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Auditoria: Como deve ser o perfil do meu Auditor?
17/01/2019

Auditores de Sistemas de Gestão ou de Conformidade Legal Aplicável bem-sucedidos devem demonstrar habilidade em atuar, profissionalmente, quando expostos a uma diversidade de situações. Muitas destas situações apresentam-se como ameaças resultantes de requisitos reais e aparentemente conflitantes.

Estes tipos de situações requerem que os auditores estejam continuamente tomando decisões relativas ao Sistemas de Gestão ou de Conformidade Legal Aplicável que estiverem avaliando. Daí a necessidade de selecionar, cuidadosamente, o auditor para a sua empresa.

Situações Conflitantes em uma Auditoria

Veja a seguir alguns exemplos vivenciados por muitos auditores que apresentaram algumas típicas situações conflitantes:

SITUAÇÃO 01:O Sistema Avaliado deve ser planejado e documentado de forma a assegurar controle adequado. CONTUDO, o Sistema avaliado não deve inibir a criatividade no gerenciamento, nos projetos, nos métodos, por exemplo.

SITUAÇÃO 02: A Auditoria deve ser planejada e sistemática, utilizando como referência “check-lists” de Sistemas de Gestão, Guias de Auditoria da Plataforma de Consultoria Online, metodologia LIRA ou outras anotações que garantam que todas as facetas estejam cobertas. CONTUDO, a auditoria não deve ser burocrática, cada programa e metodologia devem ser avaliados de acordo com suas características próprias.

SITUAÇÃO 03: A Auditoria de Sistemas de Gestão compara fatos existentes com os requisitos dos documentos de referência. CONTUDO, os documentos de referência, não raramente, possuem mais de uma interpretação e, portanto, a Auditoria deve levar em conta este fato e a experiência do auditor para avaliar o item.

SITUAÇÃO 04: A Auditoria é uma crítica do uso da metodologia LIRA pelo cliente ou do próprio sistema de Gestão Implementado, conforme a orientação normativa utilizada. CONTUDO, essa auditoria deve destacar os seus pontos fortes, enquanto identifica as suas deficiências.

SITUAÇÃO 05: O Sistema de Gestão avaliado é adequadamente definido através de Políticas e Responsabilidades, devendo funcionar satisfatoriamente. CONTUDO, não há procedimentos ou instruções de trabalho para controlar e prover continuidade nos processos.

SITUAÇÃO 06: Os dados que estão sendo auditados atendem a todos os requisitos e existem evidências objetivas comprovando estes fatos. CONTUDO, a verificação de auditoria deve ser efetuada através de controle do processo ou inspeção sequencial, executado pelo operador seguinte àquele que executou a atividade que fornece dados analisados, e não por um consultor ou auditor independente da função em questão.

Características do Auditor e Auditado

Em uma grande parte, a efetividade das auditorias vai depender das relações pessoais entre auditor e auditados (clientes). Os auditados (clientes) devem ter confiança na objetividade, competência, perícia e habilidade do auditor em efetuar julgamentos válidos.

Testes de personalidade podem auxiliar a identificar algumas das características desejáveis para um auditor bem-sucedido, bem como identificar aquelas características que podem ser prejudiciais em uma situação de auditoria. As avaliações de Satisfação dos clientes também são um bom indicador de competência e habilidade do auditor na realização de seus serviços.

As características-chave de personalidade para um auditor incluem habilidades para:

1 – Relacionar-se com as pessoas de modo a inspirar uma troca franca e aberta de fatos e idéias.

2 – Permanecer calmo e tranqüilo durante todos os estágios da auditoria.

3 – Externar um ar de confiança, mas não excesso de confiança.

4 – Demonstrar honestidade e transparência ao relatar as constatações da auditoria.

5 – Demonstrar conhecimento profissional das atividades de Gerenciamento e das disciplinas apropriadas das atividades auditadas.

6 – Trabalhar de forma planejada e sistemática sem demonstrar tendências autocráticas.

7 – Ser decisivo na resolução de questões relativas a adequação e conformidade dentro do Sistema Avaliado, não sendo burocrático ou autoritário.

8 – Ter mente aberta para interpretação dos documentos de referência, normas, etc.

9 – Ser observador de detalhes em áreas e atividades associadas ou correlatas.

10 – Ser intuitivo na interpretação das observações efetuadas durante a auditoria, de modo a identificar e reagir a qualquer problema que possa surgir.

11- Possuir liderança, se auditor-líder qualificado.

12 – Atuar de forma ética.

Qualificando um Auditor

Os candidatos a AUDITOR devem buscar formação suficiente para garantir suas competências nas aptidões mínimas para realização e gerenciamento das auditorias. Essa formação deve incluir:

  • métodos e técnicas de Gestão – terminologia dos elementos de gestão que qualifique-o como apto a auditar (meio ambiente, Segurança e saúde, responsabilidade social, qualidade, alimentos, energia, etc..), princípios de Gestão e sua aplicação, ferramentas de Gestão (por exemplo, avaliação de aspecto e impacto ambiental, avaliação de ciclo de vida, avaliação de desempenho ambiental, riscos e oportunidades, SST, etc);

 

  • ciência e tecnologia – noções sobre impactos das atividades humanas no ambiente, interação de ecossistemas, mídia (por exemplo, ar, água, terra), gestão de recursos naturais, (por exemplo, combustíveis fósseis, água, flora e fauna), métodos gerais de proteção ambiental, etc.

 

  • aspectos técnicos e de operações – terminologia especifica do setor, métodos para avaliar a significância de aspectos ambientais, características críticas de processos operacionais, produtos e serviços, técnicas de monitoramento e medição, tecnologias para a prevenção de poluição, etc.

 

  • requisitos aplicáveis – legislação, regulamentos e outros documentos relacionados; normas de referência para Sistemas de Gestão e outras frente às quais as auditorias possam ser executadas;

 

  • noções sobre situações organizacionais – para compreender o contexto operacional das organizações – tamanho organizacional, estrutura, funções e relações, processos gerais de negócio e terminologia relacionada, costumes culturais e sociais do auditado; procedimentos, processos e técnicas de auditoria.

Essas competências devem ser demonstradas pelo auditor através de exames acreditados ou de qualificações profissionais relevantes.

NBR ISO 19011 considera conveniente que seja estabelecido os níveis da educação, experiência profissional, treinamento em auditoria e experiência em auditoria com os quais um auditor precisa adquirir as habilidades e conhecimentos apropriados a um programa de auditoria.

Uma Auditoria de Gestão ou conformidade legal bem sucedida depende de uma comunicação efetiva em duas vias, o auditor transmitindo suas solicitações de informações na maior parte do tempo verbalmente (e ocasionalmente por escrito) e recebendo as informações através de todos os sentidos – audição, visão, olfato, tato e paladar.

O fluxo de informações para o auditor é contínuo durante toda a auditoria – e ele deve estar ciente disto. A comunicação verbal é o modo primário de fluxo de informações durante uma auditoria e serão emitidos por indivíduos de áreas técnicas e não técnicas, com diferentes níveis de fluência linguística. Isto inclui freqüentemente o uso de expressões técnicas de áreas específicas. Portanto, é fundamental que o auditor seja capaz de manter a conversação fluente com os indivíduos que fornecem as informações.

Auditor: o Agente da Mudança

O auditor é um agente de mudança. Sob esta ótica, o auditor intervém com objetivo de facilitar a passagem para uma nova situação (facilitar as mudanças).

Assim sendo, a auditoria tem por objetivo comparar a área ou departamento auditado com o padrão de referência – por exemplo, normas, manual de gestão, procedimentos etc. e julgar a conformidade ou não do ponto auditado. Através deste processo busca-se identificar as oportunidades de melhoria do sistema auditado. Contudo, é importante salientar que o auditor não deve ir além da ação de revelá-las.

