Ambipar ESG

Prêmio Compliance Brasil: o reconhecimento da excelência na gestão corporativa

A tragédia de Brumadinho trouxe como uma das suas grandes lições a necessidade de uma organização em estar de acordo e cumprir com todas as normas, leis e requisitos aplicáveis à sua atividade. Ou seja, demonstrou ao mundo a necessidade de estar em compliance.

Desde janeiro, quando rompeu a barragem da Mina do Córrego do Feijão, aumentou o número de empresas preocupadas em melhorar o controle e a eficiência de seus processos corporativos, apesar de toda a crise econômica instalada no Brasil atualmente. Quem vê isso na prática é Deivison Pedroza, CEO do Grupo Verde Ghaia, especialista em soluções para a implementação em compliance nas empresas a nível nacional e internacional. A Verde Ghaia foi fundada em 1999, e desde então é referência no mercado quando o assunto são sistemas de gestão ágeis, eficazes, inovadores e modernos.

Compliance pode ser a palavra de ordem no momento. Mas para a Verde Ghaia é muito mais que isso. É o compromisso que ela assume com todos os seus mais de 2300 clientes espalhados por todo o Brasil e a América Latina, é a responsabilidade dos seus 120 funcionários em atualizar constantemente todo o banco de dados de leis para que absolutamente nada escape, é a busca da excelência na gestão para todos os mais de 50 mil usuários de seu sistema de gestão online e é principalmente a certeza de fazer com que uma empresa cresça de forma sustentável.

Compliance é levado tão a sério por todos da Verde Ghaia, que dia 27 de junho vai ocorrer o IV Prêmio Compliance Brasil. Será a quarta edição em que as melhores empresas brasileiras serão reconhecidas e premiadas por estarem em compliance.

Essa premiação é de extrema importância para o mundo corporativo porque é muito difícil cumprir tudo o que a legislação exige. São mais de cem mil leis existentes. Dependendo da atividade, pode passar de mil requisitos a serem cumpridos. Um que não seja considerado, ou esquecido, ou que não foi percebida uma atualização, pode vir a comprometer todo o trabalho feito.

Passo a Passo para ter um Compliance de Sucesso

A visão do CEO Deivison Pedroza sobre Compliance

E para piorar ainda mais esse cenário, infelizmente o empresariado brasileiro ainda gerencia “problemas”, pois não está acostumado a trabalhar com prevenção e nem gestão de riscos. Faz parte da cultura brasileira esperar o pior acontecer para depois gerenciar as consequências ou até mesmo escondê-las.

Veja o exemplo de Brumadinho. Não foram todas as leis que foram descumpridas. Bastou algumas, quem sabe uma, para que a tragédia tenha ocorrido. Uma lei que seja pode colocar vidas em risco e causar uma degradação incalculável ao meio ambiente. Além disso, o rompimento da barragem também confirmou esse comportamento brasileiro de somente buscar soluções para o problema depois que ele ocorre.

E ninguém hoje quer arcar com consequências tão negativas e correr o risco de ter enorme prejuízo financeiro com algo que pode ser evitável. Mas, se você não tiver a seu lado quem realmente entenda do assunto e que leve o compliance a sério, você corre risco de ser uma Vale no futuro, responsável por uma das maiores tragédias do Brasil. Claro, com as devidas proporções e de acordo com a atividade desempenhada. E se recuperar de um baque desse é para muitos poucos – caso consiga se recuperar. Por isso, que estar em compliance é muito mais barato e traz muito mais retornos financeiros do que descumprir qualquer lei. 

Essa importância de estar em compliance está sendo percebida pelas empresas de vanguarda, tanto que segundo Deivison, após Brumadinho, aumentou em 50% o número de novos clientes da Verde Ghaia. Eles passaram a formalizar seus processos, de modo a atender os requisitos legais aplicáveis às suas atividades. Segundo o CEO da Verde Ghaia, “as empresas estão adotando medidas para reestruturação do negócio, estamos dando um novo sentido ao compliance”. Como consequência, o compliance está se desenvolvendo fortemente no mundo dos negócios, sendo o norte para o mercado e auxiliando o crescimento sustentável das empresas.

Qual o valor do Prêmio Compliance na prática?

Por isso, o Prêmio Compliance Brasil oferecido aos clientes Verde Ghaia tem sido tão importante e desejado por muitas organizações. Quem não quer estar em compliance e ter seus processos dentro das normas exigidas e ainda ser reconhecido pela excelência da gestão corporativa em todo o Brasil por isso?

Todo empresário, executivo, gestores e diretores sérios, éticos, responsáveis e comprometidos com sua organização devem buscar a excelência através do compliance.

O IV Prêmio Compliance Brasil será uma oportunidade única de trocar experiência e adquirir muito conhecimento com especialistas renomados na área de gestão de riscos, inovação disruptiva e riscos cibernéticos, temas muito importantes a serem considerados quando se fala de compliance. É a chance também de conhecer grandes empresas que se mantém em compliance hoje, para se inspirar, se motivar e ver que é possível crescer no Brasil atualmente de forma sustentável e estando de acordo com todas a leis exigidas para seu negócio.

Para saber como não ficar de fora do IV Prêmio Compliance Brasil, entre em contato com a equipe da Verde Ghaia ou acesse o site do Prêmio Compliance para conhecer a metodologia aplicada e as regras de participação.

E para saber mais sobre como a tragédia de Brumadinho fez aumentar o número de empresas que buscam o compliance, confira a  entrevista de Deivison Pedroza concedida ao site Diário do Comércio.

Sair da versão mobile