Ambipar ESG

Verde Ghaia: Nós nunca paramos de evoluir

1999. O ano em que Fernando Henrique Cardoso dava início ao seu segundo mandato como presidente do Brasil. O Euro começava a ser usado em transações eletrônicas em 11 países membros da União Europeia. O presidente da Rússia, Boris Yeltsin, renunciava ao cargo.

Neste mesmo ano, a Verde Ghaia se apresentava como a primeira empresa brasileira a oferecer serviços em gestão empresarial com foco em sustentabilidade, um assunto ainda abordado muito timidamente no país.

A Verde Ghaia nasceu das mãos (e mente criativa) de Deivison Pedroza, que aos 24 anos de idade criou o Projeto Semente Ecológica, um programa de educação ambiental infantil cujo objetivo era conscientizar as crianças sobre a importância de se preservar o meio ambiente — Deivison tinha ciência de que era assim que se plantava a sementinha que germinava adultos ecologicamente responsáveis.

O sucesso do projeto deu origem a algumas Consultorias em Meio Ambiente aqui e ali. Na época, ainda sem uma equipe definida, o próprio Deivison viajava por todo o país para atender seus clientes. A cada novo cenário que visitava, Deivison constatava que ainda havia muita negligência das empresas em relação a questões ambientais, e pensava num jeito de melhorar o processo de monitoramento das legislações federais, estaduais e municipais de seus clientes.

A intenção era que as empresas não apenas estivessem em conformidade ambiental, mas também, ficassem conscientes de que a sustentabilidade era um assunto importantíssimo.

Os primeiros Planejamentos da Verde Ghaia

Os primeiros planejamentos da Verde Ghaia, eram feitos em planilhas Excel — afinal estamos falando do início dos anos 2000, quando a internet ainda se mostrava um recurso caro e a maioria das empresas seguia um modelo de acesso à informação baseado apenas numa intranet.

Mas, com o tempo as planilhas de Excel ficaram modestas demais, para os planos de Deivison. E assim, nasceu a ideia de criar um software exclusivo: o SOGI, uma plataforma de monitoramento de requisitos legais cujas primeiras versões vinham em CD-ROMs (lembra-se deles?).

Em 2001, exatamente no início do terceiro milênio da nossa era, o soGi passou a ser totalmente online. A internet ainda era discada — e muuuuito lenta. Mas mesmo assim, as empresas ficaram satisfeitas por estar tendo acesso a um recurso que funcionava tanto online quanto off-line sem interferir em seus processos internos.

Contudo, a Verde Ghaia nunca quis se limitar a ser uma empresa desenvolvedora de softwares. A ideia de espalhar a importância da sustentabilidade ainda era forte, e por isso o SOGI se transformou não apenas num programa de monitoramento, mas também num aliado em questões de consultoria dos sistemas de gestão.

E assim a Verde Ghaia lançou, nos meados dos anos 2000, o livro de Metodologias para Implantação de Sistema Ambiental e a Cartilha sobre Metodologia de Aspectos e Impactos, Perigos e Riscos, a qual passou a ser adotada por todo o mercado como metodologia Padrão.

Momentos que marcaram o crescimento da Verde Ghaia

Ao longo da década de 2000 a 2010, uma série de acontecimentos foi modificando também a relação da Verde Ghaia com o mercado: os celulares foram ficando cada vez mais comuns. Também foi a década do nascimento do primeiro iPhone (2008). A internet se tornou um recurso mais barato, com conexões via cabo, aposentando de vez, aquela internet discada chatíssima de se conectar.

Juntamente a tudo isto, as empresas começaram a desenvolver uma consciência ecológica e começou a se falar cada vez mais em responsabilidade ambiental e social.

Foi uma década na qual a Verde Ghaia começou a incrementar seus negócios para melhor atender às necessidade de seus clientes. Ela criou outras Metodologias a partir da LIRA, por exemplo, Outsourcing LIRA voltada ao gerenciamento de requisitos legais. E, também ampliou seus serviços, indo além do escopo ambiental e dedicando espaço à saúde e à segurança ocupacional.

A partir daí, surgiram vários outros projetos muito importantes, como o Instituto Oksigeno, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público sem fins lucrativos que nasceu com o compromisso de se envolver com causas globais, sempre promovendo a sustentabilidade.

O Instituto Oksigeno foi responsável pela criação de grandes campanhas, como a Vozes do clima, a qual contou com a participação de diversos artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leite e Nando Reis, numa missão para conscientizar as pessoas sobre as mudanças climáticas que nosso planeta vem sofrendo ao longo dos anos. Também foram criadas a Metodologia Carboneutro (para cálculos de emissão de gases do efeito estufa), a Metodologia SCARI (Sistema de Caracterização de Resíduos Industriais) e a Metodologia ARE (Análise de risco empresarial).

Ao longo dos anos, o SOGI também foi acompanhando toda essa evolução e sendo melhorado constantemente, até se tornar o software de Gestão e Desempenho em Sustentabilidade, completíssimo, que é hoje, dando origem ao Prêmio Compliance Brasil. Isto porque, o SOGI é capaz de realizar a análise de conformidade legal das empresas usuárias do SOGI – Software de Gestão Integrada – atráves de dados coletados ao longo dos anos, comprovar os dados quantitativos e qualitativos.

A Verde Ghaia em si também expandiu, abrindo filiais em Curitiba, Maceió e São Paulo e até mesmo, começando a realizar o monitoramento da legislação na África!

Ao fim da década de 2009, a Verde Ghaia havia crescido substancialmente, partindo de uma pequena empresa com pouco mais de 10 pessoas para uma empresa com quase 50 colaboradores! No incío do ano de 2013 a Verde Ghaia inicia a abertura de Franquias, cujo objetivo é o de levar suas metodologias e tecnologia às empresas, mantendo a qualidade Verde Ghaia de seus produtos e serviços. Com isso, a Verde Ghaia tomou mais corpo, crescendo quase 60% de sua estrutura interna.

A partir de 2010 — ano em que o Facebook registrou 500 milhões de usuários — a Verde Ghaia percebeu que era hora de aproveitar os recursos das redes sociais, e assim, começou a compartilhar todo o conhecimento de seus melhores colaboradores com o restante do mundo. E, com o passar dos anos, nasceram alguns outros produtos de cunho educativo: Café Conectado, eventos de webinar, além da publicação de campanhas educativas, materiais para leitura online e materiais para download.

Ampliando os negócios: VG Resíduos e Consultoria Online

Com a facilidade de partilhar conhecimento via internet, veio a ideia de criar uma plataforma para Consultoria Online, visando agilidade nos processos de implementação das normas ISO, dando possibilidades as micros e pequenas empresas de contratarem serviços de consultoria para implementação das Normas ISO de um modo, totalmente online e assim, economizando nos custos de logística.

E jamais poderíamos deixar de mencionar a VG Resíduos, versão atualizada do antigo SCARI, plataforma focada no tratamento de resíduos sólidos para empresas, cujo principal objetivo é fazer com que os resíduos de qualquer tipo de organização sejam corretamente destinados (podendo ser até mesmo reaproveitado por outras empresas).

A empresa VG Resíduos permitiu uma parceria com a Startup LG7, que assumiu o desenvolvimento do software e sua gestão e o alavancou unindo as pontes entre o comprador e o tratador de resíduos, gerando um lucro oriundo de uma fonte altamente sustentável.

Além disso, a Verde Ghaia também investiu em grandes mudanças nos filhotes do soGi, cujos módulos GAIA, PRSSO, TNC, Auditoria, LIRA foram modernizados, possibilitando a customização, para que assim pudessem atender às necessidades dos clientes e respeitando, portanto, as diferentes maneiras de se fazer gestão.

Toda a evolução da Verde Ghaia ao longo de seus 20 anos foi marcada também pela conquista de certificações importantes: a ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e OHSAS 18001 (Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional), mostrando que a Verde Ghaia realmente é adepta de tudo aquilo que ela vende e divulga.

Merecidamente, em 2018 a Verde Ghaia foi convidada a participar da Feira de Tecnologia Websummit, em Portugal, o maior evento de tecnologia do mundo, onde então pôde apresentar ferramentas exclusivas desenvolvidas pelas empresas do Grupo.

2019: atendendo o mercado há 20 anos com foco em inovação e tecnologia

Você já parou para escutar o seu cliente?

Desde sua fundação, a Verde Ghaia sempre esteve atenta às inovações tecnológicas, por isso, hoje suas campanhas possuem um posicionamento sólido no que diz respeito ao compartilhamento de conhecimento em redes sociais. E já estamos investindo muito em tecnologia que possa cada vez mais facilitar o gerenciamento dos requisitos legais das organizações, independete da área de atuação.

A Verde Ghaia tem investido tanto em novos modelos de aprendizado, que já possui até canal no Spotify, com áudio de seus cursos de capacitação, além de um estúdio exclusivo, em sua dependência, para a gravação de seus cursos e webinar.

No mês de maio, por exemplo, foi realizada a Semana Webinar Verde Ghaia, com muito conteúdo para ser discutido, para tirar dúvidas e também compartilhar seu  processo de crescimento nos últimos 20 anos! Você pode rever todos os vídeos e ficar por dentro de tudo, basta clicar nos links abaixo:

DIA 20/05 – Aplicação de novas Tecnologias na Gestão / Palestrante: Deivison Pedroza

DIA 21/05 – Governança, Risco e Compliance – GRC / Palestrantes: Raquel Varoni e Danielle Reis

DIA 22/05 – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Serviços de Saúde e de Construção Civil / Palestrantes: Ana Paula Santos e Fabiana Brant

DIA 23/05 – Segurança da Informação / Palestrantes: Osvaldo Junior e Gabriel Pontes

DIA 24/05 – Evolução da Gestão nos últimos 20 anos / Palestrantes: Daniela Pedroza e Deivison Pedroza

São pessoas e não tecnologia que inovam os negócios!

Embora a Verde Ghaia esteja sempre conectada, ela nunca se esquece de que empresas são feitas por pessoas. Por isso, buscamos realizar com frequência entrevistas com os nossos clientes, visando atender às suas necessidades para melhorar o nosso atendimento, produtos e serviços.

Além de atender aos nossos clientes, a Verde Ghaia também busca criar laços entre seus colaboradores, realizando workshops, estimulando assim, a interação social entre os departamentos e criando um clima bem familiar entre todos os funcionários.

Workshop da Verde Ghaia – ano de 2018

Mas não termina aqui… Essa valorização também se estende a outras empresas, como o Prêmio Compliance Brasil. Este prêmio foi criado com a intenção de parabenizar as organizações que se preocupam em manter seus sistemas de gestão sempre atualizados. Saba mais sobre o Prêmio e conheça seus finalistas!

Este ano, será celebrada a sua 4ª edição do Prêmio, agraciando todas as empresas que vêm fazendo o que a Verde Ghaia tem feito de melhor, em seus vinte anos de existência, valorizar a sustentabilidade empresarial.

Verde Ghaia: Nós nunca paramos de evoluir!

Sair da versão mobile