maneira de agir. Desse modo, empresas que passaram a se comprometer com práticas mais sustentáveis, adequando-as aos valores do conceito sustentabilidade, tiveram crescimento econômico muito maior do que aquelas empresas que ignoram.

Portanto, a aplicação da sustentabilidade empresarial hoje, além de garantir que as empresas se estabeleçam no mercado, a longo prazo, contribui para com o cumprimento dos requisitos legais vigentes, passando a ser o diferencial para que as empresas se sobressaiam em ambientes cada vez mais competitivos.

 Consumo sustentável

Os padrões de consumo da sociedade atual e o modelo produtivo insustentável são ameaças constantes para a disponibilidade dos recursos do planeta. A destruição de ecossistemas e a exploração social são realidades desta sociedade que evidencia a disparidade da entrada de recursos e o consumo. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Consumo Sustentável é definido como:

“O uso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas, proporcionando uma melhor qualidade de vida, enquanto minimizam o uso dos recursos naturais e materiais tóxicos, a geração de resíduos e a emissão de poluentes durante todo ciclo de vida do produto ou do serviço, de modo que não se coloque em risco as necessidades das futuras gerações”.

O Consumo Sustentável é, portanto, identificado como um fator fundamental para se alcançar um desenvolvimento sustentável. Faz-se necessário que os padrões de consumo e produção sejam mais equitativos e que os países se adaptem aos padrões sustentáveis, tanto no aspecto social como no ambiental, com base em uma melhoria da qualidade de vida.

Sustentabilidade Econômica e Ecoeficiência

A ecoeficiência é alcançada mediante o fornecimento de bens e serviços à preços competitivos, desde que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida.

Embora, ao mesmo tempo, deseja-se a redução progressiva do impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do ciclo de vida, em condições, no mínimo, equivalentes à capacidade de sustentação estimada da Terra. (Conceito elaborado pelo World Business Council for Sustainable Development – WBCSD, em 1992).

É a eficiência no uso de materiais e energia com o intuito de reduzir os custos econômicos e os impactos ambientais. Elementos da Ecoeficiência

Estratégias para Sustentabilidade e Responsabilidade Social

A prática da sustentabilidade deve ser incorporada às estratégias das empresasm visando o conceito do desenvolvimento sustentável. Esta prática visa desenvolver para o negócio, soluções inovadoras. A proposta é aliar a redução de riscos e custos e ao mesmo tempo minimizar impactos ambientais e sociais. Assim, é possível otimizar recursos e maximizar as oportunidades.

Para se aplicar a sustentabilidade em um determinado negócio, é fundamental que a primeira medida a ser adotada seja a elaboração de um planejamento e de um estudo minucioso dos processos produtivos da própria empresa e de seus fornecedores, tendo sempre como foco os trê pilares: respeito ao meio ambiente, valorização social e lucratividade.

Ao começar a aplicar as estratégias de sustentabilidade, o empresário estará investindo em lucratividade e em redução de custos operacionais futuros, pois serão identificadas as oportunidades de redução de gastos com a manutenção e funcionamento da empresa e das rotinas diárias de operação. A empresa passará a trabalhar com o princípio da prevenção, ao contrário do modelo utilizado atualmente, onde a empresa arca com custos de tratamento e de disposição final.

As estratégias, a seguir, devem ser adotadas pelas empresas que querem aplicar a sustentabilidade ao seu negócio.

Conscientização: sustentabilidade econômica

 A sustentabilidade dentro de uma organização deve ser entendida de maneira holística, envolvendo todos os setores da empresa, desde a alta diretoria até colaboradores, acionistas e fornecedores.

É fundamental que o primeiro passo a ser dado, para se estabelecer a sustentabilidade empresarial, seja a conscientização destas partes interessadas.  Políticas ambientais sérias e ações diretas devem ser fomentadas e aplicadas de forma contínua.

Análise Custo x Sustentabilidade

Através de ferramentas específicas para tomada de decisão é possível avaliar um projeto, estudo ou alguma inovação. Tendo como base, no entanto os parâmetros financeiros e ambientais. 

Cada possibilidade é avaliada de acordo com seu custo (implantação e operação). Assim como, seu impacto ambiental, favorecendo a correta tomada de decisão.

Aplica-se a avaliação de projetos ou de um determinado negócio, sob a ótica eco socioeconômica. Nesta, incorpora-se, no momento da tomada de decisões, as variáveis sociais e ambientais em contraponto às questões econômicas. .

Necessidade da geração de Produção Mais Limpa

A Produção Mais Limpa (P+L) foi definida pelo PNUMA, no início da década de 1990. Esta é a aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva e integrada aos processos, produtos e serviços. Busca-se dessa forma aumentar a ecoeficiência e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente.

Deve-se entender que todos os resíduos que a empresa gera, ocasionam custos. Isto significa que foram comprados a preço de matéria-prima e consumidos insumos como água e energia. Uma vez gerados, continuam a consumir recursos, seja sob a forma de gastos com tratamento, nas formas de disposição final, ou sob a forma de passivo ambiental gerado. Consequentemente, acarreta-se infrações ou ainda danos à imagem e à reputação da empresa.

O objetivo da Produção mais Limpa é a redução dos impactos ambientais atuando de maneira preventiva.

Aplicações da Sustentabilidade Econômica

Benefícios

Técnicas de Produção mais limpa

Com sua implantação, as empresas se tornam mais competitivas, transparentes, inovadoras e ambientalmente responsáveis.

Portanto, a Produção mais limpa deve estar no centro do pensamento estratégico de qualquer empresa. De um lado, ela traz, comprovadamente, benefícios econômicos. O que significa perdas, quase sempre danosas ao meio ambiente, bem como redução de custos – o que, por sua vez, influencia a posição competitiva do negócio. Por outro lado, a empresa que produz limpo tem sua imagem em harmonia com a comunidade.

Contudo, essa associação poderosa é capaz de reforçar a sua competitividade, no mercado.

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