Case de Sucesso da Mondelez em Monitoramento de Requisitos
×

Mondelez: excelência em Monitoramento de Requisitos


 

Mondelez conquista o 1° lugar no Prêmio Compliance Brasil, realizado pela Verde Ghaia com o objetivo de parabenizar seus clientes pela dedicação e esforço em cumprir seus requisitos legais. Sabemos que essa tarefa não é fácil! Mas, quando uma organização investe em gestão, os resultados não poderiam ser outro.

Conheça o Case de Sucesso da Mondelez em monitoramento de seus requisitos legais em Saúde e Segurança Ocupacional.

Case de Sucesso da Mondelez

Janice Zanardo e Marcelo Zanella –
Coordenadores de SSMA Mondelez.

A Gestão de Legal Compliance de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) foi iniciada na metade de 2015. Já utilizávamos os serviços da Verde Ghaia de levantamento da legislação aplicável de acordo com os aspectos e impactos, perigos e riscos da organização e fazíamos internamente a auditoria de requisitos legais. Mas sabíamos da necessidade de ir além para uma gestão de excelência, então decidimos fazer a auditoria de conformidade legal de escopo completo com time especializado da Verde Ghaia, e sabíamos que na primeira auditoria levantaríamos muitas oportunidades.

A realidade nos mostrou que tínhamos razão, uma grande quantidade de Gaps foram levantados e mais uma vez, entendemos que deveríamos ir além, para uma gestão mais adequada, com a definição de priorização e comprometimento da Alta Direção, e por isso contratamos a avaliação de riscos.

Com a visibilidade clara do que deveríamos priorizar, iniciamos uma gestão mensal com indicadores de atendimento de Requisitos, Obrigações e Atendimento ao Plano de Ação, tanto a auditoria como a avaliação de riscos foram procedimentadas e formalizadas em um fluxo de processo, ambas realizadas anualmente.

Gestão de Indicadores da Mondelez

Monitore seus Requisitos Legais e facilite a sua Gestão

Em 2017 a gestão dos indicadores de compliance de SSMA passou a ser semanal, com discussão inclusive de riscos futuros. A discussão é realizada em duas etapas, uma com o time de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, para validação dos indicadores, levantamento de riscos futuros e acompanhamento das ações; e outra com o time de liderança da planta, onde o Gerente de SSMA analisa os indicadores, dá visibilidade dos riscos e verifica o andamento das ações. Quando necessário, há um processo de escalonamento.

A gestão com time multidisciplinar interno, com especialistas Verde Ghaia e um time de liderança  comprometido em fazer o certo, são a chave do sucesso para termos em 4 anos o aumento em 40% do indicador de Compliance, e a conquista do 1º lugar em Saúde e Segurança do Trabalho no Prêmio Compliance 2019.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *