Ambipar ESG

Tecnologia Blockchain – Gestão de Florestas em MG

O Governo de Minas Gerais utiliza a Tecnologia Blockchain para garantir segurança e transparência a todas as transações e atividades registradas no sistema MG Florestas. A plataforma realiza a gestão de florestas plantadas no estado, com controle da cadeia do carvão vegetal, ajudando na proteção da vegetação nativa. Mais de 87% dos municípios mineiros já aderiram ao sistema. Acompanhe conosco e entenda!

Saiba mais sobre a Tecnologia Blockchain no Governo de Minas Gerais

A iniciativa é desenvolvida pelas Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas (Prodemge), financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

A Tecnologia Blockchain, utilizando um banco de dados distribuído, que armazena dados em vários computadores e à prova de violações, garante que todas as informações relacionadas a produção, colheita e transporte de carvão vegetal sejam permanentes e acessíveis a todas as partes envolvidas. A tecnologia reduz o risco de atividades ilegais, melhorando a eficiência operacional de toda a cadeia produtiva.

De acordo com o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Frederico Afonso Maximiano, que atua na Diretoria Central de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação da Seplag-MG, a tecnologia Blockchain funciona como um livro de registros que facilita o processo de rastreamento de ativos.

Além disso, Frederico destaca que a iniciativa demonstra a importância da inovação no Governo de Minas. Ele menciona ainda que, o MG Florestas acompanha com confiabilidade toda a cadeia do carvão, desde o plantio das árvores até o consumo do produto, tornando o processo mais transparente e sustentável.

O MG Florestas se trata de um projeto dividido em três fases, quais sejam: origem, transporte e consumo do carvão. O Módulo de Cadastro de Plantio, lançado em 2021, foi o primeiro passo na jornada desse projeto para criar uma cadeia produtiva transparente e eficiente. Em 2022, o Módulo de Comunicação de Colheita foi introduzido, proporcionando uma comunicação eficaz entre os produtores e as autoridades envolvidas.

Em dezembro de 2023, está previsto o lançamento do Módulo de Declaração de Colheita de Florestas Plantadas, marcando o início da fase de transporte do carvão vegetal. A iniciativa tem como objetivo otimizar a produção de carvão vegetal em Minas, garantindo a sustentabilidade e a legalidade na cadeia de produção. Para acessar o MG Florestas, o cidadão deverá realizar o cadastro de pessoa física ou jurídica no Portal Ecossistemas.

Considerações Finais

Gostou do artigo? Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do tema abordado, ou tenha interesse em nos conhecer melhor, entre em contato conosco!

Nós atuamos no mercado de Gestão Empresarial há mais de 25 anos! Os nossos consultores estão preparados para melhor lhe atender.

Juliana Amora | Assessoria Jurídica

Sair da versão mobile