Ambipar ESG

Empresa Sustentável, visão do Grupo Verde Ghaia – Jornal Minas

A Verde Ghaia foi exemplo de empresa sustentável no reportagem de Ruth Soares, veiculada no Jornal Minas da Rede Minas, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5/06/2012. Daniela Cavalcante, diretora técnica da Verde Ghaia, falou sobre o tema. Confira!

Verde Ghaia é exemplo de empresa sustentável.

A preocupação com o meio ambiente e com os recursos esgotáveis não é uma novidade, mas nos últimos tempos, setores estratégicos estão voltados para essa realidade. Movido por uma espécie de ‘onda’, o empresariado está despertando para um novo conceito: A chamada ‘economia verde‘, que significa lucro com sustentabilidade.

Governança Corporativa pode ser atrelada a um conjunto de ações, processos, políticas internas e normas que norteiam como sua empresa irá progredir, dessa forma, podemos afirmar que a Governança é o caminho que a organização deve percorrer para assim alcançar os resultados que deseja.

E, para que esses resultados sejam alcançados, é preciso ter a frente uma boa Governança, que irá impulsionar a organização a chegar onde almeja, e para isso, geralmente atribui esse papel aos donos das empresas, mas, é importante ressaltar que todas as partes que compõe a organização devem estar em total sincronia, para que a Governança seja de fato efetiva e promovendo bons resultados.

Principais Pilares da Governança Corporativa

1º Pilar – Equidade

A equidade é o sinônimo de igualdade, e para uma boa Governança isso deve fazer parte da organização, pois, a equidade corresponde a igualdade no tratamento de todas as pessoas que fazem parte da empresa, e igualde de oportunidades, o que afirma ainda mais a integridade da organização.

2º Transparência

A transparência deve ser executada dentro de uma organização, para que assim, a alta direção, seus funcionários, parceiros, investidores, terceiros e todas as partes interessadas, independente da hierarquia, tenham informações claras, isso auxilia na melhor efetividade da gestão de seu negócio, e afirma a confiança nas diversas relações.

3º Responsabilidade corporativa

As pessoas que estão afrente da Governança, isso é, os “agentes da governança”, devem estar a frente de quaisquer questões, e ter responsabilidade para afirmar e executar seus serviços com excelência, afirmando a qualidade de seus produtos, preocupando-se com os aspectos financeiros e econômicos da organização.

4º Prestação de Contas

Todos aqueles que fazem parte da empresa tem o direito a ter as prestações de contas, que envolve a administração, as transações financeiras da empresa e o que é feito no dia a dia, isso também auxilia a fortalecer ainda mais a transparência.

Diante de todo exposto, podemos ver o quanto uma boa Governança Corporativa faz a diferença para que a organização cresça, tenha integridade, alcance seus objetivos, além disso, seja bem vista no mercado em que atua. Uma Governança eficaz fará com que sua empresa alcance cada vez mais o sucesso e afirme sua integridade

Os conceitos e práticas da Governança Corporativa podem alavancar os resultados da sua organização. Por isso, esse sistema vem ganhando força no âmbito empresarial, onde, cada vez mais, as empresas escolhem incorporar essas práticas na cultura da organização.

Assista a matéria completa no nosso canal.


Receba novidades e dicas sobre sustentabilidade empresarial, certificações e consultorias. Assine a newsletter da VG!

Nossos consultores entendem bem do seu negócio. Pode confiar! Aqui, não é preciso perder tempo explicando suas necessidades e seus processos. Conhecemos bem. Afinal, são mais de 20 anos de experiência em soluções para gestão. Fale conosco!

Sair da versão mobile