Critérios para Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais
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Controles Operacionais no levantamento de aspectos e impactos


 
imagem do planeta terra mostrando metade do globo poluído e a outra metade bem cuidada - Controles Operacionais no levantamento de aspectos e impactos

Os controles operacionais e o levantamento de aspectos e impactos ambientais devem ser vistos como um assunto sério pelas organizações, evitando qualquer tipo de risco. Visto que, os riscos se apresentam sob várias formas e em várias atividades distintas, é importante que a análise seja feita a partir do debate multidisciplinar com profissionais das diversas áreas do conhecimento.

Cabe lembrar que inúmeros são os problemas levantados, sendo necessários conhecimentos técnicos específicos para sua adequada avaliação.

Elaboração de critérios para levantamento Ambiental

imagem de uma planta ao fundo o exame de um eletrocardiograma - - Controles Operacionais no levantamento de aspectos e impactos

Os critérios aqui adotados são apenas um exemplo, de forma a ilustrar o assunto, podendo ser modificados de acordo com a organização, seu ramo de atividade, política ambiental, objetivos e que deseja atingir. Aconselhamos a leitura de um outro post sobre Compliance aplicado a ISO 14001:2015!

Antes de coletar os dados, é aconselhável a elaboração de uma listagem ampla, embora não exaustiva, dos elementos que podem auxiliar a organização na identificação de seus aspectos ambientais e criar uma ordem lógica, como exemplificado abaixo:

Etapa 1:

A organização deve definir os critérios a serem usados na avaliação dos aspectos e impactos ambientais e valorar os critérios conforme graus de significância. A aplicação desta etapa tem como resultado a confecção de uma tabela contendo os critérios selecionados e a sua valoração.

Etapa 2:

A organização deve identificar os aspectos e impactos das suas atividades, produtos e serviços, mapeando os fluxogramas dos processos e identificando suas entradas. A aplicação desta etapa tem como resultado um mapa com os de cada processo e o destino dado aos aspectos identificados.

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Etapa 3:

A organização deve avaliar os aspectos e impactos ambientais identificados na etapa 2, juntamente com o uso da tabela de critérios da etapa 1. A aplicação desta etapa tem como resultado o registro documentado das avaliações em planilhas.

Etapa 4:

A organização deve priorizar os aspectos e impactos ambientais avaliados na etapa 3, elaborando o relatório de avaliação ambiental que contém os aspectos ambientais classificados como prioritários. A aplicação desta etapa tem como resultado o relatório de avaliação ambiental da organização documentado e aprovado pela alta administração.

Ao identificar os aspectos ambientais, é importante que a organização realize análises críticas, de modo a estabelecer um pré-filtro para assegurar sensatez. Principalmente no que se refere aos aspectos ambientais indiretos, que estão fora do controle da empresa, como terremotos, furacões, tempestades, dentre outros.

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Aproveite e assista ao 21o Café Conectado da Verde Ghaia sobre Levantamento de Aspectos e Impactos, no qual alguns exemplos de classificação de riscos residuais são citados. Isto é, tudo o que vem antes e depois dos controles.


Saiba mais assistindo ao Café Conectado sobre Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais


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