Conheça mais sobre os serviços de Auditoria da Ambipar e garanta excelência na sua Gestão. Agende um bate papo com um dos nossos auditores!

Caso deseje saber mais, acesso nosso e-book sobre Auditorias.

Published by: Comunicação

Tags: auditora de conformidade legal, auditoria ambiental, auditoria externa, auditoria interna, auditoria para sistema de gestão. perfil do auditor, controlar requisitos ambientais, gerenciar requisitos ambientais, monitoramento de requisitos, o que faz um auditor

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a. Informações em formato simplificado serão fornecidas imediatamente ao titular de dados;
b. Informações por meio de declaração clara e completa, que indique a origem dos dados, a inexistência de registro, os critérios utilizados e a finalidade do tratamento, observados os segredos comercial e industrial, serão fornecidas no prazo de até 15 (quinze) dias, contado da data do requerimento do titular de dados.

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c. Eliminação dos seus dados pessoais tratados com o seu consentimento, reservadas as exceções previstas em normas de proteção de dados1 e ressalvadas as hipóteses de guarda obrigatória de registros previstas na Lei²;

¹ Exemplo das exceções previstas na Lei nº 13.709, de 14-08-2018., Art. 16. Os dados pessoais serão eliminados após o término de seu tratamento, no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a conservação para as seguintes finalidades: I - cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador; II - estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais; III - transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos nesta Lei; ou IV - uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.

² Consultar hipóteses de guarda obrigatória de registros previstos no Marco Civil da Internet, Lei nº 12.965, de 23-04-2014: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm

d. Informações sobre você que foram alvo de uso compartilhado de dados;

e. Informações sobre a possibilidade de não fornecer consentimento para o tratamento de seus dados pessoais e sobre as consequências da negativa;

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No Termo de Uso da Ambipar ESG constam informações claras e completas sobre a coleta, o uso, o tratamento de dados e suas finalidades específicas, bem como a cláusula de consentimento expresso e específico do usuário.

CONTROLE DE ACESSO

A Ambipar ESG estabelece controle estrito sobre o acesso aos dados pessoais, mediante a definição de responsabilidades das pessoas que terão possibilidade de acesso e de privilégios de acesso exclusivo para determinados usuários.

MECANISMOS PARA AUTENTICAÇÃO DE ACESSO

A Ambipar ESG aplica mecanismos de autenticação de acesso aos registros, usando, por exemplo, sistemas que asseguram a individualização do responsável pelo tratamento dos registros.

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A Ambipar ESG possui inventário detalhado dos acessos aos registros de conexão e de acesso às aplicações, contendo o momento, a duração, a identidade do funcionário ou do responsável pelo acesso designado pela empresa e o arquivo acessado, podendo ser disponibilizado ao usuário mediante requisição expressa.

ENCRIPTAÇÃO E PROTEÇÃO DOS DADOS

A Ambipar ESG possui soluções de gestão dos registros por meio de técnicas que garantem a ados, como encriptação ou medidas de proteção equivalentes.

APLICAÇÃO DE NORMAS DE CONSUMO

Serão aplicadas as normas de proteção e defesa do consumidor nas relações de consumo realizadas na internet.

MAIS SOBRE PADRÕES DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A Ambipar ESG possui equipe de TI especialista que aplica e promove a manutenção de diversos processos e sistemas que garantem a segurança dos seus dados. Segue abaixo mais detalhes referentes as camadas de segurança.

CAMADA DE SEGURANÇA:

A camada de segurança é realizada por meio de:

  • 1. CONTROLE DE ACESSO POR PERMISSÕES: Nossos colaboradores recebem apenas as permissões adequadas e exclusivas ao seu cargo e função.
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  • 3. AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES: Os nossos colaboradores utilizam métodos de autenticação de dois fatores para se conectarem aos nossos sistemas.
  • 4. VPN: Os nossos colaboradores conseguem realizar os acessos aos servidores onde estão armazenados os dados somente via rede da empresa ou VPN, garantindo, assim, um acesso mais seguro.
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Acesse o Termo de Uso da Ambipar ESG para saber outras informações, por exemplo sobre o uso, finalidade e tratamento de seus dados pessoais, suas e nossas responsabilidades, ao acessar nossos web sites, loja on-line, módulo SOGI, dentre outros produtos, serviços, aplicativos e softwares que a Ambipar ESG oferece.

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RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DE DADOS

O Responsável pelo tratamento de dados no âmbito da LGPD e de outros regulamentos de proteção de dados é:

Ambipar ESG: Gestão de Compliance em Sustentabilidade

CNPJ nº 03.175.428/0001-63

Sede: Av. do Contorno, 6594, 6º Andar, Ed. Amadeus Business Tower - Savassi, Belo Horizonte/MG.

Telefone: (31) 2127-9137

E-mail: [email protected]

Web site principal: https://ambipar.com/

(referenciada também como Ambipar ESG Gestão de Compliance em Sustentabilidade)

RESPONSABILIDADES DA Ambipar ESG

Durante o uso de todas as plataformas e web sites, a Ambipar ESG assume compromissos com você:

a) Disponibilidade: Nossa meta é garantir 99% de disponibilidade dos sistemas da Ambipar ESG. Este 1% refere-se a pequenas atualizações e manutenções para a melhoria das funcionalidades. Será feita comunicação prévia aos clientes nos casos em que o sistema poderá ficar indisponível por mais tempo do que a meta estipulada;

b) Suporte: O nosso objetivo é que você tenha a melhor experiência nas nossas plataformas, quaisquer dúvidas, gentileza contatar o [email protected], estamos à sua disposição;

c) Segurança e prevenção: Nós nos comprometemos em implementar e atualizar camadas de segurança com o intuito de manter a integridade e a confidencialidade das informações dos nossos clientes e usuários, garantindo, assim, a proteção ao direito à privacidade.

d) Melhoria contínua: Nós implementamos ciclos PDCA (“plan, do, check, act”) em nossos sistemas visando o aumento de sua performance, buscando sempre a melhoria contínua;

e) Registros: Armazenamos todos os registros nos sistemas Ambipar ESG, como por exemplo, alterações, exclusões ou inclusões feitas pelos usuários ou clientes, com o intuito de identificá-los e rastreá-los para a sua própria segurança ou posterior consulta de suas ações;

d) Finalidade e adequação: Todos os tratamentos de dados realizados por nós serão realizados com propósitos legítimos, específicos, explícitos e informados ao titular, sem possibilidade de tratamento posterior de forma incompatível com essas finalidades.

e) Necessidade: O tratamento de dados é realizado ao mínimo necessário para a realização de suas finalidades, com abrangência dos dados pertinentes, proporcionais e não excessivos em relação às finalidades do tratamento de dados;

f) Livre acesso e transparência: Nós garantimos aos titulares de dados transparência, consulta facilitada e gratuita sobre a forma e a duração do tratamento, bem como sobre a integralidade das informações de seus dados pessoais e seus respectivos agentes de tratamento, observados os segredos comercial e industrial.

g) Qualidade dos dados: Garantimos aos titulares de dados, exatidão, clareza, relevância e atualização de seus dados, de acordo com a necessidade e para o cumprimento da finalidade de seu tratamento;

h) Não discriminação: Nós nos comprometemos com a impossibilidade de realização do tratamento para fins discriminatórios ilícitos ou abusivos;

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a) Qualquer tipo de violação da privacidade de outros usuários e invasão de nossos sistemas;

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c) Utilização do seu login e senha por outro usuário (login/senha é pessoal e intransferível);

