O que aprender com os vencedores do Prêmio Compliance
×

O que você pode aprender com os vencedores do Prêmio Compliance para melhorar sua gestão?


 

Se você quer elevar a sua empresa a um novo patamar, seguir os vencedores do Prêmio Compliance Brasil como exemplo, pode ser uma boa ideia. Afinal, todos os premiados são empresas consideradas como exemplos de modelo de gestão e de comportamento em seus nichos.

Para quem nunca participou de nenhuma edição ou ainda não se candidatou para concorrer ao prêmio, entender o significado real dessa premiação, seus benefícios e o diferencial em ter esse reconhecimento público é importantíssimo.

Esse não é apenas um estímulo para que a sua empresa atue conforme as suas normas obrigatórias, mas também conscientização de um comportamento importante para que o seu negócio consiga alçar novos voos e alcançar resultados muito maiores do que o planejado.

O que é o Prêmio Compliance Brasil? E, como seus vencedores podem servir de exemplo?

Compliance significa estar de acordo, em conformidade, cumprir e fazer cumprir normas, controles internos e externos, políticas e diretrizes estabelecidas, assumidas voluntariamente ou impostas às atividades de uma organização. Em outras palavras, cada empresa deve seguir uma série de normas e leis que regem as atividades desempenhadas por ela, fazendo com que o negócio não sofra com nenhuma penalidade e, que assim, possa construir de maneira sólida a boa reputação da sua marca.

Entretanto, estar em compliance não é um trabalho nada fácil, porque a quantidade de exigências, leis e regulamentos a que uma empresa está submetida hoje, é enorme.

Portanto, reconhecer as boas práticas e o controle legal de organizações espalhadas por todo o país é fundamental para estimular e incentivar, cada vez mais, as empresas brasileiras a adotarem práticas sustentáveis, de forma íntegra e ética, respeitando tanto a sociedade quanto o meio ambiente. Com este objetivo é que surgiu o Prêmio Compliance Brasil, realizado pela Verde Ghaia.

Por meio desta premiação, torna-se possível identificar empresas que cumprem com as suas legislações aplicáveis, obtêm certificações internacionais de maneira voluntária. Desse modo, essas organizações se resguardam de ameaças judiciais e estão sempre em busca de ações que visem a melhoria contínua em seus processos, produtos e serviços.

É por isso que as organizações vencedoras do Prêmio Compliance Brasil são consideradas de vanguarda pela excelência em sua gestão corporativa, além de serem exemplos a serem seguidos, reconhecidos e premiados.

Questões éticas e comprometimento sustentável são diferenciais competitivos

Vivemos em um mercado cada vez mais competitivo e definitivamente mais acirrado, que cada vez mais, exige que as empresas tomem decisões apressadas para cumprir com a demanda e lidar com a concorrência. Nesse cenário é muito fácil cometer deslizes, e até mesmo se desligar das questões éticas e morais que envolvem a atividade profissional.

Mas, mesmo diante deste cenário, os vencedores do Prêmio Compliance Brasil nos mostram ao contrário. Suas práticas demonstram que é possível ser uma marca potente, de reconhecimento amplo, ter altíssima qualidade em seus produtos e serviços e ainda assim, manter a sua atividade sempre atenta às demandas ambientais e normativas.

Como as empresas são analisadas?

Para selecionar os vencedores do Prêmio Compliance Brasil é utilizada uma metodologia baseada em um sistema de pontuação, a partir de critérios quantitativos e qualitativos. Através dela é analisado o nível de atendimento da empresa quanto aos requisitos legais aplicáveis ao negócio.

Há duas etapas principais: a análise dos dados e a análise da realidade.

1. Análise de dados: A análise de dados acontece através de informações disponibilizadas pelas próprias empresas, que são reunidas geralmente pelos softwares de gestão utilizados dentro das companhias.

Através de um software específico, as organizações se cadastram para terem os seus dados registrados e compartilhados com os técnicos em compliance que definem quem são os vencedores.

2. Análise da realidade: Esses técnicos também atuam como auditores, e por isso conhecem as instalações físicas das empresas. Através disso, é possível comparar se os dados inseridos no sistema são reais e honestos.

Todo o processo de análise destas empresas é bem minucioso e criterioso. Somente as que realmente cumprem com todos os requisitos podem vir a serem premiadas. Com isso, o que os vencedores do Prêmio Compliance Brasil podem nos provar que é possível atuar dentro das normas gerais para a atividade, ao mesmo tempo em que geram benefício para a sociedade e para a empresa.

Quais requisitos uma empresa deve cumprir para ser premiada?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Prêmio Compliance Brasil, deve estar se perguntando o que, efetivamente, é analisado nas empresas.

Existem alguns parâmetros e requisitos que são analisados para verificar se determinada marca está, de fato, cumprindo com as normas. Além disso, aquelas que obtêm certificações nacionais e internacionais de padrão referente à sua atividade ganham pontos extras.

Alguns dos requisitos analisados referem-se às áreas de:

  • Meio Ambiente;
  • Saúde e Segurança no Trabalho;
  • Qualidade;
  • Responsabilidade Social;
  • Segurança de Alimentos;
  • Energia.

Os dados obtidos auxiliam os auditores em dois pontos principais. O primeiro é avaliar as informações e indicadores de conformidade legal de cada organização. Já o segundo é entender quais foram as estratégias adotadas pela empresa em relação ao comprometimento e colaboração de todos com o sistema de gestão, incluindo a alta direção, e quais as boas práticas ambientais, de saúde e segurança e de segurança dos alimentos (se aplicável), bem como projetos de eficiência estão sendo adotados para que a empresa esteja em compliance.

Estas pautas – respeito e cuidado com o meio ambiente, com a sociedade e com a qualidade – são consideradas de extrema importância hoje no mercado, e que com certeza são essenciais para o crescimento e para a consolidação da boa reputação de uma marca. E isso é o que os vencedores do Prêmio Compliance Brasil nos ensinam.

Comprometimento com a sociedade – qual a relação com o seu negócio?

Manter um perfil comprometido com as questões sociais e tudo aquilo que envolve a vida humana e o meio ambiente é fundamental para empresas que querem dar um novo passo em sua trajetória. Isso é cada vez mais exigido pelos clientes, e com certeza é um grande diferencial. E o Prêmio Compliance Brasil incentiva também estas boas práticas.

Incentivo essencial: Cerca de 2 mil empresas, de grande e médio porte e de diferentes segmentos concorrem para serem vencedores do Prêmio Compliance Brasil. O que todos esses empresários e empresárias querem é justamente mostrar que suas empresas estão atentas às demandas sociais e ambientais.

Esse é um incentivo fundamental para que outras empresas também se preocupem com essas questões, e compreendam que a sustentabilidade é atualmente um elemento chave tanto para o mercado quanto para os consumidores. Ser sustentável, tanto do ponto de vista social quanto ambiental, possibilita negócios mais conscientes e, consequentemente, mais rentáveis.

Nomes como Coca-Cola, Nestlé e Alesat Combustíveis são alguns que já apareceram dentre os finalistas, nos provando que o segmento não importa, desde que a marca mantenha essa postura de comprometimento.

Quer participar? Veja as dicas para concorrer ao prêmio!

Você ficou empolgado com a ideia de ser um dos vencedores do Prêmio Compliance Brasil? Saiba que é possível concorrer ao prêmio, e incluir um selo de qualidade a mais em seus serviços!

Todos os anos é liberado um edital a respeito da premiação. Basta acessar e ler as informações para então, cadastrar o seu empreendimento. Você também pode obter as informações necessárias a partir do contato do site da Verde Ghaia.

Todas as empresas que fazem o devido monitoramento utilizando o SOGI – Software Online de Gestão Integrada da Verde Ghaia – e/ou que realizam a gestão de resíduos através do software VG Resíduos podem participar da premiação.

É importante ressaltar que o Prêmio Compliance Brasil tem abrangência nacional. Portanto, somente empresas localizadas no Brasil conseguem concorrer à premiação, não sendo concorrentes empresas de outras nacionalidades que também utilizam o SOGI e/ou a VG Resíduos.

Se você utilizar outra metodologia de análise, ao migrar para SOGI você terá imediatamente a sua aprovação para concorrer. As premiações são divididas em dez categorias: meio ambiente, saúde e segurança, segurança de alimentos, energia, qualidade, responsabilidade social, cadeia logística, gestão integrada, resíduos e inovação. As três melhores em cada categoria são premiadas.

Ao se tornar um dos vencedores do Prêmio Compliance Brasil, a empresa ganha automaticamente ampla divulgação das atividades de sucesso do seu sistema de gestão nos meios de comunicação do Grupo Verde Ghaia e também assessoria de imprensa nacional. Isso porque um excelente trabalho sempre tem que ser valorizado, reconhecido e divulgado, a fim de alcançar um público ainda maior e conquistar notoriedade em um mercado cada vez mais exigente.


Seja um Vencedor do Prêmio Compliance. Saiba como participar!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *