Ambipar ESG

Como gerar valor par ao seu negócio através da Certificação ISO?

O que quer dizer ISO? Qual o valor da certificação da norma ISO para o seu negócio? E como você pode gerar valor através dela? Essas são algumas perguntas que pretendemos ajudá-lo a responder!

Como gerar Valor para minha empresa?

A certificação da norma ISO é um processo no qual uma empresa é avaliada para ver se atende aos requisitos das normas correspondentes ao seu nicho de atuação. Ao obter a certificação da norma ISO, você atesta que oferece garantia e legitimidade a seu negócio, segundo os padrões internacionais.

Muitas empresas buscam obter esse certificado, e muitas vezes, quando o obtém, não conseguem agregar valor a ele, deixando de aproveitar todos os seus benefícios.

Entendendo o que é ISO

ISO é a sigla de “International Organization for Standardization”, entidade de padronização e normatização criada na cidade de Genebra, na Suíça, em 1947. Chamamos de ISO e não de IOS, como deveria ser, devido a uma padronização internacional, tornando-se um termo oficial para todos os países, inclusive o Brasil.

Além disso, ISO remete à palavra grega “isos”, que significa “igual”, relacionando-se, portanto, com o propósito da organização.

O objetivo da ISO é desenvolver procedimentos que possam ser aplicados a nível mundial para estimular o comércio de bens e serviços. Por isso são chamadas de norma ISO. Ela promove a normatização de empresas, produtos e serviços para manter a qualidade permanente, fazendo com que sua organização se destaque no mercado cada vez mais globalizado.

As etapas de uma certificação da norma ISO

Para se adequar às normas, existe a Certificação ISO.
A obtenção deste certificado segue algumas etapas essenciais, tais como:

Diagnóstico: é a primeira etapa na qual identifica-se qual a situação da empresa em relação aos requisitos legais da norma desejada. É através do diagnóstico que se avalia quais as ações que devem ser tomadas para implementar o sistema de gestão. Nesta etapa, é muito importante contar com uma consultoria especializada, porque garantirá mais agilidade ao processo de avaliação da empresa e das necessidades de adequação;

Planejamento: é a segunda etapa, que corresponde a planejar e a organizar tudo que deve ser feito para que o sistema de gestão seja implementado. No planejamento é considerado a complexidade das ações, a data pretendida de certificação, a disponibilidade interna e a necessidade do seu negócio;

Implementação: esta é a terceira etapa na qual são criados os procedimentos e manuais, são identificados aspectos da empresa e desenvolvidas as atividades necessárias para adequação aos requisitos da norma;

Auditoria: é a quarta etapa, que acontece após toda a implementação do sistema de gestão da norma ISO desejada. A auditoria é realizada por um órgão certificador para receber o certificado da norma ISO.

Quem pode conceder a certificação das normas ISO?

Para obter o certificado ISO, você pode contar com a ajuda de uma empresa de consultoria que vai te auxiliar nas etapas de diagnóstico, planejamento e implementação do sistema de gestão e na adequação dos requisitos legais da norma. Conheça 05 motivos que valem a pena para a sua gestão contratar uma empresa especializada em sistemas de gestão.

Na fase de auditoria, são os Organismos de Certificação de Sistema de Qualidade (OCS) os responsáveis por auditarem e validarem a conformidade da empresa para assim concederem e emitirem o certificado.

Para se tornar um organismo certificador, é preciso obter uma licença, chamada de acreditação. O Órgão Acreditador, no Brasil, é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), fundado em 1973. Somente ele tem a autoridade para realizar a acreditação da ISO no país. Isso significa que é o INMETRO o responsável em fornecer a licença para os organismos de certificação realizarem auditorias e emitirem os certificados de maneira competente, coerente e imparcial. Os critérios utilizados por este órgão estão descritos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17021.

O órgão responsável pelas normas é a Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT). Ela também é considerada um organismo certificador independente, sendo que a ABNT Certificadora atua no país desde 1950. Além do Brasil, a certificação ABNT é feita em mais de 30 países da América, Europa e Ásia, servindo de referência para o mercado globalizado, cujo Procedimento de Certificação baseia-se em modelos internacionais, garantindo assim que ele se adeque da melhor forma ao produto, serviço ou sistema que ele pretende certificar.

Quais as vantagens em possuir uma certificação ISO?

Tecnicamente falando, possuir a certificação da norma ISO na sua empresa garante a conformidade, qualidade e segurança de seus produtos ou serviços de acordo com as regras de seu segmento, assegurando a eles eficiência e eficácia e também solidez para sua organização.

Significa igualmente que você irá melhorar os sistemas de gestão de qualidade ou gestão ambiental de sua organização, reduzindo riscos e evitando muitas perdas nos processos produtivos. Dessa maneira, você ganha competitividade em seu nicho de mercado em conformidade às regras técnicas.

Outra vantagem é que, possuindo a certificação ISO, sua empresa e o que você oferece como produtos ou serviços se tornarão diferenciados. Você agrega valor à sua marca, ganha boa reputação e também facilita a introdução de novos produtos no mercado.

Essa agregação de valor demonstra um compromisso com a qualidade de seus produtos ou serviços, podendo transformar toda a cultura da sua organização, estimulando seus próprios colaboradores a buscar constantemente a melhoria contínua.

A certificação ISO também permite medir mais facilmente o desenvolvimento da sua empresa e assim melhorar a sua organização, os seus produtos ou os seus serviços aos olhos de seus clientes.

Entretanto, apenas obter a certificação da norma ISO não assegura todas estas vantagens. Muitas vezes, quando as empresas conseguem o certificado, acabam na verdade perdendo valor, simplesmente por não saber utilizar todos esses benefícios perante o mercado globalizado.

E o que fazer então para que isso não aconteça com sua empresa, e que você possa gerar valor para o certificado tirando proveito de todos os seus benefícios?

Como gerar valor com o certificado ISO

Como gerar valor com o certificado ISO: contrate uma consultoria especializada! Para aproveitar todo o valor da certificação de uma norma ISO e manter esse selo em sua empresa, contar com a ajuda de uma empresa de consultoria é fundamental.

A Verde Ghaia, empresa há mais de 20 anos no mercado especializada em certificação ISO, pode te ajudar a garantir mais agilidade e efetividade na obtenção da certificação ISO e depois em todo o processo para manter o certificado. Ela pode estar com você em todas as etapas, cuidando de cada detalhe, pois é especialista em ferramentas rápidas e práticas para o monitoramento legal e a implantação de sistemas de gestão.

Antes de obter a certificação da norma ISO
Primeiramente, você iniciar o processo para possuir a certificação ISO, a Verde Ghaia, através de sua equipe multidisciplinar com experiência prática nos mais diversos ramos do mercado, vai avaliar adequadamente a realidade da sua empresa, descobrir qual a norma ideal para sua organização e também as suas necessidades de adequação.

Implementação e Manutenção da certificação ISO

Durante o processo de obtenção da sua certificação, através do SOGI, software de gestão da Verde Ghaia, e também da plataforma de Consultoria Online, você pode gerenciar todas as tarefas do seu sistema de gestão. Assim, é possível emitir alertas e suporte rápido sempre que necessário, identificando as ações corretivas para ajustes antes da certificação.

Para gerar mais valor ao seu certificado ISO, um dos pontos importantes é a auditoria interna. Essa auditoria, realizada internamente dentro da empresa, permite identificar possíveis falhas e realizar ações para correção das mesmas, de modo também a prevenir futuros problemas. Com a auditoria interna é possível gerenciar os requisitos legais mais facilmente e manter toda a documentação e comprometimento de seus colaboradores com a qualidade.

O SOGI e a plataforma de Consultoria Online também podem (e devem) ser utilizadas para a manutenção da sua certificação da norma ISO, ajudando a realizar esta auditoria interna e permitindo a melhora no sistema de gestão.

Outros serviços que a Verde Ghaia oferece e que são muito importantes para a geração de valor de sua certificação da norma ISO são:

Aproveite todas as vantagens e gere valor com os resultados da sua certificação ISO

Ao obter a certificação da norma ISO, você agrega muito valor a seu produto ou serviço, porque se diferencia de seus concorrentes e oferece qualidade, credibilidade e confiança a seus clientes. Você também vai atestar que proporciona garantia e legitimidade a seu negócio segundo padrões internacionais, pois atende aos requisitos técnicos e de segurança do mercado globalizado.

Para garantir que todos os benefícios gerados por uma certificação ISO aconteçam para sua organização, contrate a Verde Ghaia como sua empresa de consultoria. Ela estará com você em todas as etapas, vai facilitar todo o processo de obtenção e manutenção e ainda garantir a geração de valor da sua certificação da norma ISO.

Sair da versão mobile