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e) A prática de ilícitos dentro dos sistemas da Ambipar ESG como, por exemplo, divulgação de material preconceituoso ou racista, pornografia infantil, qualquer tipo de ameaça, discriminação sexual, corrupção, discurso de ódio, dentre outros¹;

f) Qualquer uso de nosso conteúdo com propósitos ilegais ou com intenções de incitação a discursos de ódio;

g) Qualquer violação de copyright ou direito autoral alheio reproduzindo material sem prévia autorização da equipe de segurança da Ambipar ESG;

h) Uso ou veiculação de qualquer material ou conteúdo da Ambipar ESG, sem a autorização desta. 1A Ambipar ESG poderá retirar os conteúdos ilícitos descritos sem prévia autorização do usuário

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A Ambipar ESG declara e garante que possui todas as devidas autorizações e permissões legais para utilizar os direitos de uso de todos os desenhos, patentes, marcas, know-how, software, segredos industriais e quaisquer outros dados e informações utilizados, direta ou indiretamente, na execução do objeto deste Termo.
A celebração do presente Termo não transfere e nem confere à terceiros quaisquer direitos, reconhecidos ou não, no âmbito do direito da propriedade industrial ou dos direitos autorais sobre toda e qualquer Propriedade Intelectual da Ambipar ESG neste momento ou que ela venha a ser titular durante a consecução das atividades deste Termo e/ou de suas demais atividades.

BASE LEGAL PARA O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

As operações de tratamento de dados pessoais serão realizadas com base no art. 7, I, II, V, VI, VII e IX, da Lei nº 13.709, de 14-08-2018, respectivamente:

a) “Mediante o fornecimento de consentimento pelo titular”;

b) “Para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador”;

c) “Quando necessário para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular, a pedido do titular dos dados”;

d) “Para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral, esse último nos termos da Lei nº 9.307, de 23-09-1996 (Lei de Arbitragem)”;

e) “Para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiro”;

f) “Quando necessário para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro, exceto no caso de prevalecerem direitos e liberdades fundamentais do titular que exijam a proteção dos dados pessoais”.

PERÍODO DURANTE O QUAL OS DADOS SÃO ARMAZENADOS

O armazenamento de dados pessoais ocorrerá durante o tempo que for necessário para atingir a finalidade do armazenamento de dados, com exceção dos casos em que houver previsão legal ou ordem judicial determinando período de armazenamento superior. Caso a finalidade do armazenamento expirar, os dados pessoais serão anonimizados2 .

² Dado anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento, nos termos do art. 5, III, da Lei nº 13.709, de 14-08-2018.

TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS E DE CRIANÇAS OU ADOLESCENTES

A Ambipar ESG não solicita nem realiza o tratamento de dados pessoais sensíveis. A solicitação de dados de crianças ou adolescentes poderá ocorrer no momento do cadastro do usuário no EAD, loja on-line e outros web sites Ambipar ESG. O tratamento destes dados ocorrerá mediante consentimento específico e em destaque dado por pelo menos um dos pais ou pelo responsável legal, visando sempre o melhor interesse da criança ou adolescente.

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE Ambipar ESG

Acesse a Política de Privacidade da Ambipar ESG para saber outras informações sobre como lidamos com os seus dados pessoais, por exemplo, locais de armazenamento de dados, e quais os métodos aplicados para a proteção da sua privacidade.

DÚVIDAS TERMO DE USO

Quaisquer dúvidas e sugestões de melhorias ou adequações, quanto ao conteúdo deste termo de uso, gentileza entrar em contato pelo [email protected], estamos sempre à disposição.

SEU CONSENTIMENTO

Diante do exposto, ao clicar na afirmação “li e concordo” você estará consentindo expressamente sobre o tipo de coleta, uso, armazenamento e tratamento aplicados aos seus dados pessoais nas ferramentas Ambipar ESG descritas neste termo de uso.

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