Como fazer gestão e controlar as informações documentadas?
×

Como fazer gestão e controlar as informações documentadas?


 

Independente da criação de um procedimento para o controle de informação documentada, a organização precisa garantir que todos esses requisitos sejam atendidos para a confiabilidade e segurança das informações.

Informação Documentada conforme a ISO 45001

A criação do item 7.5.3 na nova versão ISO 45001:2018 veio para facilitar a interação com as demais normas, que já eram trabalhadas com a descrição de “informação documentada”.

Informação Documentada é o novo termo que irá substituir a referência da antiga OHSAS. Esta era descrita como “Documentos e Registros”. No entanto, com essa nova terminologia, será incluída a criação, atualização de informação e seus controles. Seja informação documentada ou registros. Ambos são importantes para a atualização e manutenção do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional. Independentemente do tipo, tamanho e segmento da sua organização.

A melhor maneira de demonstrar que a organização atende o requisito da norma é desenvolver um procedimento. Isto é, um procedimento no qual seja descrito, como os documentos de SGSSO são criados e controlados. Ainda dentro desse assunto, não podemos nos esquecer de citar como será feita a distribuição. Bem como, quem terá o acesso, como será armazenado, como será feito controle de alterações, retenção e disposição desses procedimentos. Visto que a informação deve estar disponível em formato adequado para quem for utilizar.

Como evidenciar o atendimento de requisito?

Em auditoria, é  o momento que precisamos prestar contas dos nossos procedimentos internos. Embora pareça ser o mais complicado, este “problema” pode ser resolvido com tranquilidade. A plataforma Consultoria Online controla todas as suas informações documentadas e ainda o auxilia no uso diário dos seus procedimentos. Abaixo citamos alguns exemplos, de como a Plataforma Consultoria Online pode ajudá-lo:

Identificação: Devem ser listados os títulos e número de revisão das informações documentadas aplicáveis ao Procedimento / Instrução de Trabalho em questão.

Armazenamento e Preservação: Deve ser informada a forma de armazenamento da informação documentada. Se for em cópia física e/ou meio eletrônico, e o local no qual o mesmo é arquivado. Assim como, assegurar a conservação quanto à qualidade que determina a facilidade de leitura da informação documentada.

Recuperação: Deve ser informada a maneira como é organizado o índice de arquivamento. Deste modo, possibilita-se a rápida localização e recuperação da informação documentada.

Tempo mínimo de retenção: Deve ser informado o tempo mínimo de guarda em arquivo corrente, assim como o tempo de guarda em arquivo inativo, quando aplicável.

Descarte e Disposição: Deve ser informada a forma de descarte da informação documentada após o tempo mínimo de retenção em arquivo corrente ou arquivo inativo. Quando a informação documentada estiver relacionada com o atendimento de requisitos legais, deve-se manter o histórico em arquivo pelo período mínimo de 20 anos.

Informação Documentada: As informações documentadas mantidas em meio eletrônico, são disponibilizados em rede e os dados armazenados são protegidos por “backup” diário

Como ter controle das Informações Documentadas

Um dos objetivos é tornar a documentação exigida pela organização mais relevante para seus resultados. Em outras palavras, a proposta é não é para cair no constante acúmulo de documentação sem propósito. Mas, para ter a informação documentada necessária, de modo que seja possível apoiar o crescimento da organização e evidenciar tais resultados.

Desta forma, começamos a entender a documentação e o seu controle como parte do apoio necessário para se alcançar a estratégia da empresa.  Conheça as 10 vantagens de usar a metodologia da Consultoria-Online nos seus negócios.

Como Armazenar a Informação Documentada

A organização deve ter um local adequado para armazenar suas informações e preservá-las. Se a empresa armazena os documentos em armários, isso comprometerá a confidencialidade e legibilidade. E mesmo que estejam em mídias externas, como eles serão armazenados? Será que não corre o risco de ser infectado com um vírus? Será que não corre o risco de ser formatado? Modificado?

Alguns softwares no mercado são adaptáveis para a armazenagem correta de procedimentos e informações. Portanto, você sabe como é importantes documentar e armazenar adequadamente as informações, conforme a necessidade da sua organização. 

E para facilitar o controle, o nosso Software Consultoria OnLine será muito útil para agilizar seus processos. Dentro da plataforma, temos um módulo dedicado à Gestão de Documentos. Através dele, é possível criar procedimentos, documentos e controlá-los, tanto para documentos internos, externos ou registros.

Conheça o Software para Gestão de Documentos

Ao criar os documentos, eles serão exibidos sempre como novo documento. Logo em seguida, você poderá criar pastas para melhorar a organização das suas informações e acessá-las com facilidade.

 

Controle de Informação Documentada

 

Sempre que for criado algum documento dentro do módulo, ele terá que ser analisado, revisado se necessário, para então ser aprovado pelo supervisor. A partir de então, estará em vigor e disponível.

 

 

Você também pode contar com um Dashboard informativo. Assim, você terá uma melhor vizualização e controle do status dos seus documentos, criados dentro da plataforma.

 

Controle de Informação Documentada

 

Lembrando que, as informações documentadas, mantidas em cópia física, devem ser arquivadas e armazenadas em locais adequados. E utilizando, sempre que possível, as pastas para arquivo, visando proteger as informações. Quer um diagnóstico gratuito da Consultoria Online? Fale Conosco!

 

Franciele Ramos de Jesus
Assistente Financeiro Verde Ghaia


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *