Saiba por que é importante você monitorar os Requisitos Legais
×

Saiba por que é importante você monitorar seus Requisitos Legais


 

Ainda há organizações, embora poucas, que não sabem por que monitorar seus requisitos legais. Isso ocorre há alguns anos. Pois, o monitoramento dos requisitos era realizado apenas próximo aos processos de certificação. E em outras vezes para evitar penalidades severas à organização. No entanto, ressalta-se que enxergar o monitoramento para este fim, está muito aquém do seu real propósito.

Abrangência do Monitoramento dos Requisitos Legais

Cada empresa tem seu motivo ao optar pelo monitoramento dos requisitos legais. No entanto, é importante ressaltar que monitorar seus requisitos legais é buscar adequação à Conformidade Legal dos seus processos. Seja identificando os requisitos para atendimento às Normas de Gestão ISO. Ou seja para atender a qualificação dos fornecedores, controlar a conformidade legal do negócio.

Há ainda os Requisitos legais sustentáveis. Eles têm como base a legislação ambiental cuja proposta é coligar o desenvolvimento do negócio aos processos da Organização.

Por que gerenciar é importante?

Quando uma empresa decide realizar o monitoramento, ela está disposta a alcançar maior controle com a finalidade de avaliar possíveis melhorias para o cumprimento de seus requisitos legais. É comum que as organizações busquem por ferramentas que agilize seus processos.

Sendo assim, é importante criar uma rotina de gerenciamento. E caso seja necessário, inseri-lo na cultura organizacional da empresa para gerar melhorias nos processos do negócio. Assim como, conseguir mitigar as sanções legais, perdas financeiras desnecessárias e problemas na operação dos processos.

Qual as dificuldades enfrentadas pelas Organizações?

Portanto, ao implantar um Sistema de Gestão que visa atender a todos os requisitos legais, relacionados ao seu negócio é preciso se estar alinhado ao Dept. Jurídico. Será este departamento o responsável pelo acompanhamento e interpretação, para que possa orientar a organização na rotina de seus processos/procedimentos.

O Dept. Jurídico da sua empresa ou de uma empresa especializada, deve ser capaz de buscar de estar por dentro do grande número de legislações Federal, Estadual e Municipal.  E a partir da sua interpretação comunicar quais são os requisitos que a organização deve atender.

Contudo, conhecer o fluxo do atendimento às obrigações é importante para que o gerenciamento do requisitos legais seja atendido com assertividade. Mas, o grande problema é como ter acesso a tantas leis e ainda dar prioridade a sua rotina de trabalho. É por bem dizer inviável e quase impossível. Por isso, a Verde Ghaia investe em ferramentas de gestão. E além disso, faz questão de manter uma equipe jurídica especializada e associada à uma Equipe de Banco de Dados para atualizas diariamente os requisitos legais existentes e vigentes no país.

Leia o nosso e-bookPORQUE MONITORAR OS REQUISITOS LEGAIS e saiba mais sobre as etapas de monitoramento, procedimentos de atualização, estruturação da gestão e ferramentas que agilizam os processos de gerenciamento dos seus requisitos legais.

 

 

 


Blog VG