Ambipar ESG

Tudo que você precisa saber sobre as Normas Técnicas Brasileiras

Certamente você já deve ter observado empresas que possuem selos de certificação vinculados a sigla ABNT e NBR. Isso ocorre porque muitas instituições adotam a certificação para melhoria interna dos processos como meio de divulgarem que atuam em alto padrão de qualidade.

Mas em que as normas técnicas e a ABNT estão relacionadas a esta melhoria interna e qual a contribuição delas para as organizações?

Acompanhe conosco e saiba mais a respeito deste tema.

Oque são NBRs e qual o papel delas para as empresas?

As Normas técnicas brasileiras, NBRs, como comumente são chamadas, são normas estabelecidas por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que no Brasil é a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas; fornecem, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.

O Organismo certificador brasileiro, a ABNT, é uma instituição privada e sem fins lucrativos fundada na década de 40, responsável pela aprovação de normas para diferentes áreas e seguimentos do mercado.

Em âmbito empresarial, as NBRs possuem uma enorme e positiva contribuição para a os aspectos laborais e pessoais de nossas vidas; sua observância torna o desenvolvimento, a fabricação e o fornecimento de produtos e serviços mais eficientes, mais seguros e mais limpos; facilitam o comércio entre países tornando-o mais justos; fornecem aos governos uma base técnica para saúde, segurança e legislação ambiental; compartilham os avanços tecnológicos e a boa prática de gestão; disseminam a inovação; protegem os consumidores e usuários em geral, de produtos e serviços; bem como tornam a vida mais simples provendo soluções para problemas comuns.

São incalculáveis seus benefícios! Além de ser formuladas com base em critérios de confiabilidade, eficiência, padronização, qualidade, segurança e responsabilidade ambiental, também passam por atualizações e revisões contínuas, mantendo-se sempre efetivas para suprir as necessidades das empresas modernas.

As Normas Técnicas Brasileiras são obrigatórias?

Não obstante as contribuições atribuídas, as normas técnicas não são de observância obrigatória e sim voluntária, salvo se houver legislações e regulamentadoras que impelem seu cumprimento, tornando-as obrigatórias.

A natureza voluntária se dá em razão que de elas não são criadas pelo Governo ou por algum poder público, mas sim por instituições privadas.

Apesar disso, em certas relações comerciais, é comum as empresas requisitarem certificação, não como obrigatoriedade, mas como comprovação de padrão de qualidade, exigindo assim o selo das normas.

Essa é inclusive uma das razões pela procura das instituições por empresas de consultoria especializada na implementação de normas técnicas.

Qual a relação entre NBR e ISO?

Como já pode ter notado, algumas NBRs vêm acompanhadas da sigla ISO, além da comumente vista.

O siglônimo é abreviação para International Organization for Standardization, que é a organização responsável por aprovar normas técnicas internacionais. No Brasil, ela é representada pela ABNT.

Desse modo, quando a NBR vier acompanhada da sigla ISO, significa que essa é a versão brasileira de uma norma internacional, como por exemplo: NBR ISO 9001, NBR ISO 14001, NBR ISO 45001, entre outras.


Considerações Finais

Caso tenha ficado alguma dúvida a respeito do tema abordado neste artigo, ou tenha interesse em nos conhecer melhor, entre em contato conosco!

Atuamos no mercado de Gestão Empresarial há mais de 20 anos! Nossos consultores estão preparados para melhor lhe atender.

Aproveite para conhecer também o nosso departamento de Compliance e Riscos ESG!

Evylin Ivyen | Consultora Jurídica

Sair da versão mobile