Ambipar ESG

A meta é se firmar como a “Uber dos resíduos”

0 grupo mineiro Verde Ghaia criou uma plataforma online que aproxima as empresas que geram sobras no processo produtivo das que podem dar um destino adequado a esses resíduos – ANA OLIVEIRA  

Uma plataforma online para auxiliar as empresas que não sabem o que fazer com os resíduos gerados no processo produtivo. É esse o objetivo da VG Resíduos, um sistema online que permite a gestão das sobras de produção de qualquer tipo, como papel, metal e entulho, da geração à destinação final correta, tanto do ponto de vista legal como ambiental. O sistema oferece também uma espécie de “mercado de resíduos”, em que é possível comprar e vender resíduos e encontrar empresas de transporte e tratamento na região. Criada no ano passado, a plataforma tem mais de 200 clientes e faz a gestão de cerca de 4000 toneladas de resíduos por mês. “E como se fôssemos a Uber dos resíduos”, diz o empresário Deivison Pedroza, presidente do grupo mineiro Verde Ghaia, do qual a VG Resíduos é apenas uma das iniciativas mais recentes. Fazem parte do grupo também, entre outros, a Verde Ghaia Bioenergia (especializada em coleta, armazenamento e destinação final de resíduos) e o Instituto Oksigeno, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos com foco em conscientização socioambiental.

Criada em 1999 com um único funcionário — o próprio Pedroza, que é formado em engenharia mecânica e direito — inicialmente para promover a educação ambiental, a Verde Ghaia atende hoje 2300 empresas de médio e grande porte em todos os estados brasileiros e em outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Colômbia. Segundo seu presidente, é a maior empresa brasileira na área de consultoria e “monitoramento de conformidade legal aplicável”. O que é isso? Basicamente, consiste em identificar quais normas cada empresa precisa seguir e indicar a maneira de cumprir cada uma delas. “Quanto maior o cliente, maior o número de problemas que ele tem para resolver: são leis, códigos e diretrizes nacionais, estaduais e municipais”, diz Pedroza. O banco de dados legislativos da Verde Ghaia conta com 90000 itens. Para ajudar seus clientes a não se perderem nesse cipoal de leis e ter de pagar pesadas multas, a Verde Ghaia conta com uma equipe multidisciplinar especializada em gestão ambiental, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social, qualidade, segurança de alimentos e mudanças climáticas. As atividades incluem treinamentos, auditorias e assessoria jurídica. Segundo Pedroza, não é raro um cliente perguntar por formas de burlar alguns pontos da legislação. “Nosso papel é não só mostrar como fazer a adequação e quanto ela custa, mas também apontar quanto se pode perder não seguindo as normas”, afirma.

Matéira divulgada na Revista Exame – 22 de novembro de 2017

Texto Ana Oliveira

Sair da versão mobile