Ambipar ESG

ISO 50001: 2018 – Mudanças previstas para a nova versão

Tendo a primeira e vigente versão pública em 2011, a ISO 50001 traz requisitos e orientações para um Sistema de Gestão da Energia. Atualmente, esta norma está em processo de revisão, sendo que já foi publicado o DIS (Draft of International Standard) da norma atualizada. Isso quer dizer que ainda podem ocorrer algumas pequenas alterações da versão atual para a final, porém, já é possível entender as principais modificações que ocorrerão nas empresas que buscam essa certificação.

Saiba as principais mudanças previstas para a nova versão.

Para as empresas que já possuem outras certificações como as ISO 9001, 14001, 45001 e 22000 a tendência é de ficar ainda mais fácil a integração dos seus sistemas com a ISO 50001 atualizada. Isso ocorre pois, assim como as demais normas com publicação a partir de 2015, a ISO 50001 seguirá a estrutura de alto nível (HLS). Essa estrutura compartilhada, assim como muitos termos e definições comuns tornam o processo de criação de um sistema de gestão integrado muito mais simples dentro das organizações.

Outro benefício proveniente da nova estrutura da norma virá do envolvimento ainda maior da estratégia do negócio junto às atividades relacionadas à melhoria do desempenho energético da empresa. Isso fará com que fiquem ainda mais claros os benefícios não só ambientais, mas econômico/financeiros que a adoção de um Sistema de Gestão de Energia seguindo as diretrizes da 50001 trará para as organizações.

Contexto da organização e suas partes interessadas

Dessa forma, além da inserção dos itens relacionados ao contexto da organização e suas partes interessadas, as organizações irão trabalhar com:

Tendo sido votado em novembro/2017, o DIS da ISO 50001:2018 – Sistema de Gerenciamento de Energia já está disponível para aquisição, não havendo ainda data prevista para sua publicação.

Em breve traremos mais informações do conteúdo da norma versão 2018! Para mais informações, acesse o site da ISO e acompanhe esse processo!

Sair da versão mobile